Buscar

GP AE1 TR pedido20141

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA 20141 : 
A sobrevivência das organizações vai além da busca por novos clientes, esta relacionada com diversos fatores que determinarão o sucesso ou seu fracasso. Melhorar os processos da organização é fator crítico para o sucesso de qualquer organização, desde que realizada de forma sistematizada e que seja entendida por todos na empresa. Espera – se assim aprimorar as atividades executadas, identificando possíveis desvios, e corrigindo erros ao transformar insumos em produtos ou serviços e, assim constituir um alto valor agregado.
ETAPAS
 Escolha da empresa a ser pesquisada
Recomendo o aluno escolher a empresa onde realiza seu trabalho profissional. Visa a facilitar o acesso às informações para elaboração do trabalho.
Buscar e postar no trabalho as seguintes informações:
Apresentação da empresa, histórico, sua missão, visão, políticas e negócios;
Apresentação da estrutura organizacional, destacando onde ocorre o processo escolhido ;
II - Elaboração do roteiro das entrevistas
O aluno deverá elaborar e apresentar o ROTEIRO DA ENTREVISTA conforme a metodologia apresentada na no livro processos com Resultado pag. 70 LTC editora, e também arquivos anexo.E postar no trabalho pagina 182 Livro Savio.
	
III- Pesquisa de Campo: Na empresa escolhida realizar a entrevista e levantamento da situação atual do Processo escolhido e apresentar.
Com o roteiro pronto, o aluno deverá entrevistar o Gestor ou Lider para levantar as informações propostas. 
IV- Realizar a análise
De posse do processo da situação atual, preencher o formulário do Processo, fig.5.3, pag.62, da mesma apostila Ver exemplo preenchido no material didatico.
Com os respectivos dados coletados no levantamento, de forma lógica e seqüencial.
Concluir com uma reflexão crítica da situação atual baseado nos elementos identificados em relação a pratica encontrada.
VI- Desenhar e apresentar o Fluxograma da situação atual
“Representação gráfica que apresenta a sequencia de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.” (OLIVEIRA, Djalma) utilizada para analisar fluxos de trabalho e identificar oportunidades de melhoria. Os principais símbolos utilizados.Pagina 125 item 2.2, pag 126, 127
VII- Desenhar e apresenta o Fluxograma da situação Proposta com as melhorias do processo. Pode significar:
eliminar passos, rearranjo dos passos necessários, combinar vários passos num só, redução do número de passagens entre intervenientes, Melhoria da comunicação entre os interveniente para perceberem melhor os passos feitos pelos restantes
VIII – Entregar na data marcada o RESULTADO com o Relatório final 
o aluno deverá contextualizar o que foi feito, e os resultados das análises, com as propostas de melhoria do processo analisado, apontando sugestões, racionalização do processo.
RESULTADO: Relatório final - 
Nesta etapa, o aluno deverá transformar todas as informações adquiridas, com a estrutura de um texto, referenciando as fontes de dados. Sugere-se que a estrutura do Relatório analítico entre a Pesquisa de Informações e a Pesquisa de Campo seja composta de:
INTRODUÇÃO
Anunciar o tema do trabalho, apontando os objetivos em linhas gerais;
Evidenciar a relevância do assunto a ser tratado; 
Apresentar de forma sintética a atividade realizada, ou seja, as idéias mestras do assunto desenvolvido.
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
Apresentar os resultados do questionário, podem ser em forma de tabelas, gráficos, quadros, texto ou outra forma que os alunos julgarem pertinente;
Explicitação com precisão e clareza dos resultados encontrados
CONCLUSÃO
Uma exposição sobre o que foi investigado, analisado, interpretado, apresentando uma síntese das idéias essenciais e dos principais resultados obtidos.
REFERÊNCIAS 
Listar as referências completas das fontes que foram citadas. (livros, artigos, sites, revistas técnicas e outros;
Orientações sobre como elaborar referências completas podem ser obtidas na biblioteca.
A entrevista é um método de recolha de informações que consiste em conversas, individuais ou de grupos, com pessoas selecionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência, validade e confiança é analisado na perspectiva dos objetivos da busca de informações (Ketele, 1999: 18). 
O roteiro de entrevista é um instrumento para a coleta de informações na forma de texto que serve de base à realização de uma entrevista propriamente dita. O roteiro é constituído por um conjunto (ordenado ou não) de questões abertas (resposta livre), semi-abertas (parte da resposta fixa e outra livre) ou fechadas (resposta fixa). Deve incluir uma indicação da entidade e/ou pessoa, data, local e título. Um texto inicial apresenta a entrevista e os seus objetivos, devendo ser lido ao entrevistado. O roteiro ainda pode conter anotações que auxiliam a condução da entrevista tais como: palavras-chave de resposta, questões para aprofundamento do tipo “pode dizer-me mais acerca deste assunto?”, etc.).

Outros materiais