Buscar

Orientações para a disciplina de Mediação de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Olá, 
Sou a professora ANA PAULA BUSTAMANTE que já está lhe dando suporte nos Fóruns da disciplina MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. Meu objetivo é proporcionar a você as informações necessárias para que tenhamos um ótimo semestre, e para que o mesmo seja verdadeiramente importante em nossa caminhada: acadêmica, profissional, pessoal. 
Por isso, peço que leia com atenção as informações e/ou orientações abaixo. Também não deixe de acessar e ler o Guia pratico da EAD. E se houver qualquer dúvida, responda este e-mail, pela central de mensagens, indicando o que necessita ser esclarecido, e eu o responderei em até 72 horas úteis. 
• PRIMEIROS PASSOS
 Como você já foi instruído a acessar o ambiente virtual, a primeira semana é dedicada a entender a estrutura da disciplina. Acesse o Guia prático da EAD www.guiapraticoead.estacio.br. Acompanhe, atentamente, as informações que ali são apresentadas. Além disto, já está disponível para você o FÓRUM COMO ESTUDAR ONLINE. Nele, você pode interagir com os outros colegas da turma e com o professor. 
 • FÓRUNS 
Você perceberá que existem três tipos de Fóruns: COMO ESTUDAR ONLINE; DISCUSSÃO/ATIVIDADES ESTRUTURADAS; DÚVIDAS. Apenas os Fóruns de Discussão/Atividades Estruturadas são pontuados. Você deve seguir a orientação apresentada no enunciado de cada Fórum e/ou determinada pelo Tutor. 
- Destaque: FÓRUNS DE DISCUSSÃO 
Conforme calendário, e a partir da proposta do docente tutor e do conteúdo das Aulas correspondentes ao mesmo, sua participação deve ser efetiva. E além da importância que estes Fóruns têm pelo debate e aprofundamento do conteúdo, eles também são pontuados (até 1,0). 
Esta pontuação será o resultado da análise feita por mim, de dois aspectos fundamentais: a pertinência e a interatividade de suas participações. Assim será definida a pontuação nos fóruns: 
A avaliação do fórum se dá na forma eminentemente QUALITATIVA, onde as dimensões de pertinência e interatividade são observadas. Assim diversas postagens não significam pontuação máxima, depende do que o aluno escreveu e contextualizou nelas e na interação acadêmica científica que teve no grupo. É importante destacar que o fórum pontua ATÉ 1,0 ponto, ou seja, sua pontuação poderá ser: 0,0; 0,5 ou 1,0. Isto é muito importante, pois a pontuação depende do quanto as contribuições agregam ao entendimento coletivo dos temas e não pelo número de postagens realizadas. 
Assim, postagens de retorno (tipo “obrigado” e afins), postagens de concordância seca (tipo “concordo plenamente com meu colega”), citações não referenciadas, e opiniões que não estabeleçam relação de causa e efeito com o conteúdo em estudo são desconsideradas para efeito de avaliação. 
Como o objetivo do Fórum é estabelecer um melhor entendimento dos temas abordados nas aulas e não postagem de conteúdos, citações de fontes que não têm crivo de avaliação acadêmico-científica, na seleção de material que fica disponível no site tem baixa avaliação qualitativa, justamente por não terem confiabilidade na fonte de pesquisa. Exemplo: Wikipédia, ebah, coladaweb, trabalhosfeitos, e outros sites similares. 
A ideia do ambiente de fórum é de uma discussão dinâmica dos temas que o grupo apresentou mais dificuldade nos exercícios realizados. Por isso, é muito importante que realize os exercícios ao final das aulas. Para perguntas simplesmente objetivas, nem a necessidade de explicações, a interação deve ser direcionada ao Fórum de Dúvidas. 
Assim, o aluno pode participar das seguintes formas:
 a) Fazendo um comentário ou uma pergunta adicional à explicação dada pelo professor, 
b) Sugerindo uma temática que, em seu entendimento, precisaria ser mais bem explicada. 
E como consequência o seu tutor, vai buscar: 
a) Ampliar a discussão que esteja ocorrendo a partir de debate entre alunos com a finalidade de dar objetividade ao entendimento do tema, 
b) Abrir novas frentes de discussão no fórum. Bons Estudos e um excelente semestre! 
Profª Ana Paula Bustamante
P.S: Seguem algumas informações importantes e necessárias
OBS: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EAD – 2017.2 
Será adotada, a partir deste semestre, os seguintes modelos de avaliações, conforme o planejamento e funcionamento das disciplinas. É necessário informar-se com a sua Coordenação de Curso se sua disciplina possuirá ou não “trabalho”, bem como SE HÁ ALGUMA ALTERAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DOS PONTOS DAS PROVAS.
Os pontos referentes ao fórum de discussão são obtidos por meio da participação contínua, regular e qualitativa. Não será computada a participação nos fóruns: Como estudar online e dúvidas! 
CRITÉRIO AVALIATIVO:
AP (Avaliação Parcial) - Aulas 01 a 05 com Questões Objetivas, valendo até 2,0 pontos extras na AV e AVS
AV (Avaliação) - Todo o Conteúdo (aulas 1 a 10) com Questões Objetivas e Discursivas, valendo até 1,0 ponto (Fórum*) + 9,0 pontos (Prova) = Total: 10,0
AVS (Avaliação Suplementar) - Todo o Conteúdo (aulas 1 a 10) com Questões Objetivas e Discursivas valendo até 1,0 ponto (Fórum*) + 9,0 pontos (Prova) = Total: 10,0
Resumindo:
• Nota final para aprovação (média mínima) = 6,0 
• Nota final = Nota da prova (até 9,0) + Nota do fórum (até 1,0) + Nota da Avaliação Parcial (até 02 pontos extras), desde que não ultrapasse a nota máxima 10,0 pontos. 
• Avaliação Suplementar (AVS) – em caso de falta na AV, ou para melhorar a nota da AV.
• Tipo de questão de AV e AVS = objetivas e discursivas. 
( Conteúdo de AV e AVS = todo o conteúdo da disciplina.
==============================================================
OBS: FÓRUM DE DISCUSSÃO
PARTICIPAÇÃO E PONTUAÇÃO NO FÓRUM: Sobre o Fórum de Discussão (aquele que é pontuado), você deverá participar para obter até 1,0 ponto. Acompanhe o número de estrelas que será definido pelo docente a fim de saber quantos pontos você receberá em sua prova. Abaixo, o novo modelo de atribuição das estrelas
0 a 4 = 0,0 
5 a 8 = 0,5
9 a 50 = 1,0
LEMBRETE: Os pontos referentes ao fórum de discussão são obtidos por meio da participação contínua, regular e qualitativa. Não será computada a participação nos fóruns: Como estudar online e dúvidas!
==========================================================
OBS: INFORMAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO PARCIAL (AP)
É um instrumento muito importante no processo de aprendizagem do discente. A avaliação é composta por 10 questões objetivas, classificadas em níveis e grau de dificuldades diferenciadas, contemplando das aulas 01 a 05. 
O principal objetivo é permitir que você se familiarize com o modelo de questões que encontrará em sua avaliação e, sobretudo, auto avalie seu aprendizado. Você poderá receber até 2,0 pontos extras, desde que não obtenha nota inferior a 4,0 em sua AV ou AVS. 
Avaliação ficará disponível no Campus Virtual do aluno, para realizá-lo basta acessar o ambiente virtual nas disciplinas e clicar no menu de aulas (Tópico), após a aula 5 de acordo com o prazo definido no calendário acadêmico. 
Você tem até três chances de realizá-lo durante período determinado e terá 50 (cinquenta) minutos para realizar cada avaliação parcial. 
Obs.: As disciplinas que possuem nota única (Estágio e TCC) não terão Avaliação Parcial (AP). Veja abaixo a quantidade de acertos na AP e seus respectivos pontos: 
0 a 4 acertos = 0,0 
5 a 6 acertos = 1,0
7 a 8 acertos = 1,5
 9 a 10 acertos = 2,0