Buscar

Conhecimentos em Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Uma substância antimicrobiana capaz de matar a bactéria é classificada como:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Bacteriostático
	
	
	Germicida
	
	
	Bactericida
	
	
	Antibiograma
	
	
	Antígeno
	
	
		2.
		Os seres vivos são constituídos de unidades microscópicas chamadas de células que formam, em conjunto, estruturas organizadas. As células possuem  núcleo e citoplasma. Quando o núcleo celular é circundado por uma membrana nuclear ou carioteca, os organismos que a possui tem uma classificação distinta daqueles que não a tem  e, portanto, pertencem a reinos distintos. Com base no enunciado e de acordo com a classificação dos microrganismos é correto Afirmar:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A ausência da membrana nuclear classifica os microrganismos em procariontes e estes pertencem ao reino protista, são unicelulares e autotróficos
	
	
	Os organismos que possuem a carioteca são classificados como procariontes e compõe o reino fungi. Já os eucariotos não possuem carioteca e pertencem ao reino monera.
	
	
	O núcleo circundado por carioteca é característico dos organismos eucariotos e a ausência desta de procariotos. Os procariotos pertencem ao reino monera, já os eucariotos são encontrados no reino animal, vegetal, protista e fungi .
	
	
	Os organismos desprovidos de carioteca são procariontes e por isso são pertencentes ao reino monera, estruturalmente complexos, pluricelulares e virulentos.
	
	
	O reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos
	
	
		3.
		(Uff) Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNA mensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.
	
	
	No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptase reversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.
	
	
	Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que o ácido nucléico do vírus seja transcrito.
	
	
	Em qualquer infecção viral, o ácido nucléico do vírus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.
	
	
	Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.
	
	
		4.
		(Unesp) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.
	
	
	São todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
	
	
	São formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.
	
	
	Podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando "o lise bacteriano", e impedir a reprodução das bactérias.
	
	
	São seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
	
	
		5.
		O álcool a 70% utilizado na limpeza das mãos e na limpeza da bancada, são respectivamente:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Antisséptico e Desinfetante;
	
	
	Ambos desinfetantes
	
	
	Desinfetante e Antisséptico;
	
	
	apenas Limpeza
	
	
	Ambos antissépticos

Outros materiais