Buscar

Caso concreto 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 5
João e José são indiciados em IP pela prática do crime de peculato. Concluído o IP e remetidos ao MP, este vem oferecer denúncia em face de João, silenciando quanto à José, que é recebida pelo juiz na forma em que foi proposta. Pergunta-se: Trata-se a hipótese de arquivamento implícito? Aplica-se a Súmula 524 do STF? 
R: A aplicação do arquivamento implícito no processo penal ainda não é pacifica na jurisprudência, e ainda não há norma legal que o regulamente. O fenômeno consiste na ocorrência em que o titular da ação penal pública se omite em face dos indiciados e passa a oferecer a denúncia somente com relação a um destes, sem qualquer justificativa no procedimento. Vislumbra-se assim, a ocorrência do arquivamento implícito subjetivo (quando a omissão se dá aos autores do fato). No caso exposto, resta-se nítido a ocorrência do arquivamento implícito subjetivo, com isso, levando em consideração a efetiva aplicação do instituto, só se poderia iniciar novamente a ação penal, se novas provas se juntassem nos autos. Segue entendimento da Súmula 524 do STF.
Contudo, é importante lembrar a segunda hipótese possível de aplicação ao caso concreto, qual seja a possibilidade do juiz intimar o MP para que expressamente se manifeste acerca do indiciado omitido, podendo esta inclusão ocorrer até antes da prolação de sentença no processo, de modo que se deixe claro as razoes do arquivamento do feito em referência ao indiciado, nos termos do art. 28 do CPP, e em consonância ao princípio da obrigatoriedade da ação penal. Saliente-se que o STF entendeu que o sistema de processo penal brasileiro não acatou o instituto do arquivamento implícito do IP.
 
2- Na cidade “A”, o Delegado de Polícia instaurou inquérito policial para averiguar a possível ocorrência do delito de estelionato praticado por Márcio, tudo conforme minuciosamente narrado na requisição do Ministério Público Estadual. Ao final da apuração, o Delegado de Polícia enviou o inquérito devidamente relatado ao Promotor de Justiça. No entendimento do parquet, a conduta praticada por Márcio, embora típica, estaria prescrita. Nessa situação, o Promotor deverá:
a) arquivar os autos. 
b) oferecer denúncia. 
c) determinar a baixa dos autos. 
d) requerer o arquivamento. 
3- A autoridade policial, ao chegar no local de trabalho como de costume, lê o noticiário dos principais jornais em circulação naquela circunscrição. Dessa forma, tomou conhecimento, através de uma das reportagens, que o indivíduo conhecido como “José da Carroça”, mais tarde identificado como José de Oliveira, teria praticado um delito de latrocínio. Diante da notícia da ocorrência de tão grave crime, instaurou o regular inquérito policial, passando a investigar o fato. Após reunir inúmeras provas, concluiu que não houve crime. Nesse caso, deverá a autoridade policial:
A) determinar o arquivamento dos autos por falta de justa causa para a propositura da ação. 
B) encaminhar os autos ao Ministério Público para que este determine o seu arquivamento. 
C) relatar o inquérito policial, sugerindo ao Ministério Público seu arquivamento, o que será apreciado pelo juiz. 
D) relatar o fato a Chefe de Polícia, solicitando autorização para arquivar os autos por ausência de justa causa para a ação penal. 
E) relatar o inquérito policial, requerendo o seu arquivamento e encaminhando-o ao juízo competente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes