Buscar

Lista tecido nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como se dá a organização do tecido nervoso? Comente sobre a divisão anatômica e histológica.
O tecido nervoso se distribui pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações. Ele é anatomicamente dividido em: sistema nervoso central (SNC), que é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal; e sistema nervoso periférico (SNP), que é formado pelos nervos e gânglios nervosos. 
No SNC há uma segregação dos corpos celulares, dividindo em duas porções: a substância branca, com maior concentração de prolongamentos de neurônios e maior concentração de mielina; e substância cinzenta, com maior concentração de corpos celulares e menor concentração de prolongamentos.
Histologicamente são divididos em: neurônios, que faz a propagação dos impulsos nervosos; e vários tipos de células da glia, que faz sustentação, nutrição e defesa, de forma geral.
Responda: 
a) Qual a unidade funcional de um tecido nervoso?
Um neurônio, a qual é especializada na condução de impulsos nervosos
b)Quais as classificações morfológicas e funcionais de um neurônio?
A sua classificação morfológica pode ser: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos; neurônios bipolares, que apresentam um dendrito, um corpo celular e um axônio; neurônios pseudounipolares, que há um prolongamento único, porém se ramifica e forma dois e neurônios unipolares, que apresentam um corpo celular e um axônio somente. 
Sua classificação pode ser de acordo com sua função: neurônios motores, que são eferentes; sensoriais, que são aferentes e interneurônios, que estabelecem conexões entre neurônios de uma mesma via. 
3. Com base na imagem abaixo aponte os dendritos, axônio, soma (corpo celular ou pericário), cone de implantação, terminal axônio e espículas e caracterize a função de cada região da célula nervosa.
Dendritos: torna possível receber e integrar impulsos trazidos de vários terminais axônios de outros neurônios (primeiro local de processamentos dos impulsos)
Espículas: recebem os impulsos nervosos (pequenas projeções de dendritos)
Axônio: responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais, é também o local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos. 
Terminal do axônio: onde o neurônio entra em contato com outros neurônios para transmitir impulso nervoso. 
Cone de implantação: ira originar o axônio. 
4. Caracterize, brevemente, potencial de repouso e potencial de ação e período refratário.
Potencial de ação – transição abrupta de potencial elétrico que ocorre durante a despolarização. 
Potencial de repouso – é a diferença de potencial elétrico que as faces interna e externa na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos.
Período refratário – período em que o neurônio que sofreu um potencial de ação leva para se recuperar para o próximo. 
6. Qual o papel dos íons Na+, K+ e Ca++ no potencial de ação?
Nas membranas celulares a condução de corrente é devido as diferenças e movimentos de ions inorgânicos nos fluidos fisiológicos: Na+, K+, Ca++. Tais íons fluem através de proteínas integrais de membrana: canais iônicos, bomba de ions e transportadores elétricos. 
7. Além dos neurônios existem no tecido nervoso as chamadas células da glia, ou neuroglia. Com base no conhecimento sobre essas células associe:
A. Astrócitos 
B. Olidendrócitos 
C. Micróglia 
D. Células de Schwann 
E. Células ependimárias
(D) Responsáveis pela produção da bainha de mielina nos neurônios periféricos 
(E) Epiteliais colunares, revestem o sistema ventricular do cérebro e canal central da medula 
(B) Produzem a bainha de mielina nos neurônios do SNC 
(A) Responsáveis pela conexão entre os capilares sanguíneos e o tecido nervoso; acredita-se que estejam associados a formação da barreira hematencefálica 
(A) Células de formato estrelado, pés vasculares, podendo ser do tipo fibroso (SB) ou protoplasmático (SC) 
(C) Pequenas e arredondadas com prolongamentos curtos e irregulares 
(C) Representam o sistema nuclear monofagocitário do SNC
8. Represente um neurônio mielinizado e explique como essa bainha se deposita, qual sua função e por que contribui com uma transmissão de impulso mais rápida.
A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos. A bainha é produzida por determinados tipos de células da glia. Se o neurônio estiver no SNC, quem produz a bainha são os oligodendrócitos. Se o neurônio estiver no SPN, quem produz a bainha são as células de Schwann. 
A bainha é descontínua, pois se interrompe em intervalos irregulares, formando nódulos de Ranvier. Numa fibra mielinizada, o impulso se propaga saltando em sequência (pelos nódulos de Ranvier).
9. Assinale a alternativa correta e corrija as falsas: 
- Quanto à barreira hematoencefálica: 
a) Formada por células conjuntivas responsáveis por proteger o SNC contra invasores – células endoteliais
b) Formada por células endoteliais e junções oclusivas dificultando a passagem de determinadas substancias tóxicas ao tecido nervoso 
c) Formada por células endoteliais e junções por hemidesmossomos dificultando a passagem de determinadas substancias tóxicas ao tecido nervoso – junções oclusivas
d) Formada por células endoteliais conferindo apenas uma proteção ao tecido nervoso impedindo a passagens de moléculas agressoras – também permite a função metabólica normal do cérebro. 
- Quanto ao liquídocéfalorraquidiano (líquor) 
a) Produzido pelo plexo corióide dos sistemas ventriculares do cérebro com função de proteção mecânica além de fornecer nutrientes e remover resíduos metabólicos 
b) É um liquido opaco que apresenta função de proteção contra choques mecânicos no SNC. Em algumas patologias seu aspecto se torna incolor e transparente significando que as células responsáveis pela defesa não estão concentradas no líquido – o líquido se torna altamente concentrado, uma vez que há concentração de células de defesa no mesmo.
c) Sua coleta pode ser feita entre as vértebras cervicais quando se suspeita de processos inflamatórios do SN e seus envoltórios - infecciosos
d) Depois de ser produzido pelo plexo corióide é encaminha do e armazenado em todas as porções do SNC, nos ventrículos, na dura máter, na pia máter, conferindo proteção ao tecido nervoso central – nos ventrículos e no espaço subaracnóideo.

Outros materiais