Buscar

provas simulados 4

Prévia do material em texto

Cardiovascular
	
	 1a Questão (Ref.: 201201180592)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o atendimento fisioterapêutico no pós-operatório de cirurgia cardíaca, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - São objetivos gerais da atuação do fisioterapeuta no pós-operatório de cirurgia cardíaca: desmame precoce da ventilação mecânica, promover adequada oxigenação e ventilação, prevenção e tratamento de complicações pulmonares e circulatórias; e manutenção da amplitude de movimento.
II - São possibilidades terapêuticas com o objetivo de reexpansão pulmonar no pós-operatório de cirurgia cardíaca: inspirômetro de incentivo a fluxo, oscilador oral de alta frequência, CPAP, RPPI, técnica expiratória forçada, drenagem autogênica, padrão respiratório com freno labial e aspiração de vias aéreas.
III - A intensidade do exercício na fase hospitalar da reabilitação cardiovascular é baseada em um adicional de 50 bpm da frequência cardíaca de repouso ou não ultrapassar 150 bpm.
IV - É contra-indicado a realização de exercício físico quando o paciente apresenta hipertensão arterial sistêmica não controlada ou angina aos mínimos esforços.
		
	 
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	 
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201638601)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os tecidos miocárdicos possuem propriedades fundamentais como
		
	 
	excitabilidade e conditabilidade
	 
	complacencia e elasticidade
	
	endurance e resistencia
	
	contratilidade e elasticidade
	
	não se contraem e enrigecem
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201638600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta que aponta uma das principais causas de complicações respiratórias em pós operatório imediato de revascularização do miocárdio:
		
	 
	atelectasia
	
	hemotórax
	
	broncoespasmo
	
	mediastinite
	
	abcesso pulmonar
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201146321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta sobre avaliação cardiopulmonar
		
	
	A ECG e o teste cardiopulmonar não são de interesse na avaliação do fisioterapeuta
	
	O teste ergométrico é um exame complementar no qual o stress cardiovascular é induzido por drogas vasoativas enquanto o paciente corre na esteira
	
	O método de avaliação com gases expirados através do teste cardiopulmonar de esforço apresenta-se como uma opção invasiva de determinar a real capacidade funcional de atletas e pacientes.
	
	O teste ergométrico convencional é o padrão ouro para avaliar o comprometimento cardiovascular e pulmonar de pacientes e atletas
	 
	A importância na detecção do LA, incide no fato de que exercícios realizados numa intensidade acima do LA pode provocar um aumento abrupto nos níveis de catecolaminas, causando arritmia e isquemia do miocárdio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201180552)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente idoso que apresenta síndrome de imobilização, atendido em seu domicílio, pode ter sériosproblemas cardiovasculares, caso uma abordagem terapêutica não seja precocemente indicada. Com relação a essa situação, julgue os itens a seguir.
( ) Durante a mudança da posição sentada em sua cama para a posição em pé, deve-se monitorar a pressão arterial e considerar a possibilidade de hipertensão arterial pela alteração de decúbito.
( ) Nas medidas de prevenção do tromboembolismo venoso deve-se enfatizar a mobilização passiva, ativa ou ativa assistida dos MMII e o repouso com elevação dos pés da cama; entretanto, os exercícios só devem ser realizados após a prescrição de anticoagulantes e trombolíticos.
( ) Em caso de evolução com edema em membros inferiores, um dos principais sintomas de insuficiência venosa crônica (IVC) o uso da meia elástica deve ser visto como um recurso indispensável da proposta terapêutica pois, previne e trata os efeitos da hipertensão venosa crônica. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o julgamento correto dos itens acima.
		
	 
	F,V, F;
	
	V, F, F;
	
	V, F,V;
	 
	F, F, V;
	
	V, V, V.
		
DERMATO
	
	 1a Questão (Ref.: 201201175103)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente apresentando rugas de expressão relata estar realizando ionização, porém, não sabe relatar o produto utilizado. Qual o provável princípio ativo utilizado nesse caso? Assinale a alternativa que contenha a função do ativo e o exemplo correto:
		
	 
	Dermodescontrátil - argereline
	
	Tonificante - DMAE
	
	Hidratante - uréia
	
	Adistringente - cafeína
	
	Despigmentante - arbutin
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201207855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A flacidez é um processo lento e progressivo que faz com que as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina enfraqueçam com o passar do tempo. São fatores de risco para a flacidez de um tecido: Assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas.
		
	 
	Sedentarismo.
	 
	Estresse, tabagismo.
	 
	Formas inadequadas de emagrecimento.
	 
	Alimentação inadequada com poucas vitaminas e minerais.
	 
	Disfunções hormonais (menopausa).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201142715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Doença sistêmica caracterizada por envolvimento da pele com manifestação de lesão em "Asa de Borboleta",apresentando fotosensibilidade à luz ultra-violeta, piorando as manchas eritematosas da face ao contato com a luz solar, são caracterísiticas de:
		
	 
	Lupus Eritematoso
	
	Ceratose actínica
	
	Pênfigo folioso
	
	Psoríase
	
	Hanseníase
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201212423)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação de estrias:
		
	 
	A coloração das estrias tem a ver com a fase de maturação, quando brancas e bem marcadas apresentam-se no início da evolução.
	
	As estrias podem se apresentar hipertróficas ou atróficas.
	
	Deve-se questionar sobre quando apareceram as estrias, por exemplo, puberdade, gestação e aumento de peso.
	
	Deve-se investigar distúrbios de cicatrização, principalmente o queloide.
	
	O uso de medicamentos deve ser questionado, principalmente corticoide.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201637798)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Estrias são caracterizadas por atrofia tegumentar adquirida decorrente da redução do número e volume dos elementos da pele. Sobre essa patologia assinale a alternativa INCORRETA :
		
	 
	A localização mais comum em mulheres são : nádegas, abdômen, mama e quadril e em homens : Região lombrosacra, coxas, dorso e raiz dos MMSS.
	 
	Existe o fator genético como pré-disposição ao aparecimento das estrias, porém edemas, obesidade, crescimento rápido e esforço muscular podem estar associados ao surgimento das estrias
	 
	Estrias são cicatrizes formadas pelo rompimento das fibras elásticas e a separação das fibras colágenas.
	 
	As estrias normalmente iniciam na sua forma clínica alba e evoluem para estrias rubras, sendo mais eficaz o tratamento enquanto se apresentam em sua forma inicial.
		
CRIANÇA
	
	 1a Questão (Ref.: 201201143287)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Muitos são os fatores de risco que podem levar uma criança a desenvolver alguma forma de deficiência a curto ou a longo prazo. A Organização Mundial de Saúde estima que 70% destas causas de deficiência podem ser evitadas através de medidas simples e de baixo custo. Desta forma, assinalea alternativa que corresponde aos fatores de risco pré natais que podem ser minimizados através do trabalho de conscientização das mães e atenção aos cuidados adequados.
I - A Anoxia, Meningite, Mielomeningocele e síndrome de Down podem ser detectados através da ultrassonografia durante o acompanhamento pré natal;
II - A Icterícia e a Hidrocefalia merecem atenção imediata na sala de parto principalmente quando a criança é pré termo;
III - A ingestão de álcool e o fumo por parte da mãe podem trazer comprometimentos respiratórios e dependência química ao neonato;
IV - As infecções urinárias maternas devem ser urgentemente tratadas para que não ocorra aborto espontâneo ou prematuridade.
		
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	 
	Apenas III e IV estão corretas
	
	Apenas I e II estão corretas
	 
	Apenas II III e IV estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201147174)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As principais causas da hiperbilirrubinemia são:
		
	
	Criança pós-termo, icterícia fisiológica e má formação congênita.
	 
	Icterícia fisiológica, incompatibilidade de RH, reabsorção de sangue e infecção.
	
	Má formação congênita, reabsorção de sangue e criança pré-termo.
	
	Criança pós-termo, criança pré-termo, infecção e reabsorção de sangue.
	 
	Icterícia fisiológica, compatibilidade de RH e infecção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201147177)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para o recém-nato pré-termo que vai para a UTIN:
		
	 
	Existe pequena mudança ambiental, já que o útero é adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, facilita movimentos aleatórios e favorece estímulos vestibulares. Por outro lado, a UTIN é adaptada para a criança, favorece estímulos proprioceptivos e auxilia a termorregulação.
	
	Mesmo não sendo ambientes parecidos, a criança não sente grandes mudanças, pois ambos os ambientes são adaptados e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
	
	Não existe grande mudança ambiental, pois apesar do parto em si ser traumatizante, uma vez que a criança vai para a UTIN, ela retorna a condições extremamente semelhantes ao útero, exceto pela segurança e termorregulação, que na UTIN são melhores que no útero.
	 
	Existe grande mudança ambiental repentina, uma vez que o útero é totalmente adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, elimina a gravidade, facilita movimentos aleatórios, favorece estímulos proprioceptivos e vestibulares e auxilia a termorregulação. Por outro lado, a UTIN possui luminosidade intensa, barulho desagradável constante, expõe e recém-nato a constantes intervenções e não auxilia na termorregulação.
	
	Não existe nenhum tipo de mudança que possa ser considerada como incomoda para a criança.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201639851)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O movimento é um aspecto essencial da vida. Ele é crucial na nossa capacidade de caminhar, correr e brincar;procurar e comer os alimentos que nos nutrem; nos comunicarmos com os amigos e a família; ganhar o pão de cada dia; em essência, sobreviver. Sobre controle motor assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	A pesquisa de Sherrington em 1906 formou a base experimental da clássica teoria hierárquica do controle motor
	 
	Na teoria do reflexo, a concepção de um reflexo exige a presença de três estruturas: uma receptora, um trajeto nervoso condutor e um efetor.
	 
	O movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
	 
	Uma limitação da teoria da ação dinâmica pode ser a suposição de que o sistema nervoso cumpre uma função consideravelmente irrelevante.
	 
	A teoria dos sistemas é caracterizado por uma estrutura de cima para baixo, na qual os centros superiores sempre estão encarregados dos inferiores.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201147094)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A criança com Distrofia muscular de Duchenne deambula fazendo o uso de qual tipo de marcha?
		
	 
	anserina
	
	ceifante
	
	antálgica.
	
	tesoura.
	 
	base de suporte reduzida

Outros materiais

Perguntas Recentes