Buscar

nutrição 01 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BROMATOLOGIA, ALIMENTOS E NUTRIÇÃO ANIMAL
Prof.: Elvino Ferreira
Nome: Lorrayne de Oliveira Rodrigues, 201511112 Data: 19/09/2016
Digestão nos Mamíferos: Digestão e Absorção de Glicídeos
Conceitue digestão e absorção.
R: Digestão: Conjunto de processos físicos e químicos que têm como objetivo a simplificação de macromoléculas ingeridas em micromoléculas com a finalidade de ser absorvidas pelas células epiteliais do trato gastrointestinal.
Absorção: processos pelos quais as moléculas são transportadas através das células epiteliais que revestem o trato gastrointestinal para penetrarem no sangue ou na linfa. Ocorre por transporte ativo e/ou por difusão.
Distingua e caracterize os diversos grupos de mamíferos quanto aos seus regimes alimentares. 
R: Os mamíferos podem ser divididos de acordo com seu regime alimentar em três tipos, sendo eles, carnívoros, herbívoros e onívoros. Os animais carnívoros são todos aqueles que se alimentam de outros animais, os herbívoros são aqueles que se alimentam de plantas ou parte delas e os onívoros são aqueles que se alimentam de animais e de plantas. Os carnívoros se subdividem em insetívoros, piscívoros, hematófagos e necrófagos, os insetívoros são animais que se alimentam de insetos (ex.: morcegos), os piscívoros se alimentam de peixes (ex.: urso), os hematófagos são animais que se alimentam de sangue (ex.: morcegos, pulga, sanguessuga) e os necrófagos se alimentam dos cadáveres de outros animais (ex.: hiena e abutre). Os herbívoros se subdividem em herbívoros vegetarianos, granívoros e frugívoros, os herbívoros vegetarianos se alimentam de ervas tenras (ex.: girafa, vaca), os granívoros se alimentam de grãos e sementes (ex.: coala, macaco) e os frugívoros são aqueles que se alimentam de frutos (ex.: primatas).
Relacionem e identifiquem os diversos glicídios alimentares
R: Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os glicídios representam a principal fonte de energia dos seres vivos, estando presente em diversos alimentos. Para a alimentação os principais glicídios são: glicose, frutose, sacarose, galactose, amido e celulose. A glicose trata-se de um glicídio formado por cristais que são solúveis em água, a glicose tem sabor doce e pode ser encontrada nas frutas, no mel e em outras fontes. A frutose pode ser encontrada também nas frutas e no mel. A sacarose pode ser encontrada no açúcar, na cana, na beterraba, etc. A galactose é um glicídio encontrado no leite e seus derivados. O amido é encontrado em diversos alimentos, como no feijão, no trigo, no arroz, no milho e em outras sementes e alimentos. E a celulose está presente em vários vegetais e na estrutura da madeira.
Caracterize os polissacarídeos de reserva e estruturais.
R: Os principais polissacarídeos de reserva são o amido e o glicogênio, o amido apresenta função de reserva nas plantas, pode ser encontrado em raízes, caules e folhas; o glicogênio é o carboidrato de reserva dos animais, sendo encontrado armazenado no fígado e nos músculos. Os principais polissacarídeos estruturais são a celulose e a quitina, a celulose participa da composição da parede celular dos vegetais, e é o carboidrato mais abundante na natureza; a quitina está presente na parede celular dos fungos e no exoesqueleto dos artrópodes e possuem grupos aminas em sua cadeia.
Identifique a importância de cada um dos grupos de polissacarídeos acima relacionados na alimentação de monogástricos e poligástricos.
R: Os animais monogástricos se caracterizam pela pequena capacidade de digerir polissacarídeos estruturais (celulose, hemicelulose, quitina), contudo são importantes para a manutenção do trânsito intestinal (ação física), favorecem os movimentos peristálticos, a quantidade de Energia Digestível do alimento é inversamente proporcional ao seu teor de fibra. Os polissacarídeos de reserva são importantes tanto para monogástricos como para ruminantes no âmbito de que o glicogênio (reserva animal) atua como forma de armazenamento de açucares no fígado e no músculo. No fígado, a produção e a degradação do glicogênio são fundamentais para suprir as necessidades do organismo, garantindo a manutenção da glicemia entre as refeições. O glicogênio no fígado funciona como uma reserva de glicose, que, sempre que necessário, é utilizada e levada também para outros órgãos. No músculo, os processos de síntese e degradação são realizados apenas para suprir as necessidades desse tecido. E o amido é o principal polissacarídeo digerível das plantas, presentes em grandes quantidades nos grãos cereais, sendo uma ótima fonte de energia para ruminantes e monogástricos. Para os animais ruminantes os polissacarídeos estruturais têm a mesma finalidade que os para monogástricos, assim sendo a principal função dos carboidratos é ser fonte de energia para os animais.
Enumere os principais componentes da saliva comentando: papeis fisiológicos e reações químicas de identificação.
R: A saliva é um líquido secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Seu maior componente é a água, os demais componentes são o K+, Na+ e Mg++, HCO3, mucina, ptialina/amilase salivar. A água umedece o alimento, os íons K+, Na+ e Mg++ controlam a osmolaridade da saliva, o HCO3 regula o pH salivar, a mucina produz muco de proteção, e a ptialina ou amilase salivar é uma enzima salivar que em pH neutro ou levemente alcalino digere parcialmente o amido e o converte em maltose.
Discuta tecnicamente o papel do sistema nervoso autônomo na regulação da secreção salivar.
R: Existem dois tipos de controle através do sistema nervoso autônomo, o simpático e o parassimpático. O sistema nervoso autônomo simpático inibe os movimentos peristálticos e a secreção salivar, isso ocorre através da liberação de adrenalina que se liga a musculatura lisa do tubo digestivo através de receptores adrenérgicos do tipo α. Por outro lado o sistema nervoso autônomo parassimpático, estimula os movimentos peristálticos e a secreção salivar, através da liberação de acetilcolina que se liga a musculatura lisa do tubo digestivo através de receptores colinérgicos muscarínicos.
Distingua, quanto a ação e a eficiência, a amilase salivar da amilase pancreática.
R: A amilase salivar realiza a digestão do amido ainda na boca, entretanto a amilase salivar é degradada pela acidez estomacal, e somente no intestino a digestão do amido é completada pela amilase pancreática.
Relacione as principais dissacaridases jejunais.
R: As principais dissacaridases jejunais são a maltase, a sacarase e a lactase. A maltase é uma enzima que atua sobre a maltose a transformando em glicose; a sacarase é uma enzima do suco entérico, produzida na parede do duodeno e tem como função a digestão da sacarose transformando-a em glicose e frutose; e a lactase é uma enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose. Faz parte da secreção intestinal de mamíferos jovens e é essencial para a digestão do leite. Nos adultos que deixam de tomar leite, a produção dessa enzima pode diminuir e causar dificuldade para digerir o leite ou intolerância à lactose.
Distingua os diversos mecanismos envolvidos na absorção intestinal das oses e indique a importância fisiológica de cada um deles.
R: Quando o bolo alimentar chega ao duodeno, sofre a ação do suco intestinal, que é uma mistura do suco pancreático e do suco entérico, elaborado pelas células do intestino delgado. Uma amilase de origem pancreática continua o desdobramento do amido que escapou da digestão bucal e gástrica. No intestino delgado, há três enzimas elaboradas pelo suco entérico: a maltase, a sacarase ou invertase, e a lactase, os quais continuam a digestão dos carboidratos. A maltase desdobra a maltose em duas moléculas de glicose; a sacarase transforma a sacarose (a qual atravessa a boca e o estômago sem sofrer ação digestiva) em uma molécula de glicose e outra de frutose; quando há ingestão de lactose, a qual não sofre digestão bucal nem gástrica, a lactase a transformaem uma molécula de glicose e outra de galactose. Sob a forma desses monossacarídeos é que os carboidratos são absorvidos.

Outros materiais