Buscar

1º Questionário Administração e Planejamento Social Unid I

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2016/2)
 
	Usuário
	ana.paula10 @unipinterativa.edu.br
	Curso
	Administraçao e Planejamento Social
	Teste
	Questionário Unidade I (2016/2)
	Iniciado
	19/09/16 22:13
	Enviado
	19/09/16 22:13
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	5 em 5 pontos  
	Tempo decorrido
	1 minuto
	Instruções
	ATENÇÃO: este questionário segue as seguintes configurações:
possui número de tentativas ilimitadas;
valida sua frequência e nota na disciplina em questão;
apresenta as justificativas corretas para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso;
considera nota 0 (zero) para “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas);
possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico) – após essa data não será possível o acesso ao conteúdo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão do mesmo para futuros estudos;
a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A afirmação: "Pressupõe que a empresa cresça, seja rentável, gere resultados econômicos e contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta", relaciona-se com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Sustentabilidade empresarial.
	Respostas:
	a. 
Responsabilidade social.
	
	b. 
Sustentabilidade empresarial.
	
	c. 
Gestão ética e transparente.
	
	d. 
Estabelecimento de metas.
	
	e. 
Redução das desigualdades.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B. 
Comentário:
Responsabilidade social:
Forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos aqueles com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Preserva recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeita a diversidade e promove a redução das desigualdades sociais.
Tal postura ilustra que há uma relação entre a empresa e seus diversos públicos de interesse.
Sustentabilidade empresarial:
Busca assegurar o sucesso do negócio em longo prazo e, ao mesmo tempo, busca contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade em um meio ambiente saudável e em uma sociedade estável.
Pressupõe que a empresa cresça, seja rentável, gere resultados econômicos e contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A tendência natural de toda organização é crescer e se desenvolver. Isso deve se dar com eficiência, a fim de que a empresa possa se adaptar ao mercado e sobreviver dentro dele. Para tanto, a organização deve fazer uso de diferentes estratégias de mudança.
Nesse sentido, qual mudança costuma ser lenta e não transgride as expectativas daqueles que nela estão envolvidos ou que por ela são afetados?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Mudança evolucionária.
	Respostas:
	a. 
Mudança revolucionária.
	
	b. 
Mudança sistemática.
	
	c. 
Mudança paradigmática.
	
	d. 
Mudança comportamental.
	
	e. 
Mudança evolucionária.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E. 
Comentário:
• Mudança evolucionária: costuma ser lenta e não transgride as expectativas daqueles que nela estão envolvidos ou que por ela são afetados. As soluções eficientes são reforçadas, e as deficientes, abandonadas.
• Mudança revolucionária: costuma ser rápida e intensa e rejeita as antigas expectativas ao apresentar novas que as substituam.
• Desenvolvimento sistemático: os autores das mudanças a serem adotadas estruturam modelos explícitos do perfil que precisa ser adotado pela organização. As tensões intelectuais e emocionais criadas entre todos os responsáveis pelo planejamento estimulam a mudança, pois elas apresentam bases sólidas de discernimento e comprometimento com esta.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As organizações são unidades sociais ou agrupamentos humanos constituídos para atingir objetivos específicos. São exemplos de unidades sociais o exército, as escolas, os hospitais, as igrejas, as prisões etc.
Dentro das organizações existem diferentes níveis hierárquicos. Nesse sentido, das alternativas abaixo, qual corresponde ao nível que cuida da execução das tarefas em curto prazo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Nível técnico.
	Respostas:
	a. 
Nível técnico.
	
	b. 
Nível institucional.
	
	c. 
Nível gerencial.
	
	d. 
Nível estratégico.
	
	e. 
Nível organizacional.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A. 
Comentário:
Os diferentes níveis hierárquicos da organização são:
 • Nível institucional: é o nível mais elevado, composto, por exemplo, por dirigentes e altos funcionários. Ele também é conhecido como nível estratégico, pois define os principais objetivos e estratégias organizacionais em longo prazo.
 • Nível gerencial: nível intermediário que relaciona e integra os níveis institucional e técnico. Uma vez tomadas as decisões no nível institucional, o nível gerencial torna-se responsável pela transformação dessas decisões em planos e programas, a fim de que o nível técnico os execute.
 • Nível técnico: nível operacional no qual as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. Esse nível cuida da execução das tarefas em curto prazo e segue programas e rotinas desenvolvidos pelo nível gerencial.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das alternativas abaixo, qual corresponde a uma palavra de origem grega que significa “modo de ser”, ”caráter” – sob a ótica de vida que o homem adquire ou conquista?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 Ética.
	Respostas:
	a. 
 Ética.
	
	b. 
Moral.
	
	c. 
Costume.
	
	d. 
Hábito.
	
	e. 
Cultura.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A. 
Comentário:
Ética é uma palavra de origem grega e significa “modo de ser”, ”caráter” – sob a ótica de vida que o homem adquire ou conquista (VÁZQUEZ, 1982). Esse termo também pode ser definido como um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral (VÁZQUEZ, 1982). A ética pode ser confundida com a moral, porém, são duas coisas diferentes:
• Ética: teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.
• Moral: costume, isto é, conjunto de regras adquiridas com o passar do tempo.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das alternativas abaixo, qual delas não corresponde a uma das características próprias da responsabilidade social corporativa?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Ser globalizada.
	Respostas:
	a. 
Ser plural.
	
	b. 
Ser distributiva.
	
	c. 
Ser sustentável.
	
	d. 
Ser globalizada.
	
	e. 
Ser transparente.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D. 
Comentário:
Características próprias da responsabilidade social corporativa
Ser plural: As empresas não devem satisfações apenas a seus acionistas, mas também precisam prestar contas a seus funcionários, à mídia, ao setor não governamental e ambiental, ao governo e às comunidades com quem opera.
Ser distributiva: O produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais e seu conceito deve ser difundido ao longo do processo produtivo.
Ser sustentável: A associação entre responsabilidade social e o conceito de desenvolvimento sustentável demarca uma atitude responsável com o ambiente e a sociedade e garante a não escassez de recursos e a ampliação do referido conceito.
Ser transparente: A globalização pede transparência. As empresas devem divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas de prevenção ou compensação de acidentes tomados.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das alternativasabaixo, qual delas não corresponde a uma das classificações da Teoria Geral dos Sistemas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Sistema operativo simples.
	Respostas:
	a. 
Sistema determinístico simples.
	
	b. 
Sistema determinístico complexo.
	
	c. 
Sistema operativo simples.
	
	d. 
Sistema probabilístico simples.
	
	e. 
Sistema probabilístico complexo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C. 
Comentário:
A teoria geral dos sistemas apresenta a seguinte classificação:
• Sistema determinístico simples: constituído por poucos componentes que revelam um comportamento dinâmico e previsível. Exemplo: jogo de bilhar.
• Sistema determinístico complexo: apresenta um comportamento previsível. Exemplo: computador.
• Sistema determinístico excessivamente complexo: ainda não existe um sistema que possa ser enquadrado nessa classificação.
• Sistema probabilístico simples: é um sistema simples, mas imprevisível. Exemplos: o resultado do ato de jogar uma moeda; o controle estatístico de qualidade.
• Sistema probabilístico complexo: sistema que, mesmo completo, pode ser descrito. Exemplos: estoque; lucratividade na indústria.
• Sistema probabilístico excessivamente complexo: sistema tão complicado que não pode ser descrito. Exemplos: cérebro humano; uma empresa.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das alternativas abaixo, qual representa uma empresa que considera empregados como meras unidades econômicas de produção, violam normas e valores sociais e buscam o sucesso a qualquer custo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 Corporação amoral.
	Respostas:
	a. 
Corporação social.
	
	b. 
Corporação ética.
	
	c. 
Corporação moral.
	
	d. 
Corporação responsável.
	
	e. 
 Corporação amoral.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E.
Comentário:
A corporação amoral é uma empresa que considera empregados como meras unidades econômicas de produção, violam normas e valores sociais e buscam o sucesso a qualquer custo. Esse tipo de organização com certeza tem perdido credibilidade no mercado. Com isso, o que se pode notar no mercado atual é que a ausência de tais preocupações reflete direta e rapidamente nos lucros de uma empresa (CARVALHO, 2009).
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nessa nova abordagem, Henri Fayol defendia princípios semelhantes aos de Frederick Taylor, porém na Europa. Assim, os métodos de Taylor eram estudados por executivos europeus e os de Fayol surgiram quando Taylor publicou sua obra nos Estados Unidos. Qual foi a Teoria da Administração que surge paralelamente aos estudos de Frederick Taylor, baseado em sua experiência na alta administração?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Teoria Clássica.
	Respostas:
	a. 
Teoria Estruturalista.
	
	b. 
Teoria das Relações Humanas.
	
	c. 
Teoria dos Sistemas.
	
	d. 
Teoria Clássica.
	
	e. 
Teoria Científica.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário:
A teoria clássica iniciou-se na França em 1916 e teve como fundador o francês Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que se baseava em técnicas e princípios para realizar seu trabalho. Nessa época, nos Estados Unidos, Frederick Taylor já desenvolvia a teoria da administração científica com ênfase nas tarefas e no operário em si. O objetivo principal das duas teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações (MAXIMIANO, 2000).
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O desenvolvimento sustentável precisa ser entendido como componente necessário para todo o tipo de desenvolvimento.
Nesse sentido, a expressão: "Sua preocupação se concentra na geração de riquezas", relaciona-se com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Crescimento
	Respostas:
	a. 
Desenvolvimento.
	
	b. 
Progresso.
	
	c. 
Crescimento
	
	d. 
Planejamento.
	
	e. 
Organização.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C. 
Comentário:
Crescimento:
Não conduz à igualdade nem à justiça sociail.
Sua preocupação se concentra na geração de riquezas.
Desenvolvimento:
Considera apenas o acúmulo de riquezas (retido nas mãos de alguns poucos indivíduos da população) e desconsidera a qualidade de vida.
Tem por objetivos distribuir as riquezas, melhorar a qualidade de vida da população e considerar a qualidade ambiental do planeta.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Qual modelo de administração foi considerado como uma revolução mental, pois fez com que as pessoas encarassem o trabalho de forma mais cordial?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Administração científica.
	Respostas:
	a. 
Administração clássica.
	
	b. 
Administração burocrática.
	
	c. 
Administração de recursos humanos.
	
	d. 
Administração gerencial.
	
	e. 
Administração científica.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E. 
Comentário:
A administração científica fez com que a produtividade passasse a ser gerada pela eficiência e inteligência de como se trabalha, não pela escravização do trabalhador. Além disso, foi tida como uma revolução mental, pois fez com que as pessoas encarassem o trabalho de forma mais cordial.
	
	
	
Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016 22h15min38s BRT

Continue navegando