Buscar

Paper Publicidade e Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Bárbara Fernandes Daniel – D2853J-1
Gabriela Teles Barbosa – D338AG-5
Glaucia Aparecida Lima dos Santos – D286AI-1
Leticia Martins Silva – D3768I-5
Lucas Yudi dos Santos Higashi – D49322-1
Luciane de Almeida Oliveira – D2695B-5
Pâmela de Oliveira Braziliano – D242GG-1
Prof.ª Viviane de Masi Teixeira
Univerdade Paulista – UNIP
Curso de psicologia – Psicologia e Publicidade
RESUMO 
O trabalho que está sendo desenvolvido tem como objetivo apresentar aspectos que diz respeito a como a psicologia vem sendo usada dentro da área da publicidade, o contexto histórico e os trajetos que determinaram a junção das duas áreas, e pesquisas que revelam que tipo de estratégias são utilizadas para induzir o consumidor ao ato da compra.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos questões da Publicidade e Psicologia, a partir de análises de artigos literários e científicos, para a melhor compreensão de como surgiu a conexão e suas influências no comportamento humano no ato da compra.
A psicologia é a ciência que estuda as funções mentais e o comportamento, e com isso oferece ferramentas para entender como funciona o ser humano, de como é sua interioridade e sua subjetividade e a Publicidade tem que conhecer seu objeto de trabalho, que é o ser humano e tudo aquilo que se irá fazer referência quando for realizar um anúncio publicitário.
Antes de entrar na parte da Publicidade e Psicologia, resolvemos esclarecer algumas dúvidas em relação da diferença entre Marketing, Publicidade e Propaganda. O Marketing é uma estratégia de mercado, onde é baseado em 4 pilares: o preço, a distribuição, o produto e o consumidor, e para se desenvolver uma técnica precisa-se pensar em todos esses tópicos e como irá se comunicar para o consumidor, e com isso entra processos de comunicação, publicidade e propaganda, então o Marketing ouve o consumidor para desenvolver o produto ideal para ele e também as formas de distribuição. A Publicidade significa tornar alguma coisa pública, então seu conceito é basicamente ligado a vendas de produtos, mas também pode estar relacionado á políticos, celebridades e não somente vender um produto, como também uma idéia, um conceito, então para isso se utiliza os canais de comunicação de massa e as mídias de massa. A Propaganda é a comunicação específica do produto, então é aquilo que se irá vincular nos veículos de mídia.
DESENVOLVIMENTO
A contribuição da psicologia dentro da publicidade teve início no século XX.  Na época a intenção era descobrir como as pessoas elegem o produto como atraente ou não. Era papel da psicologia investigar o comportamento do consumidor e os fatores que influenciavam na hora da compra. “Esse novo ramo da Psicologia procurava medir a atenção, a memorização, as percepções, as sensações e os sentimentos em laboratórios, na tentativa de descobrir como os consumidores chegavam a eleger os aspectos mais atraentes de um determinado produto” (Bachmann, 2007). 
Portanto essa psicologia estava mais focada no comportamento, e nas possibilidades de influenciá-lo. “Em função disso, seus interesses são múltiplos e abrangem desde as pesquisas sobre processos sensoriais que possibilitem a melhor organização do espaço gráfico ou cênico, até os estudos Psicolingüísticos que auxiliem a melhor elaboração de textos” (Bachmann, 2007), englobando também fatores individuais, e grupais que podem influenciar na escolha de um determinado produto. 
Os fatores individuais se diz respeito na tomada de decisão da compra, a motivação, a necessidade, a personalidade e a atitude. A motivação trata-se da necessidade que motiva o consumidor a comprar o produto, necessidade é o que a pessoa necessita para a sua sobrevivência como alimentação, higiene, vestuário, moradia, e etc. A personalidade se refere ao conjunto de características do indivíduo que determinam a forma como este ele ao ambiente em que está inserido, e o ultimo fator a atitude, GADE (1998) ressalta que: inicialmente é fundamental que se entenda a atitude como algo totalmente diverso do comportamento. Em propaganda, a atitude pode ser entendida como uma predisposição a ação, na intenção de compra, e comportamento é a tradução desta intenção em ação.
Os fatores grupais consideram os fatores externos que influenciam no comportamento, como por exemplo, faixa etária e classe social. 
Portanto podemos considerar que hoje a propagando é capaz de preencher a má qualidade de um produto, por conceder a estes sonhos ou fantasias que alimentam seus desejos ocultos. Podemos observar facilmente essas manifestações em propagandas de Refrigerantes e cigarros, que pecam na qualidade e vendem o prazer e a sensação de liberdade que creem conter em seu produto.
CONCLUSÃO
Dado o exposto, para um anúncio provocar determinada reação no consumidor a fim de levá-lo a comprar o produto, se faz necessário um apelo específico, com o objetivo de despertar ou estimular um desejo já manifestado no consciente. Foi através da relação da psicologia com a publicidade que surgiu como fator influente a necessidade de conhecer o cliente, a fim de persuadi-lo no ato da aquisição. 
	A publicidade, então, deixa de se limitar às faces da administração sobre como vender produtos e passa a atuar visando influenciar e convencer o indivíduo. A psicologia também deixa de ser usada apenas na atuação profissional do próprio psicólogo, a fim de ser usada em sua essência, abordando a respeito do ser humano, suas motivações pessoais, necessidades e interesses.
REFERÊNCIAS
Como a publicidade utiliza da psicologia para levar o consumidor à ação de compra. Disponível em <http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/8/1.pdf> acesso em 9 de Setembro de 2017.
Marketing e publicidade e propaganda. Disponível em
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/marketing-x-publicidade-e-propaganda/47879> acesso em 9 de setembro de 2017.
Psicologia e publicidade. Disponivel em 
<http://www.ufrgs.br/e-psico/etica/temas_atuais/psicologia-e-publicidade-psico-da-publi.htm> acesso em 9 de setembro de 2017.

Outros materiais