Buscar

caso concreto 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO 
AULA 3
1- Marque a resposta correta:
A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:
A- Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
B-Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivo emocional.
C- Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional e social desde o nascimento até a velhice.(X)CORRETA
D- Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.
E- Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.
2- Analise os itens a seguir, relativos à Psicologia do desenvolvimento.
A- Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influenciando desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.
(X ) Certa ( ) Errada
B-A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudançano comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.
( ) Certa (X ) Errada
3- A Doutrina da Proteção Integral, presente no artigo 227 da República Federativa do Brasil, nos fala de uma integralidade da proteção de crianças e adolescentes e sua peculiar condição de sujeitos em desenvolvimento. Dito de outra maneira, se faz necessário a garantia do desenvolvimento BIOPSICOSSOCIAL de crianças e adolescentes, já que o cuidado assume um valor jurídico. A partir destes pressupostos, leia o seguinte caso concreto e responda o que se pede: Luiz e Raquel são casados. Luiz era caminhoneiro, autônomo e num acidente ficou tetraplégico. Raquel precisou manter a sua casa, já que a pensão recebida em função do acidente do marido não consegue manter os muitos tratamentos de Luiz e nem as necessidades da família. Na época do acidente de seu marido, ambos tinham um bebê de
três meses de vida (Pedro). Raquel deu início a uma intensificação de seu trabalho como costureira autônoma, em sua casa. Raquel não tem condições financeiras de pagar uma babá e não há ninguém que a ajude nos cuidados com Pedro e com Luiz. Em função disto, deixa Pedro num “cercadinho” de
madeira ao lado da cama de Luiz que emite sons ao sinal de algum perigo que Pedro possa ser vítima. E assim, levaram suas vidas numa teia peculiar de laços afetivos. Atualmente, Pedro tem dois anos e ainda não engatinha, apresentando um sério transtorno psicomotor em função de não ser estimulado a caminhar fora do “cercadinho”. Este atraso psicomotor foi notificado ao Conselho Tutelar que solicitou que a mãe estimulasse Pedro a caminhar.
A partir do caso concreto em tela, faça uma análise que leve em conta o cuidado como valor jurídico, as funções do Conselho Tutelar e a Doutrina da Proteção Integral.
RESPOSTA:
Desse modo deve-se observar algumas disposições legislativas a respeito do cuidado em decisões judiciais que lhe atribuem cunho jurídico e, por via de consequência, sanções ao seu descumprimento. Reconhece por fim, que o cuidado não deve se limitar aos seres humanos nascidos, posto que a vida humana é muito mais do que a representação que dela se tem na vida de cada um. O conselho tutelar sendo instrumento para efetivação dos direitos das crianças e adolescentes tem como objetivo trabalhar as dificuldades existentes no cotidiano deste órgão. O sistema jurídico pode ser analisado em duas fases distintas, a primeira que denominamos de situação irregular no qual a criança e adolescente eram percebidos quando estavam em situação irregular, ou seja, não estavam inseridos dentro de uma família ou teriam atentado contra o ordenamento jurídico ;já a segunda fase denominada doutrina da Proteção Integral, teve como marco definitivo a instituição Federal de 1988,onde encontramos no art. 227,o entendimento da absoluta prioridade.

Outros materiais