Buscar

Revisão Aulas 01 a 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Orçamento Empresarial
Murilo Carneiro
Revisão 1
Definições de Orçamento
	Para a Administração, orçamento é: “um instrumento de planejamento e controle das atividades de uma empresa elaborado através da alocação de receitas e gastos entre as diferentes áreas de uma empresa”.
	Período base: ano (subdividido em meses).
2
Responsabilidade
	Normalmente, em uma empresa de grande porte, o orçamento é elaborado pela controladoria (setor de orçamento), que está ligada ao departamento de finanças. 
	Apesar de ser uma função atribuída a este setor, a elaboração do orçamento deve contar com a participação de todas as áreas, para que as decisões não sejam tomadas apenas de “cima para baixo”. 
3
Função Planejamento 
	O orçamento anual é uma “ferramenta” de planejamento empresarial. 
	Seu surgimento remonta o período onde as empresas industriais deixaram de focar apenas a produção (Administração Científica - Taylor e Ford), pois a concorrência se tornou mais acirrada.
4
Função Controle
	O orçamento deve ser utilizado como um instrumento de controle, pois, à medida que o tempo vai passando, pode-se comparar o que foi projetado com o que realmente está se alcançando.
	É importante que o orçamento tenha uma certa flexibilidade e não se torne uma “camisa de força”. Em algumas situações, o orçamento pode e deve ser modificado ou remanejado.
5
Metodologia de Elaboração
	O orçamento deve ser iniciado dois ou três meses antes do início de um novo exercício. Em uma indústria, onde considera-se que o processo seja mais complexo, sugere-se que a metodologia de elaboração do orçamento siga as seguintes etapas:
1ª. o departamento de Orçamento, ligado à Controladoria, solicita ao departamento comercial a previsão de faturamento;
6
Metodologia de Elaboração
2ª. a previsão de faturamento é distribuída ao departamento de produção e aos demais departamentos, pois os gastos devem ser baseados na projeção das receitas;
3ª. o departamento de orçamento consolida os dados (receitas e gastos) através da elaboração da projeção da DRE para o próximo exercício;
7
Metodologia de Elaboração
4ª. a projeção da DRE é enviada à alta administração para possíveis ajustes e aprovação;
5ª. após a aprovação da projeção da DRE, os orçamentos individuais são repassados a cada um dos departamentos;
6ª. o departamento de Orçamento acompanhará, mês a mês, a execução do orçamento.
8
9
Dúvida sobre o processo orçamentário
Como o processo de elaboração do orçamento de uma empresa dura em torno de dois meses, isso quer dizer que o departamento de orçamento trabalha somente neste período? Por quê?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais