Buscar

Direitos Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Sociais
Reserva do Possível
Surgiu em uma decisão proferida pelo TCF Alemão em 1972, em um caso relacionado a Universidades. Para exercer algumas profissões é necessária a formação universitária, por isso o não acesso a essas instituições inviabilizaria o livre exercício de profissões. Como não há previsão na Constituição Alemã de ensino gratuito, o Estado deveria arcar com bolsas de estudo. O TCF Alemão, apesar de concordar que o não acesso prejudicaria o livre exercício profissional, alegou que não há, na prática, como o Estado arcar com todas as bolsas, face à limitação do orçamento. O Estado só estaria obrigado a realizar o possível, dentro do seu orçamento. 
Guido Calabresi e Phillip Bobbit dizem que toda decisão alocativa de recursos é também uma decisão desalocativa. Essas escolhas trágicas, democraticamente, devem ser feitas pelo Legislativo e pelo Executivo. Entretanto, isso não significa que o Judiciário não possa agir. Em caso de desrespeito à CR/88, o Judiciário pode atuar. É cediço, porém, que a prioridade para alocação desses recursos é do Legislativo e do Executivo. A reserva do possível é matéria de defesa do Estado, cabendo a ele provar que não possui recursos para atender a demanda. Na prática, os Procuradores do Estado não demonstram, pela falta de dados específicos.
O autor Ingo Sarlet aponta três dimensões para a reserva do possível:
Possibilidade fática:
Consiste na existência de recursos orçamentários para atender as pretensões individuais. Ao contrário dos direitos individuais, os direitos sociais têm caráter eminentemente positivo, exigindo do Estado prestações, demandando recursos orçamentários. O Principio da Isonomia exige que a análise para prestação por parte do Estado deva açambarcar todos os que se encontram na situação de carência do direito social (é fato que o Estado tem dinheiro para fazer casa para um desabrigado, mas, à luz do princípio da isonomia, para a promoção, deve ter lastro orçamentário para conseguir abarcar a todos). A via mais adequada, pois, para se exigir do Estado a prestação em relação ao direito social é a ação coletiva.
Possibilidade jurídica:
Envolve basicamente dois aspectos: 
Análise da existência de previsão orçamentária: deve estar prevista em Lei; porém, não pode ser um limite absoluto; 
Análise das competências federativas: qual ente federativo é responsável pela demanda.
Razoabilidade da exigência e Proporcionalidade da prestação:
O Estado analisa se é razoável deixar de atender uma prestação para atender outra.
Mínimo Existencial
Está intimamente relacionado à Reserva do Possível. Também utilizada pela primeira vez na Alemanha, porém no ano de 1953. No Direito Alemão, é deduzido de três princípios: da dignidade da pessoa humana, da liberdade material e do Estado Social. Ricardo Lobo Torres introduziu no direito brasileiro.
Consiste no conjunto de bens e utilidades indispensáveis a uma vida humana digna. A Dignidade demanda três efeitos: promoção, proteção e abstenção. O mínimo existencial está ligado à promoção.
Para o professor Ricardo Lobo Torres, não há um rol taxativo. Para a Prof.ª Ana Paula Barcellos, o mínimo existencial é: direito a saúde, educação básica (art. 208, I, CRFB/88, está previsto como regra, não cabe alegação de reserva de possível), assistência aos desamparados (os de extrema pobreza) e acesso à Justiça. 
O Mínimo existencial é um subgrupo menor dos direitos social. Como os direitos sociais têm um custo especialmente oneroso, busca-se um mínimo existencial para conferir maior efetividade a esses direitos. 
Posicionamento entre Reserva Legal e Mínimo Existencial
Daniel Sarmento entende que o mínimo existencial não é absoluto devendo ser ponderado com a reserva do possível, direitos de terceiros (direitos daquelas pessoas que deixarão de serem atendidas com o deslocamento dos recursos).
Ingo Sarlet sustenta que não se pode opor a reserva do possível ao mínimo existencial. Se o direito faz parte do mínimo existencial, mesmo que o estado deixe de atender outras demandas, deve ser suprido (RE 482.611/SC – Min. Celso de Mello).
Vedação de retrocesso social
A grande maioria dos direitos sociais é consagrada em normas abertas (necessitam de uma concretização por parte dos poderes públicos) para que o Estado eleja as prioridades para realização de acordo com o que deseja a maioria. Daí, a norma concretizadora passa a fazer parte do próprio direito social. Essa norma, por ser fundamental ao exercício do direito, passa a ser materialmente constitucional, assume status de norma constitucional; logo, não pode ser objeto de um retrocesso. Ou seja, a partir do momento em que ocorre a concretização de um direito social, essa não pode mais ser objeto de um retrocesso.
Há dois posicionamentos em relação ao assunto:
Zagrebelsky: a vedação de retrocesso impede reduzir o grau de concretização atingido por uma norma de direito social;
José Carlos Vieira de Andrade: proíbe a revogação da concretização quando essa se revelar manifestamente arbitrária ou desarrazoada. A posição desse autor é no sentido de que a vedação no retrocesso não impede a redução, mas a revogação arbitrária ou desarrazoada.

Outros materiais