Buscar

macro aberta questões AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Resposta Letra B: Explicação da resposta
Redução do nível de atividade econômica: A redução do nível de atividade econômica (diminuição do produto interno) reduz o volume de importações. Se o produto é menor, menor a capacidade que o país vai ter de comprar mercadorias. 
Redução do nível geral de preços internos: a redução do nível geral dos preços internos também diminui as importações. Se o preço interno for menor do que o preço externo, os importadores não terão vantagem alguma em importar mercadorias e vender no mercado interno, já que a população vai preferir comprar o mais barato.
elevação das taxas internas de juros.: a elevação da taxa interna de juros favorece a entrada de capital estrangeiro no país. Com a elevação da taxa interna, esse capital estrangeiro receberá um maior percentual de remuneração. Com isso, eleva-se o balanço de capitais autônomos e consequentemente o balanço de pagamentos.
2) Nós discordamos das informações, pois no que se refere a expressão apresentada no enunciado, onde: Produto Interno Bruto é menor que a absolvição interna de bens e serviços, significa dizer que a Exportação é maior que a Importação, dado pela expressão: (PIB < E, significa X > M), há um erro. Visto que se, PIB < E, houve escassez de bens e serviços nessa economia, e isso será compensado com um aumento das importações, gerando então um déficit no salda da balança comercial. Logo, entendemos que a expressão correta seria: PIB < E, significa que X < M.
3) As variáveis que afetam as exportações da economia são: Inflação e Taxa de Juros, Consumo das Famílias (Nível de emprego), Câmbio e Nível de Atividade Econômica.
Toda política monetária (taxa de juros) é orientada pela Inflação. O Banco Central define a taxa de juros com base na inflação, e acompanhando a inflação sabemos se o juros vai aumentar ou diminuir, sendo a assim, a inflação é um indicador da economia, e se ela está alta, significa que o pais está produzindo além da sua capacidade, logo, também conseguimos exportar mais. A taxa de juros por sua vez, afeta o lado real da economia, ou seja, a produção. O nível de crédito, o custo de crédito e até mesmo o fluxo de dólares que entram e saem do país. Se o nível de crédito está baixo, por ele estar muito caro, bem como na capacidade do país em produzir mais, pois falta capital para as empresas continuarem investindo, isso produz uma queda do PIB bem como uma queda nas exportações por falta de produto para abastecer o país e comércio externo, pode gerar também que as empresas tenham baixa tecnologia e não consigam competir com os produtos importados. Se o consumo das famílias cai, há uma queda nas importações, pois a renda para consumir diminuiu, e se isso foi gerado por uma baixa do nível de emprego, o quadro é pior, pois as famílias não só não consomem o produto nacional, mas também não importam tantos produtos. Acredito que é bom para economia nacional que as pessoas importem menos, pois ajudará a equilibrar o saldo da balança comercial e mantê-lo superavitário. Por fim o câmbio é fundamental para determinar o custo das importações e exportações, visto que ele é o preço da moeda nacional em comparação a uma moeda estrangera, quanto mais barato estiver o câmbio, mas o nosso país consegue injetar seus produtos no exterior, aumentando suas exportações, e é exatamente esse o exemplo da economia da China, que tem um câmbio tão desvalorizado que consegue fazer com que seus produtos sejam consumido em massa no resto do mundo. (MENINAS, ARRUMEM ESSAS IDÉIAS E COMPLETEM COM O QUE FALTA, eu sei que está faltando o capital especulativo, mas essa matérias ainda está muito nebulosa para mim – ESSE FOI O MÁXIMO QUE EU CONSEGUI COMPILAR. E ESSA QUESTÃO JÁ DÁ UMA DEIXA PARA QUESTÃO Nº 6)
5) Letra C – se o país não possui reservas, um déficit em transações correntes tem que ser necessariamente financiado com movimentos de capitais autônomos. 
Está errado pois o país pode dar “calote” ou mesmo pedir emprestado ao FMI. 
A 4 e a 6 eu ainda não fiz.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes