Buscar

slides 2016 sistemas de producao (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS DE PRODUÇAO
INDUSTRIA SANSUY
Engenharia de Produção
COMPONENTES: 
ANGELO BORGES DE OLIVEIRA NETO
ELIVELTON LOPES MEDEIROS
FABIO MACEDO DE OLIVEIRA
GISALVA RIUSA
LUCAS SANTANA
JOSÉ CARLOS BORGES OLIVEIRA JÚNIOR
Desenvolver conhecimentos e habilidades na aplicação de conceitos e fundamentos através de um estudo em uma indústria no setor de plásticos conhecendo os seus métodos de sistemas de produção.
Objetivo
A empresa: Fundada em 1966 por imigrantes japoneses, a Sansuy S/A – indústria de plástico voltada para atender as necessidades do mercado. Iniciou suas atividades com a fabricação de mangueiras de PVC de alta pressão para pulverização agrícola, e no final de década de 60 armazéns infláveis em lona de PVC para estocar a produção excedente de grãos, até então não fabricados no Brasil. 
A EMPRESA
Com investimentos em tecnologia e estrutura, diversificou para a produção de outros manufaturados. Atualmente, suas unidades industriais localizadas em São Paulo e na Bahia fornecem produtos para os mais diversos segmentos: automotivo, transporte e logística, mineração, lazer, construção, agronegócios, e comunicação visual, entre outros, para o mercado nacional e internacional. Atualmente conta com a capacidade produtiva de 38.000 toneladas/ano nas unidades industriais em São Paulo e na Bahia.
A EMPRESA
Produção de produtos voltados para:
Agricultura e pecuária; 
Armazenagem ;
Comunicação visual; 
Piscicultura; 
Construção; 
Industria ; 
Solução em água ; 
Transportes;
Produtos produzidos
Pelo grau de padronização dos produtos (padronizados e sob medida);
Pelo tipo de operação que sofrem os produtos (contínuos repetitivos em massa, repetitivos em lote, por projeto.);
Pela natureza do produto (bens, serviços);
Classificação dos Sistemas de Produção
Na SANSUY o PCP é responsável pelo prazo de entrega dos produtos, a negociação é feita diretamente com o setor comercial e tem como principal objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle.
O roteiro de fabricação dos produtos da SANSUY também quem determina é o PCP ele determina, por exemplo, quem fará as operações, onde elas serão feitas (em qual máquina), os tempos unitários de fabricação do produto para cada uma das operações.
Prazo de entrega e flexibilidade do pedido
A Sansuy possui uma linha de produtos chamada de Santoldo, desenvolvida para confecção de toldos, coberturas, fachadas, cortinas, etc. 
Produzidos em grandes escalas;
Estoque é baseado na média de faturamento anual do ano anterior, logo eles são estocados e disponíveis para pronta entrega ;
Não precisa de mão de obra muito especializada;
Processo rotineiro;
Padronização do produto
Linha Santoldo
Na SANSUY identificamos em uma linha de produtos para comunicação visual (SANLUX NS), um produto desenvolvido apenas para um determinado cliente, ou seja, esses produtos não são produzidos para estoques eles são fabricados sob encomenda do cliente.
Dificulta o controle de custos e prazos;
Produtos mais caros do que os padronizados
Sistema de Produção Sob Medida
A linha da Sansuy de biodigestores são produtos criados para atender uma necessidade especifica do cliente.
Alta flexibilidade dos recursos produtivos;
Tem uma data especifica para ser concluído;
Impõe uma organização dedicada ao projeto;
Mão de obra qualificada;
Custo de produção alto;
Envolve várias áreas especificas da empresa;
Processo por Projeto
A empresa também trabalha na base do processo contínuo, ou seja, tem como objetivo produzir o maior número de itens em menor tempo possível. Não há grandes modificações no produto e o processo flui de maneira prevista e ininterrupta.
Não existe flexibilidade no sistema; 
Favorece a automatização do processo;
Processos Contínuos
O PCP determina a aquisição de novos insumos, sejam eles as quantidades de matérias primas, máquinas ou pessoal. É feito duas vezes por semana um consumo de todos os produtos que estão programados.
Estoques de Matérias-Primas
Etapas para produção da lona
CALANDRA:
Calandragem é um processo de transformação onde o material na forma de espaguete é passado entre dois ou mais rolos contra rolantes, que por sua vez o pressiona com o objetivo de achatá-lo. Desta forma são produzidos os filmes calandrados.
Na calandra o processo é contínuo, ou seja, é um processo constante e ininterrupto. Dessa forma, assim que uma etapa de todo o processo é concluído, logo o produto é repassado para outra máquina automatizada com o objetivo de continuar o processo de fabricação. 
Etapas para produção da lona
CALANDRA:
MIXER: é um misturador de hélice, onde o mesmo é triturado e ocorre a mistura das matérias-primas. 
BAMBURY: composto de dois rotores e um pilão, ele tem a função de aquecer e homogeneizar a mistura para fazer uma massa viscosa.
Etapas para produção da lona
Etapas para produção da lona
Laqueadora:
O processo de lacagem é de grande importância para produção de lonas, ela é responsável por proporcionar melhorias nos filmes laminados, que a calandra não consegue fazer. No processo de lacagem são adicionados aditivos em pasta (laca) nos filmes laminados de PVC como por exemplo:
- Anti chama: é aplicado o anti chama com o objetivo de deixar o filme com uma ação retardante a chama.
Anti UV: è aplicado com o objetivo de 
proteger o filme quando expostos a radiação
e calor.
Etapas para produção da lona
Revestidora:
Na revestidora ocorre o processo onde é acoplado um tecido de alta resistência ao rasgamento entre dois filmes laminados de PVC. Essa é etapa final de todo processo onde já podemos chamar o produto final de lona.
Regulagem de máquinas
Devido ao tamanho da industria, o seu gerenciamento fica delicado por ser dividido em setores.
Dificuldade de gerenciamento da planta
O maior benefício em integrar os sistemas está no controle e reação ao ambiente que a empresa passa a ter, com isso a empresa consegue estipular prazo de entregas, compras, metas, contratação de funcionários com maior eficiência.
É necessário que cada empresa busque conhecer melhor o seu processo, identificando e compreendendo suas falhas, para então utilizar ferramentas eficazes na analise e solução de problemas.
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais