Buscar

ATIVIDADES 1 - IBMR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADES 1.rtfd/TXT.rtf
Atividades online
1: Fórum Participativo
Resposta: 
Discordo em partes da afirmativa. Acredito fielmente que devemos trabalhar o autoconhecimento, pois uma vez que descobrimos nossa habilidades, pontos fracos e pontos fortes, conseguimos apresentar uma atuação, seja no ramo profissional ou até mesmo pessoal, extremamente proveitosa e bem-sucedida. Devemos sim, identificar e explorar nossas aptidões, o sucesso profissional está ligado ao fato de realizarmos uma atividade profissional onde somos diariamente motivados a aperfeiçoar nossas aptidões e descobrir outras novas habilidades.
No entanto, penso que o sucesso não deve ser mais ligado às aptidões do que propriamente ao fato de se fazer algo que se gosta. Quando realizamos uma função que nos inspira e nos motiva, as chances de se obter o sucesso são incrivelmente maiores. As atividades são desempenhadas com mais alegria, vontade e facilidade. Creio também que o fato de possuir aptidão em algo já é meio caminho andado para gostar do que se faz!
O caminho para o sucesso é árduo e depende de inúmeras variáveis, porém praticando o autoconhecimento, desenvolvendo suas aptidões e motivando-se cada dia mais, com paixão pelo que você exerce, tudo fica mais fácil.
2: Questionário
1. Um profissional que pratica o auto conhecimento está mais propenso a….
A) Conhecer melhor seus interesses profissionais e a traçar suas metas de carreira, com mais propriedade do que realmente quer em seu planejamento de carreira. 
B) Conhecer melhor a espiritualidade e traçar metas de desenvolvimento social, pessoal, com mais propriedade do que realmente a empresa necessita.
C) Conhecer melhor a história das relações no trabalho e traçar metas de riqueza, com mais propriedade do realmente a família precisa.
D) Conhecer melhor a história do capitalismo, dos processos de trabalho e traçar metas de produtividade, com mais propriedade que o os outros profissionais.
E) Nenhuma das respostas está correta. 

2. Quais as afirmativas que definem com maior precisão o mundo do trabalho:
A) O mundo do trabalho é dinâmico. A mudança é uma constante. O profissional precisa fazer parte desse movimento, e das mudanças que estão implícitas em qualquer movimento. 
B) O mundo do trabalho é constituído por profissionais que pensam em soluções, são empreendedores, inovadores, profissionais comprometidos que gostam do que fazem e que se realizam por exercer as atividades que escolheram exercer, como suas carreiras profissionais. 
C) O mundo do trabalho não é dinâmico. A mudança sim acontece com um velocidade bem razoável de tempos em tempos novos métodos e processos são incorporados. O profissional precisa pensar no presente, mais do que no futuro, pois não dá para se adivinhar qual serão as tecnologias que surgir. 
D) O mundo do trabalho é constituído por profissionais que pensam em realizar tarefas respeitando a rotina, sem maiores inovações que é para não criar uma atitude animosa em relação aos chefes e líderes. Tem que ser comprometido, gostar mais ou menos do que faz e não criar problemas com os outros
E) As alternativa A e B estão corretas.

3. As empresas mais desejadas no mercado de trabalho são justamente aquelas que oferecem…
A) Ambientes onde as relações sociais são valorizadas, saudáveis.
B) Os melhores salários.
C) Possuam líderes que não tenham apenas a visão de ser gestores de processos, mas principalmente, gestores que tenham a visão de seu papel de desenvolvimento de pessoas.
D) Vale refeição, bons salários e vale transporte.
E) A e C estão corretas.

4. Em relação à profissionalização qual ou quais afirmativas estão corretas:
A) Um bom profissional, atualmente, é considerado um “capital intelectual” pelas organizações, as quais buscam formas de valorizar e reter seus profissionais por suas realizações e nível de engajamento em sua atuação profissional.
B) Um bom profissional, atualmente é considerado um “ativo fixo”pelas elas organizações, as quais buscam formas de valorizar e reter seus profissionais por suas realizações e nível de engajamento em sua atuação profissional .
C) O mercado de trabalho procura por profissionais inovadores, em constante busca de conhecimento, comprometidos com seus resultados e com os resultados da organização onde trabalham. 
D) O mercado de trabalho procura por profissionais questionadores, em constante busca de transformação, comprometidos com os rendimentos, tipo bônus por performance, que podem ser obtidos se ninguém esquecer do resultados das empresas estatais que influenciam toda a economia brasileira. 
E) A e C estão corretas.

5. O sucesso profissional não ocorre por acaso, o sucesso decorre de um conjunto de fatores. Um dos principais fatores é ter metas profissionais bem traçadas. Quais seriam os outros fatores:
A) inspiração, determinação, atualização constante e muito trabalho.
B) sagacidade, ambição, mobilidade social e muito trabalho.
C) Cooperação, esperteza, lábia e muito trabalho.
D) Não é errado dizer que todas as respostas de certo modo estão corretas.
E. As alternativas A e B estão corretas.

6. Quando um profissional encara seu trabalho com a visão de construir sua carreira profissional, ele mesmo verá a necessidade de pensar sua profissão de forma estruturada, ou seja, planejando, traçando metas e prioridades, uma trilha a ser seguida. 
A) A afirmativa está errada.
B) A afirmativa  está parcialmente correta.
C) A afirmativa está incompleta mas correta.
D) A afirmativa está correta.
E) As alternativa B e D estão corretas.

7. O profissional precisa conseguir discernir seus próprios talentos, seus pontos fortes e pontos de melhoria. E, sempre se apoiar nos seus pontos fortes, como uma espécie de alavanca que o impulsionará, que lhe dará forças para seguir em frente, em busca de suas metas, mesmo em situações de adversidade.
A) Sem dúvida! Concordo plenamente com a afirmativa!
B) Não concordo com a afirmativa. Antes de discernir sobre seus talentos o profissional deve pensar se a profissão tem futuro.
C) Concordo mais ou menos. Antes de qualquer outra coisa o profissional deve ser dedicado, totalmente leal à empresa em que trabalha. 
D) Não concordo! Esse negócio de discernir é para os fracos. Os profissionais talentosos não pensam nisto, trabalham forte e pronto! 
E) Não sei se esta é a melhor maneira, penso que se deve, avaliar antes de qualquer coisa se há futuro na profissão escolhida. Para mim, isto é sempre o principal. O futuro da profissão!

8. Quando se trata de pensar o planejamento de carreiras um profissional deve…
A) Encarar seu trabalho com a visão de construir sua carreira profissional, pensando sua profissão de forma estruturada, ou seja, planejando e traçando metas.
B) Encarar o seu trabalho de forma ambiciosa, pensando na remuneração, ou seja, traçando metas salariais.
C) Encarar o seu trabalho de construtiva, pensando na profissional que paga o melhores salários, ou seja, planejando a carreira com se fosse uma casa em construção.
D) Encarar o seu trabalho de forma organizada, pensando em tarefas que talvez tenha que executar e não saiba como fazer, ou seja, estabelecendo um planejamento para aprender e estudar aquilo que desconhece.
E) As alternativas B, C e D estão corretas.

9. O ser humano, sob pressão, pode ser acometido por emoções, tais como, medo ou insegurança. 
A) Esta afirmativa não tem base científica alguma.
B) Esta afirmativa é totalmente equivocada.
C) Esta afirmativa tem base científica e foi formulada pelo autor Gardner.
D) Esta afirmativa tem base científica e foi resultado de um estudo no campo da metafísica. 
E) Todas as alternativas estão erradas.

10. Existe alguma correlação entre o estabelecimento de metas profissionais e o autoconhecimento?
A) Sim. As metas devem ser congruentes com os nossos princípios.
B) Sim. As metas devem ser incongruentes com os nossos princípios.
C) Não. As metas não devem ser congruentes com os nossos princípios.
D) Não. As metas não devem ser convergentes com os nossos princípios.
E) A resposta correta é uma combinação
das alternativas A e C.
3: Questão discursiva
Resposta:
Ao realizar um planejamento de carreira, você se vê confrontado com questionamentos importantíssimos que norteiam essa atividade. É preciso se perguntar e tentar visualizar onde deseja estar, o que deseja atingir, que ações deverá tomar para cumprir as metas estabelecidas, etc. Os benefícios que a prática de um planejamento de carreira proporcionam são:
1. Autoconhecimento: Entender o que você busca, quais são seus pontos fortes e fracos, habilidades e aptidões é o primeiro passo para traçar um planejamento congruente com os seus princípios. Ao praticar o autoconhecimento, o profissional é capaz de vislumbrar uma carreira saudável, benéfica e personalizada para suas próprias necessidades, interesses e habilidades. Conhecer a si mesmo é uma ferramenta essencial para iniciar uma trajetória condizente com sua essência, crenças e competências.
2. Foco: Ao identificar seu foco, o profissional poderá elaborar ações específicas para atingir seus objetivos. Quando não se possui certeza do que está buscando, fica extremamente complicado atingir objetivos, pois eles acabam sendo muio amplos, tornando tudo pouco factível. É importante frisar que o planejamento de carreira não o prende a objetivos e deve ser reavaliado constantemente, de forma a se adaptar aos seus interesses.
3. Controle de ansiedade: O planejamento de carreira confere a sensação de estar trabalhando para cumprir seus objetivos. Estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo é possível analisar o seu próprio progresso na direção do que deseja alcançar.
4. Tomada de decisões: Por possuir autoconhecimento, processo realizado na hora de elaborar o planejamento de carreira, as decisões são tomadas com mais sabedoria, levando em conta apenas os seus princípios e ignorando influências externas.
5. Diferencial em processos seletivos: Recrutadores buscam colaboradores assertivos, que possuem determinação e foco alinhado a um perfil multitarefa e multidisciplinar. Dessa forma, tendo feito seu planejamento de carreira, é possível alinhar e mostrar ao recrutador porque seus objetivos profissionais contemplam a organização e a vaga que você está concorrendo.

4: Questionário
1. Em termos de carreira quando falamos que um profissional é persistente, estamos querendo dizer…
A) Ele foca o caminho a que deseja chegar e fecha os olhos para tudo o mais que possa tirá-lo de sua meta.
B) Ele procura sempre convencer os demais de suas ideias e persuadi-los sobre seu ponto de vista.
C) Ele não deve dar ouvidos à intuição e trabalhar somente com dados exatos.
D) Ele deve ser uma pessoa sociável procura estar bem com todos e tende a não tomar atitudes que possam gerar conflito. 
E) Todas as respostas estão corretas e definem bem o que é ser um profissional persistente.

2. Atualmente existe um tipo de capital que é um dos principais pilares de uma organização, tendo em vista que é ele que realiza todas as ações que fazem uma organização crescer. Qual é este capital? 
A) O capital financeiro
B) O capital intelectual
C) O capital internacional
D) O capital genuinamente nacional
E) O capital pessoal

3. Após a leitura do conteúdo da unidade 4, fica bem claro que existe uma diferença entre equipe e grupo. Qual é esta diferença?
A) No caso do grupo, ao contrário do que ocorre com a equipe, não existe a visão sistêmica dos objetivos comuns que uma equipe deve atingir. 
B) O grupo pode ser definido como uma reunião de pessoas, que até podem trabalhar juntas no mesmo ambiente, mas não há engajamento e vinculação entre os membros.Cada um está mais preocupado em realizar sua própria tarefa. 
C) Uma equipe é literalmente engajada com os mesmos objetivos, seus participantes apoiam-se um ao outro, há vinculação e apoio entre os membros. 
D) As alternativas A e C estão corretas.
E) As alternativa A, B e C estão corretas.

4. “As pessoas numa organização representam a qualidade dos sistema social interno de uma organização. De acordo com as suas afinidades entre si, as pessoas formam grupos de relacionamento. Estes grupo de relacionamento podem ser…
A) Formais ou informais
B) Grupais ou individuais
C) Executivos ou administrativos
D) Operacionais ou administrativos
E) As alternativas A e B estão corretas

5. A relação trabalhista mudou com a globalização e alta competitividade dos mercados.Diante da inconstância do mercado surgiu a necessidade do profissional manter uma formação continuada, que vá além das competências adquiridas durante a sua formação acadêmica. Portanto é fundamental que o profissional desenvolva competências que o ajudem a se manter atualizado e a exercer funções cada vez mais exigentes. Esta competências devem ser de dois tipos. Quais são este tipos?
A) Competências de comunicação e competências de liderança.
B) Competências técnicas e competências comportamentais.
C) Competências matemáticas e competências comunicacionais.
D) Competências computacionais e competências verbais.
E) Competências tecnológicas e competências humanas.

6. O diagrama aqui apresentado refere-se a um processo extremamente importante nas organizações modernas. Qual é este processo?		xid-20918253_1.png ¬

A) O processo de Kafka
B) O processo decisório
C) O processo organizacional 
D) O processo da comunicação
E) O processo de produção

7. Hoje em dia as organizações têm ciência de que necessitam de profissionais talentosos e engajados, que trabalham para atingir objetivos pessoais e profissionais. Ao longo dos anos a organização social humana dentro das organizações vem se transformando. Por que podemos afirmar que a organização social sofre transformações ao longo dos anos?
A) Porque o grupo social, formado pelas pessoas dentro de um organização, é estático. Eles se formam e jamais se dissolvem.
B) Porque o grupo social, formado pelas pessoas dentro de um organização, é intragrupal. Eles se agrupam e se desagregam.
C) Porque o grupo social, formado pelas pessoas dentro de uma organização, é dinâmico. Ele se formam e se dissolvem.
D) Porque o grupo social, formado pelas pessoas dentro de um organização é socialista. Eles se organizam e se desorganizam de acordo com a vontade geral.
E) Nenhuma das respostas acima. A afirmativa de que a organização social sofre transformações está incorreta. A organização social nas empresas é estática devido à hierarquia funcional.

8. A palavra de ordem, atualmente, no mundo do trabalho, é ser um profissional proativo com relação ao seu autodesenvolvimento. Para tal é preciso…
A) É preciso estar sempre atento às novidades e tendências de mercado. 
B) É preciso ficar atento, esperando alguma coisa acontecer
C) É preciso estar sempre próximo das pessoas que decidem para que elas observe a sua proatividade.
D) É preciso mudar de emprego de tempos em tempos, não se deve ficar muito tempo numa mesma empresa, pois isto demostrará que você não é proativo, dinâmico e dotado de uma ambição do bem.
E) As alternativas C e D indicam o melhor caminho para uma carreira de sucesso nem mundo como o atual onde é preciso estar sempre atento às novidade e tendências.

9. Ao longo do conteúdo apresentado na disciplina Planejamento de Carreira pode-se concluir – de forma resumida –  que “não é sábio decidir sobre sua vida profissional de forma impulsiva ”. Isto significa dizer que….
A) Deve-se decidir sobre a carreira de forma parcimoniosa.
B) Deve-se decidir sobre a carreira de forma paciente.
C) Deve-se decidir sobre a carreira de forma intuitiva
D) Deve-se decidir sobre a carreira de uma forma organizada e direcionada.
E) Todas alternativas estão corretas.

10. As equipes, por serem constituídas de pessoas, são organismos vivos. Estão sempre numa dinâmica de procurar manter um bom relacionamento, afinal, ninguém está bem todos os dias, O autocontrole e a observação de seus colegas é imprescindível em momentos de pressão. Podemos dizer também que em última instância uma boa equipe depende de….
A) Uma boa formação moral.
B) Uma boa capacitação profissional.
C) Uma boa instrução individual.
D) Uma boa dose de objetividade e pragmatismo. 
E) Uma boa liderança.
__MACOSX/ATIVIDADES 1.rtfd/._TXT.rtf
ATIVIDADES 1.rtfd/xid-20918253_1.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais