Buscar

casos tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Determinado governador do Estado do Acre:
A)Falta de iniciativa legislativa para apreciação de matéria que trate sobre questões orçamentárias 
B) Embora não esteja expressa na C.F, se houver previsão expressa na C.E. e lei orgânica municipal, pode haver edição de M.P
C) A Edição de M.P não pode tratar sobre o tema de previsão orçamentária.
Em meio a uma crise política e econômica em 2015:
Princípio do equilíbrio, trazendo proximidade entre despesas e receitas, que embora não tenha sido expressamente citado originalmente na CF, veio á tona com a E.C 95/16
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:
Sim, por conta da previsão const. No Art. 71 VIII CF
Sim, por conta da inafastabilidade da apreciação pelo Judiciário
Transparência Art. 48 L.R.F.
Ao dispor sobre o plano de custeio da Seguridade Social, a União cuidou de regular a cobrança de várias contribuições:
Na condição de tributo que ostenta, estas contribuições sociais só podem ser regradas quanto ás normas gerais por lei complementar, o que redundou na declaração de inconst. De dispositivo conflitantes com o C.N previstos na lei 8212/91. Este reconhecimento se deu a teor da Súm. Vinculante n 8.
A União através de lei ordinária isenta tributo do:
A CF preocupa-se com a tributação de empresas, tal medida protetiva deverá ser editada por lei complementar. Não obstante, no caso em tela. A união fez por lei ordinária e ainda invadiu espaço de competência tributária do Estado, Concedendo isenção heterônoma, O que é vedado pela C.F
Servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito contra o Estado:
Não existe razão para a alegação do estado, pois a retenção sobre a renda de seu servidor é integralmente repassada aos cofres do estado, Além disso o erro na retenção foi feito pelo próprio ente pagador.
Governador de um Estado da Federação propõe Ação Direta de Inco:
A Emenda pode ser alvo de ação de inconst., quando afrontar o que fora estabelecido pela C.F. No caso em tela há flagrante agressivo á três princípios da C.F ( Anterioridade, imunidade tributária entre entes federados e por fim acerca da competência legislativa residual, que pertence a união.)
O Município de Angra dos Reis promulga lei em 30.05.2006, estabelecendo a incidência do ITBI sobre as embarcações alienadas no território municipal:
Sob vários métodos de interpretação, as embarcações são bens Móveis, não havendo a possibilidade de deturpação de conceitos para majorar a competência tributária do ente. Assim conclui-se que não pode se tributar embarcações, que não são imóveis em sua essência, e que seu alcance estaria apenas servindo ao interesse de ampliação da competência tributária da municipalidade.
Lei federal, publicada no ano passado, majora alíquotas do Imposto de Renda:
De acordo com sum do Stf, não há impedimento para que se altere a legislação aplicável á declaração do I.R, no mesmo exercício em q eu a mesma será entregue. Não obstante, é inconst. Que lei nova atinja fatos geradores já ocorridos, para onerar-se a tributação.
O Estado do Rio de Janeiro decide alterar a sua legislação tributária relativa ao ITCMD:
O STF entende hoje q eu pode haver progressão de tributos em suas alíquotas, desde que se atente á capacidade contributiva, na medida do possível.
O Supermercado Vende Bem propõe uma ação para anular uma cobrança de ICMS que desconsiderava créditos de ICMS:
Partindo do pressuposto que o caso concreto aborda o ano de 1994 ficou definido judicialmente que não poderia se pautar na norma geral de icms introduzida por lei complementar em 1996. Além disso, a legislação já foi alterada por outras leis complementares que não permitem tal compensação desta energia elétrica, devido ao tema o decidido teve repercussão geral.
O Estado de Pernambuco, de forma a incrementar sua arrecadação tributária e ampliar a sua receita, decide:
Não pode haver distinção entre produtos ou serviços em razão da sua procedência ou destino, no que tange o IPVA. Somente a união poderia por intermédio do Imposto de importação, com base na essencialidade fazer tal distinção
A prefeitura do município de Rio Branco enviou carnê de IPTU para a Locadora de Veículos:
Trata-se de caso atualmente discutido no STF, que ganhou repercussão geral. Na visão do fisco deveria incidir Iptu sobre imóvel público quando cedido para particular que explora atividade econômica, na visão do contribuinte descaberia a incidência ao argumento de que a empresa cessionária teria posse imprópria a título precário em razão de cessão. Não há animus de definitividade o que impediria seu alcance pelo iptu.

Outros materiais