Buscar

Adulto Jovem trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Período Adulto Jovem 
21 aos 40 anos 
Apresentação Acadêmicos: Ângelo Netto, Gianluca Costa, Ilson Costa, Maira Auler, Marcos Bordignon, Matheus Oliveira, Mathias Lourenço, Rafael Conceição e Sabrina Vargas 
Sumário/divisão do conteúdo 
Introdução;
Características da fase;
Divisão segundo autores;
Características dos domínios: Cognitivo, Social, Afetivo/Psicológico;
Domínio motor, segundo autores;
Teoria Erick Erickson;
A relevância destes conhecimentos para a formação e atuação do educador físico;
Curiosidades;
Desenvolvimento da linguagem;
Conclusão;
Referencias bibliográfica 
Introdução 
 Esta pesquisa tem por objetivo definir e situar o adulto jovem no ciclo vital do desenvolvimento humano, descrevendo suas principais características físicas, cognitivas e psicossociais, levantar informações sobre as principais questões que envolvem a identidade do adulto jovem, explicar o significado de cuidar e educar, nessa fase do ciclo vital. Principais ações de cuidados e educação identificando suas problemáticas. 
 	
Características da fase 
 O período da vida humana, (denominado Adulto Jovem) é a fase compreendida, aproximadamente, dos vinte aos quarenta anos de idade. Essa etapa da vida é permeada por acontecimentos e realizações intensos. Os jovens adultos estão no auge de sua força, energia e resistência; mas continuam a se desenvolver em todas as suas dimensões e fazem escolhas importantes para sua saúde, felicidade e sucesso.
Divisão segundo autores 
 Podemos observar que é muito difícil determinar, com precisão, as idades características.
 Cada autor tem sua posição quanto à idade adulta jovem:
 
 Bromley ( dos 21 aos 25 anos)
 Havighurst ( dos 18 aos 35 anos)
 Gallahue (dos 20 aos 40 anos)
 Erik Erikson não divide em idades precisas; mas aponta áreas como: adulto jovem, adulto médio e adulto tardio.
Características dos domínios 
 Veremos a seguir as principais características dos domínios cognitivo, social, Afetivo/psicológico e Domínio motor da fase denominada por Erik Erikson como jovem adulto.
Domínio cognitivo 
 Perfeição das habilidades de fala e escrita para situações formais.
Domínio social 
Nos primeiros anos da fase o adulto jovem ainda está a se descobrir conhecendo a si e a outrem(pessoa não identificada) 
Nesta fase da vida, o pensamento, parece ser flexível e aberto, muitas vezes, pensando apenas em si mesmo. A lógica é o principal intuito. 
Domínio Afetivo/psicológico
 Os jovens adultos estão preparados e dispostos a unir a sua identidade a outras pessoas. Eles buscam relacionamentos de intimidade, parceria e associação e estão preparados para desenvolver as forças necessárias para cumprir esses compromissos, ainda que, para isto, tenham de fazer sacrifícios”. (Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000: p.174). 
 
 Se as crises anteriores não tiveram desfechos positivos, a pessoa tende ao isolamento como forma de preservar o seu ego frágil. “O perigo do estágio da intimidade é o isolamento, a evitação dos relacionamentos, quando a pessoa não está disposta a comprometer-se com a intimidade”. (Calvin S. Hall; Gardner Lindzey ; John B. Campbell, 2000: p.174).
Veremos a seguir o que pensam autores sobre o domínio motor desta fase. 
Domínio motor 
A importância das fases anteriores
No livro CRESCIMENTO EDESENVOLVIMENTOMOTOR HUMANO é dito a importância que as fases antes desta tem para o adulto jovem, neste também e explicado sobre deficiências motoras na fase adulto jovem por não ter a pratica nas fases antecessoras. (Prof. Alcir Braga Sanches, Prof. Luiz Cezar dos Santos, Prof. Osmar Riehl;2008)
Implicações para o modelo de desenvolvimento motor
A aquisição das competências motoras fundamentais depende em grande medida de fatores ambientais, tais como oportunidade de praticar, o encorajamento e o ensino, e ainda dos objetivos da própria tarefa isto para toda e qualquer idade ou período da vida. (David L. Gallahue, Desenvolvimento motor e aquisição da competência motora na educação pág.80, 2009)
Estabelece uma base para identificação do movimento corporal humano
A compreensão dos domínios é importante para distinguir as atividades de Educação Física em termos de sua especificidade em relação aos mundos em que se desenvolve esta prática profissional (esporte, lazer, portadores de necessidades especiais e geracional, educação e “fitness” desta maneira auxiliando no domínio motor. (Prof. Dr. Gabriel Humberto Muñoz Palafox – Nepecc/ UFU, pág.2 site: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/341_conceitos_am.pdf, 2012)
O Desenvolvimento Motor e sua importância para os professores de Educação Física na formação de habilidades
O desenvolvimento motor e a aprendizagem motora abrem um enorme leque de possibilidades de pesquisas e são de grande relevância o seu estudo dentro da Educação Física, por acreditarmos que estes, ainda que diretivos, são pouco conhecidos, no sentido de sua real aplicabilidade e funcionalidade nas aulas de Educação Física (REZENDE, Maria Carolina – UFS, 2011, pág. 1, site: http://edfparatodos.blogspot.com.br/2011/05/o-desenvolvimento-motor-e-sua.html)
Erick Erickson características e conflitos 
 Na sua Teoria de Desenvolvimento Psicossocial, Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais perspectivados, por sua vez, em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte. Cada estágio, contribui para a formação da personalidade do individuo e é constituído, no seu núcleo, por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
 Segundo Erikson, o sexto estágio psicossocial é atingido na idade do adulto jovem e denomina-se “Intimidade vs. Isolamento”. Ainda, segundo o autor, neste estágio, o interesse, além de profissional, gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras.
 Já no sétimo estagio psicossocial também é atingido nesta fase e denomina-se “Produtividade x Auto- Absorção” Erikson embarga que é a fase da criatividade, de criar novas coisas. Um aspecto principal é o de cuidar, não só de si mesmo, mas também dos outros.
A relevância destes conhecimentos para a formação e atuação do educador físico 
A educação física escolar tem grande contribuição para levar pessoas para academias, com o termino da escola muitas vezes a atividade física que era apenas vista na escola passa a não existir assim levando muitas pessoas à procura de academias para se exercitar. 
Curiosidades 
A doença que mais mata os adultos é a AIDS, após vem os acidentes de carro.
40% dos adultos fumam 
70% das mulheres tem problemas com a menstruação.
A visão é mais acentuada dos 20 aos 40 anos
O paladar e o olfato permanecem estáveis ate os 45 anos.
Desenvolvimento da linguagem
 Uma das tarefas do adulto é superar o egocentrismo do pensamento experimentado na adolescência e em sua infância.
 A habilidade em lidar com mais e mais objetos no nível operatório formal (raciocínio lógico) é estendida.
Conclusão 
Concluímos que é nessa idade que o ser humano terá grandes mudanças em sua vida e que é uma das fases mais importantes tanto no social como psicológico. Concluímos também que é a partir desta fase que começamos a pensar no que nos esperas no futuro e nas próximas fase da vida que viram a seguir, está também e a fase da vida em que na maioria das vezes se constrói uma família e começamos a trabalhar. 
Referencias bibliográfica 
http://edfparatodos.blogspot.com.br/2011/05/o-desenvolvimento-motor-e-sua.html
http://www.academia.edu/8937641/CRESCIMENTO_E_DESENVOLVIMENTO_MOTOR_HUMANO 
http://psicfadeup.blogspot.com.br/2011/07/desenvolvimento-motor.html
http://www.plenamente.com.br/desenvolvimento-humano.php#6
http://cnpq.br/ palavras chaves adulto jovem, teorias adulto jovem.
http://psico201320.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-04-18T15:29:00%2B01:00&max-results=7&start=7&by-date=false

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais