Buscar

criança a brinc A brinquedoteca é um espaço criado para incentivar a ar

Prévia do material em texto

criança a brinc A brinquedoteca é um espaço criado para incentivar a ar, promovendo o acesso à  vários tipos de brinquedos, dentro de um espaço apropriado e principalmente lúdico. É um lugar onde tudo convoca a explorar, a sentir,a experimentar e a fantasiar.
 Santo afirma que: A brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu neste século para  garantir á criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. É um espaço que  se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos,jogos e brincadeiras,sendo um ambiente agradável,alegre e colorido,onde o mais importante que os brinquedos é a ludicidade que incentiva o desenvolvimento de uma vida  interior rica e a capacidade de concentrar a atenção.
* Auxiliar o equilíbrio emocional.
*Estimular a valorização do brinquedo e da  brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional.
*Dar oportunidade para que a criança aprenda jogar e a participar.
*Tornar melhor o relacionamento das crianças com sua família
 A importância do profissional mediador no desenvolvimento da criança é indiscutível, sendo assim é de devida importância  que os docentes tenham conhecimentos claros e específicos para a produção do trabalho educativo junto às crianças pequenas.
 NEGRINE (1994), em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, afirma que quando uma criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica.
 De acordo com Negrini é de grande importância que os profissionais tenham conhecimentos, o saber de cada criança se constrói no convívio  com o espaço familiar e sociocultural.
 O profissional deverá  observar a brincadeira como algo norteador das ativeis didático-pedadagógicas, permitindo às demonstrações corporais de forma a alcançar o sentido na ludicidade.
É essencial que o educador tenha uma visão ampla sobre a importância dos jogos e dos brinquedos para a criança.
Os jogos fazem com que uma criança se desenvolva adequadamente e
preencha suas necessidades comento de prazer ou diversão é também a construção por parte da criança, do seu próprio conhecimento, tornando-se assim uma pessoa única, autônoma e capaz de futuramente tomar suas próprias decisões.
 Dessa maneira afirma Aranão (2004) "é preciso que a criança explore o mundo em que vive e construa seu conhecimento a partir de suas interações com o meio e o professor deve ser o mediador dessa construção, proporcionando aos seus
alunos o maior número possível de materiais necessários para enriquecer essas “experiências”.
 Então, brincar é a peça fundamental para que a criança consiga atingir seu pleno desenvolvimento seja ele psíquico, motor ou emocional, portanto, desenvolvem simbólicas, fazendo de todas essas ações fatores que os levam para seu próprio desenvolvimento e conhecimento.
O brincar com jogos ainda permite bons relacionamentos em grupos, o brincar é um meio que contribui muito as formas de uma criança se comunicar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes