Buscar

DOSAGEM DE AÇÚCAR REDUTOR PELO MÉTODO DE ADNS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Breve introdução sobre o Açúcar Redutor pelo Método de ADNS
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra. 
Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são à base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia para a maioria das células não fotossintéticas. Os carboidratos são, predominantemente, poliidroxialdeídos ou poliidroxicetoses cíclicos, ou substâncias que liberam esses compostos por hidrólise. Os carboidratos são divididos em três classes principais, de acordo com seu tamanho: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos (a palavra “sacarídeo” é derivada do grego sakcharon que significa “açúcar”). 
Os carboidratos mais simples, os monossacarídeos, são aldeídos ou 
cetonas que contêm um ou mais hidroxila na molécula; os monossacarídeos com seis átomos de carbono, glicose e frutose, têm cinco grupos hidroxila. 
Os monossacarídeos podem ser oxidados por agentes oxidantes relativamente suaves, tais como os íons férricos (Fe³ +) e cúpricos (Cu²+). A glicose e outros açúcares capazes de reduzir os íons férricos e cúpricos são chamados de açúcares redutores. 
Açúcares redutores, como glicose e frutose, contêm um grupo aldeído ou grupo ce tona exposto, sendo carboidratos doadores d e elétrons capazes de reduzir os agentes oxidantes. Oxidam -se em meio alcalino, onde esta propriedade é empregada para a análise e quantificação dos carboidratos. 
Vários métodos são utilizados para a dosagem de açúcares redutores, um deles é o espectrofotométrico (ADNS, Antrona, Fenol-Sulfúrico, entre outros), que é um método de análises ópticas em que o espectrofotômetro compara a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto. 
A química da reação do ADNS com açúcares redutores está elucidada em parte. O ADNS é reduzido para ácido 3 -amino-5-nitrossalicílico, enquanto que, no caso mais simples o grupamento aldeído parece se r oxidado a ácido aldônico. Entretanto a equivalência entre o ácido aminonitrossalicílico produzido e a quantidade do açúcar não é exata, e diferentes açúcares produzem diferente intensidade na cor desenvolvida. 
O presente relatório teve por objetivo traçar uma curva padrão para dosagem de açúcar redutor pelo método de ADNS e a partir dessa curva, determinar a concentração de uma solução problema.

Outros materiais