Buscar

Gabarito da prova POLITICA PUBLICAS DA EDUCAÇAO BASICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da prova
Questão	Resposta
1	B
2	C
3	C
4	D
5	D
6	B
7	C
8	C
9	B
10	D
11	
Enunciado -
Na educação brasileira verifica-se a existência de programas que vislumbram à melhoria da educação e qualidade do ensino. Dentre eles encontra-se o Programa Nacional do Livro Didático. Com base em seus estudos, defina este programa.
Resposta Esperada -
O Programa Nacional do Livro Didático tem o objetivo de oportunizar para as escolas públicas de ensino fundamental e médio livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários, o que é executado em ciclos trienais alternados. Anualmente o FNDE adquire e distribui livros para todos os educandos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. Os componentes reutilizáveis são: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia. Por meio da avaliação das obras inscritas pelas editoras a participar dos editais do programa, o Ministério da Educação elabora o Guia do Livro Didático, acompanhado das resenhas de cada obra aprovada, o que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE. 
12	
Enunciado -
A partir das legislações educacionais pode-se observar que o Estado tem a responsabilidade de oportunizar aos indivíduos o acesso à educação básica. Dentre as etapas desta educação encontra-se o ensino fundamental. Sendo assim, por meio da Lei 11.274/2006 foi implementado o ensino fundamental em nove anos. Com base no exposto, apresente o argumento do Ministério da Educação (MEC) para a implementação do ensino fundamental de nove anos.
Resposta Esperada -
O argumento do MEC é garantir o direito à educação para todas crianças com seis anos, especificamente, as que se encontram carentes e excluídas do sistema de educação, visto que as crianças das classes dominantes já se encontravam matriculadas em instituições escolares privadas. Sendo assim, o Estado possui a obrigação de atender as crianças das classes populares. Neste contexto, o Estado pretendia atender o maior número possível de educandos em escolas de modo que o ensino fundamental se configura como uma estratégia de democratização e acesso ao ensino.

Outros materiais

Perguntas Recentes