Buscar

Trabalho Serviço Social.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL-UNINTER 
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL- EaD 
POLO GOVERNADOR VALADARES-MG
TUTOR LOCAL: Taismara Alves dos Santos
BRASILEIRO NATO NO PAÍS DAS DIVERSIDADES
 
Francisca Abreu da Costa Ruela, RU 1981128 
 
 
 RESUMO: Ser Brasileiro é conviver em uma nação de extensão territorial abrangente, englobando em um mesmo espaço pessoas de diferentes credos, culturas, valores e costumes. O Serviço Social tem uma grande função perante as políticas públicas, mas afinal o que é o Serviço Social é uma profissão de intervenção que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social e a promoção da Pessoa esta focada aos princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade.
PALAVRAS-CHAVES: Nação, Diversidades e Serviço Social.
 INTRODUÇÃO. 
 
 A identidade nacional vem com o nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, culturas da mistura ou da triagem. Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes.
 Serviço Social, não deve ser confundido com Assistência Social, embora desde a origem da profissão, os assistentes sociais atuam no desenvolvimento das ações sócio assistenciais, assim como atuam nas políticas públicas de saúde, assistência, educação, habitação, trabalho, entre outras. Auxiliando assim no desenvolvimento da nação brasileira.
 O presente trabalho tem por objetivo, aprofundar o debate desenvolvido na disciplina do curso de serviço social, que teve como foco a Identidade Nacional, as Políticas Públicas e Serviço Social.
 Propondo discutir o que é ser brasileiro, o significado, o entendimento e como se constrói a identidade nacional e qual é a contribuição do serviço social na mesma, abordando também o que é política pública e o que representa para os brasileiros. Para tanto utilizaremos a pesquisa bibliográfica.
 
 A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA IDENTIDADE NACIONAL E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
 Ser Brasileiro é conviver em uma nação de extensão territorial abrangente, englobando em um mesmo espaço pessoas de diferentes credos, culturas, valores e costumes. Pessoas que vivem e convivem partilhando da diferença que as torna iguais, da diversidade, que as caracteriza enquanto cidadãos brasileiros e que se mistura em meio ao preconceito e à desigualdade social. É fazer parte de um povo que luta por seus objetivos e ideais de vida. Este também é um país que passou por períodos caracterizados por grandes transformações e revoltas.
 Ser de nacionalidade brasileira é fazer parte de uma nação constituída por um Estado Nacional composto por um povo que partilha a mesma origem, história, língua e tradições. Através desta, nos cidadãos nacionais se distinguimos dos estrangeiros.
 Para melhor entender o que é ser brasileiro, devemos compreender a Identidade Nacional, conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação. A identidade de um povo está presente no imaginário dos indivíduos, residindo e sendo transmitida culturalmente nas artes, na música, na literatura, na arquitetura, na mídia, na tradição oral, no folclore, etc.
 A identidade nacional começou a ser construída no século XVIII e 
desenvolveu-se plenamente no século XIX, quando surgiu a noção de nação. 
 A nação nasce, pois, de “um postulado e de um a invenção”. Ela 
condensa-se numa alma nacional, que deve ser elaborada. Uma nação deve apresentar um conjunto de elementos simbólicos e materiais: um a história, que estabelece um a continuidade com os ancestrais mais antigos; uma série de heróis, modelos das virtudes nacionais; uma língua; monumentos culturais; um folclore; lugares importantes e um a paisagem típica; representações oficiais, como hino, bandeira, escudo; identificações pitorescas, como costumes, especialidades culinárias, animais e árvores -símbol (THIESSE,19 99, p. 14). 
 A identidade nacional, portanto, se constrói através da história de um povo, que foi passada de uma geração para outra. 
 O Serviço Social contribui para a construção da identidade nacional, pois tem sete décadas de existência no Brasil e no mundo, ampliou e vem ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços e recantos onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e do “não trabalho”, da saúde, da educação, dos idosos, da criança e dos adolescentes, de grupos étnicos que enfrentam a investida avassaladora do preconceito, da expropriação da terra, das questões ambientais resultantes da socialização, do ônus do setor produtivo, da discriminação de gênero, raça etnia, entre outras formas de violação dos direitos. 
 Tais situações demandam ao Serviço Social projetos e ações sistemáticas de pesquisa e de intervenção de conteúdos mais diversos, que vão além de medidas ou projetos de Assistência Social. 
 Com isto ele auxilia na criação de uma comunidade e da história de uma nação. Entre os projetos e ações desenvolvidos pelo Serviço Social esta as políticas públicas, que são diretrizes e princípios norteadores de ação do poder público, regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. 
 As políticas públicas visam responder a demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade, considerados como vulneráveis. 
 Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social. 
 Na visão de muitos brasileiros as políticas públicas são benefícios sociais como o bolsa família e o bolsa escola, que atingem apenas uma parte da população, todavia muitas vezes não ajudando quem realmente precisa. No entanto as políticas públicas são mais amplas e podem ser divididas em três tipos. 
 
 * Distributivas visam a distribuir benefícios individuais, costumam ser instrumentalizadas pelo clientelismo. 
 * Redistributivas visam a redistribuir recursos entre os grupos sociais: buscando certa equidade, retiram recursos de um grupo que tem mais para beneficiar outros que necessitam mais, o que provoca conflitos. 
 * Regulatória visam a definir regras e procedimentos que regulem o comportamento dos atores para atender interesses gerais da sociedade. 
 alteram a situação existente. 
 É importante citar que podem existir políticas públicas não-governamentais, essa é uma condição cada vez mais freqüente nas sociedades com Estado neoliberal. São políticas que atendem ao interesse público, tendem a responder a necessidades sociais, são submetidas ao debate e participação popular, mas que são propostas, formuladas e executadas por organizações não pertencentes ao aparelho de Estado. 
 O Serviço Social tem uma grande função perante as políticas públicas, mas afinal o que é o Serviço Social é uma profissão de intervenção que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social e a promoção da Pessoa esta focada aos princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade. Sustentado nas teorias do Serviço Social, nas ciências sociais, nas humanidades e nos conhecimentos indígenas, o Serviço Social relaciona as pessoas com as estruturas sociais para responder aos desafios da vida e à melhoria do bem-estar social. 
3. CONCLUSÃO 
 Concluímos com a elaboração do presente trabalho que para se construir uma identidade nacional se faz necessário a compreensão conceitual de suas etapas e características, e que a política pública tem grande importância nesta construção. Todavia o Serviço Social auxilia diretamente nas políticas públicas, sendo assim conclui-se que para a construção de uma nação e de grande importância o Serviço Social. 
 
4. REFERENCIASCONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Serviço Social é Profissão. Assistência Social é Política Pública. CFESS manifesta, dezembro de 2005. 
 FARIAS, P. M. B. Ética e Serviço Social: Reflexões sob re a vivência profissional, Revista Eletrônica da FANESE. Aracaju. Vol. 1 – Nº 1. Dezembro 2012. 
 ARRETCHE, Marta T. S. “Políticas sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 40, p. 111 -141, 1999. 
 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional d e Educação. 
Resolução CNE/CES 15, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Serviço Social. 
 BULLA, L. C. Relações sociais e questão social na trajetória histórica do serviço social brasileiro. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 2, dez. 2003. 
 MIOTO, R. C. T. NOGUEIRA, V. M. R. Política Social e Ser viço Social: os desafios da intervenção profissional, Revista Katálysis. Florianópolis. Vol. 16. 2013. 
 THIESSE. Anne-Marie. La création des identités nationales. Europe 
XVIIIeXXesiècle. Paris: Editions du Seuil, 1999

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes