Buscar

Redação Gestão Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
1. Avaliação I - Redação Individual (401162) - Gestão Financeira (EMD05)
Prova: 6090991
QUESTÃO:
1. Uma ferramenta de gestão financeira muito importante para orientar a tomada de decisão é o demonstrativo de orçamento de caixa. Essa ferramenta relaciona as previsões de entradas e saídas de recursos financeiros no caixa da empresa. Contudo, o fluxo de caixa não deve ser preocupação apenas do gestor financeiro. Outros setores empresariais precisam estar envolvidos na formação e planejamento do ciclo financeiro. Escolha dois dos os setores a seguir e explique de que forma influenciam na formação do fluxo de caixa: a) produção; b) compras; c) vendas; e d) cobrança.
RESPOSTA ESPERADA: 
Produção: mudanças no ciclo produtivo podem provocar alterações tanto nos custos dos produtos quanto nos prazos de pagamentos.
Compras: o alinhamento dos prazos de pagamento para sincronizar com os prazos de recebimento provoca mudanças no prazo em que a empresa precise dispor de capital de giro.
Cobrança: trata-se de atividade que afeta a liquidez da empresa, pois colabora para a recuperação dos recursos da empresa que estão em poder de terceiros.
Vendas: setor que define os prazos para recebimentos. A gestão desse prazo influencia na necessidade de capital de giro, precisando buscar recursos para cobri-lo no período apurado no fluxo de caixa.

Outros materiais