Buscar

revisao v2 de fisiologiA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos.
Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.
Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.
2-Durante o fechamento das válvulas atrioventriculares (mitral e tricúspide), ocorre um som grave, denominado de primeira bulha cardíaca (B1) e, durante 
o fechamento das válvulas semilunares, ocorre a segunda bulha cardíaca (B2).
3- glóbulo vermelho, apresenta uma forma discóide achatada e com uma cavidade de cada lado na região central, as hemácias são responsável pelo transporte dos gases respiratório. Glóbulos brancos são células nucleadas e apresentam formas variadas. Os mais numerosos no nosso sangue são os neutrófilos que juntamente com os macrófagos realizam a fagocitose, como forma de defesa celular. A fagocitose consiste no englobamento de partículas sólidas, que são estranhas ao nosso organismo. Um outro tipo importante de leucócito é o linfócito, responsável pela produção de anticorpos que são proteínas de defesa e as plaquetas ou trombócitos não são células, são apenas fragmentos celulares, originadas de células da medula óssea que atuam na coagulação do sangue.
4- leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.
5- o sangue pobre em oxigênio encontrado no ventrículo direito é bombeado por meio da artéria pulmonar para os pulmões, mais precisamente para os alvéolos. Nesse local, ele sofre o processo de hematose, tornando-se oxigenado. O sangue é, então, transportado de volta para o coração, sendo lançado no átrio esquerdo pela veia pulmonar.
6-As artérias levam o sangue rico em oxigénio e matérias nutritivas, do coração para todas as partes do organismo. Têm paredes resistentes que pulsam com cada batimento do coração. As veias levam o sangue de volta para o coração, que segue depois para os pulmões. Este sangue já tem pouco oxigénio (por isso tem uma cor mais escura) e muito dióxido de carbono, pelo que precisa de ser renovado. As veias têm paredes mais finas do que as artérias e muitas delas são visíveis debaixo da pele, com uma cor azulada. Não pulsam e os capilares, muito finos, porosos, asseguram a distribuição de sangue às células de cada tecido, em todo o corpo.
7-Arteríolas: ramificações das artérias, têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares e as artérias levam o sangue rico em oxigénio e matérias nutritivas, do coração para todas as partes do organismo
8-  As veias são vasos sanguíneos que transportam o sangue pobre me oxigênio e nutrientes, de volta ao coração e a vénula é um pequeno vaso sanguíneo que faz o sangue pobre em oxigênio retornar dos capilares para as veias
9- : É a capacidade do músculo cardíaco de iniciar um impulso elétrico espontâneo. Ex. Nódulo sinoatrial e nódulo atrioventricular.
10- É a capacidade das células de responderem a estimulação elétrica, química e mecânica.
11- Em resposta ao impulso elétrico, apresentando um período de inexcitabilidade após a contração denominado de período refratário.
12-
13-É a capacidade do tecido miocárdico disseminar ou irradiar impulsos elétricos.
14- As fibras de Purkinje saem do nodo A-V, passam pelo feixe A-V e chegam aos ventrículos. São fibras grossas, transmitem o potencial de ação permitindo a transmissão quase imediata do impulso cardíaco para todo o sistema ventricular.
O impulso cardíaco atinge quase todas as regiões dos ventrículos, dentro de um pequeno intervalo de tempo. Assim, todas as porções do músculo ventricular (nos dois ventrículos) comecem a se contrair quase ao mesmo tempo. O bombeamento eficaz, pelas duas câmaras ventriculares, exige essa contração sincronizada
15- nó sinusal ou sinoatrial inicia um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo (câmaras cardíacas menores e superiores), fazendo que estes se contraiam. O sangue imediatamente será deslocado para os ventrículos (câmaras cardíacas maiores e inferiores). Quando o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico), este impulso sofre um ligeiro retardo.
Em seguida o impulso elétrico dissemina-se ao longo do feixe de His, o qual divide-se em ramo direito (direcionado para o ventrículo direito) e ramo esquerdo (direcionado para o ventrículo esquerdo). Este último é dividido em dois fascículos: anterossuperior esquerdo e o posteroinferior direito.
Na sequência o impulso elétrico atinge os ventrículos fazendo com que estes se contraiam (sístole ventricular), permitindo a saída de sangue para fora do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro, músculos e outros orgãos do corpo humano. O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação do pulmão, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio.
16 A dilatação é chamada diástole: nesse momento, o coração puxa o sangue, enchendo suas cavidades. A contração é chamada sístole: agora o coração expulsa o sangue de suas cavidades. Esses movimentos são sincronizados: enquanto os átrios se enchem, os ventrículos se esvaziam e vice-versa.
17- Estabelece que o coração, dentro de limites fisiológicos, é capaz de ejetar todo o volume de sangue que recebe proveniente do retorno venoso.
18- Onda P – Despolarização Atrial
Q – Despolarização Septal (Deflexão P/A Baixo)
 R – Despolarização Ventricular (Deflexão P/A Cima)
 S – 1ª Deflexão Negativa seguinte a onda R. Despolarização da região basal posterior do ventrículo E.
 T – Repolarização dos Ventrículos.
19- O SNS aumenta a frequência cardíaca, enquanto o SNPS a diminui. O SNS supre o coração com uma rede de nervos chamada de plexo simpático. O SNPS supre o coração através de um único nervo, chamado de nervo vago. A frequência cardíaca aumenta sob a influência dos hormônios circulantes do SNS (adrenalina e noradrenalina).
20-Débito cardíaco ou Gasto cardíaco é o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto. É igual à frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. Portanto, se o coração está batendo 70 vezes por minuto e a cada batimento 70 mililitros de sangue são ejetados, o débito cardíaco é de 4900 ml/minuto.
21-O sangue encontra uma certa resistência ao fluxo, proporcionada em grande parte pelo próprio atrito das moléculas e células sanguíneas contra a parede de um longo caminho encontrado a frente através de nossos vasos sanguíneos, de variados diâmetros e numerosas ramificações, também varia bastante nos diferentes tecidos. Determinados tecidos necessitam de um fluxo bem maior do que outros. Tecidos como músculos esqueléticos apresentam grandes variações no fluxo sanguíneo através dos mesmos, durante o repouso o fluxo é relativamente pequeno, mas aumenta significativamente durante o trabalho. Através de uma vasodilatação

Outros materiais