Buscar

Apol Educação permante

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/andragogia/. Acesso em: 02 ago. 2017. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre os princípios que norteiam o modelo Andragógico no processo de ensino e aprendizagem de adultos, assinale a alternativa que contempla, corretamente, os princípios elencados pelo autor do texto:
Nota: 20.0
	
	A
	Lentidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Conhecimento prévio; Necessidades de estudar e Motivação.
	
	B
	Motivação; Papel das experiências; Autoconceito do aprendiz e Metacognição.
	
	C
	Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e Motivação.
Você acertou!
De acordo com o autor do texto, “O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios: 1.Necessidade de saber: adultos carecem saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo. 2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por suas vidas, portanto querem ser vistos e tratados, pelos outros, como capazes de se autodirigir. 3. Papel das experiências: para o adulto, suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes. 4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia a dia. 5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade. 6.Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento (texto-base, p. 145,146).
	
	D
	Orientação para a aprendizagem; Papel dos orientadores; Necessidades de decorar e Fixação.
	
	E
	Conhecimento prévio; Necessidades de estudar; Motivação; Metacognição e Aprendizagem lúdica.
Questão 2/5 - Educação Permanente
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Knowles (2005) afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam também o estilo andragógico de aprendizagem. Experiências passadas e atuais também ajudam a formatar a aprendizagem, sendo que adultos aprendem mais no contexto da vida real, sendo motivados em aprender para solucionar problemas. Durante anos se refinou o modelo andragógico emergente, o que, em nossa opinião, fortificaram-no. Aprender é um fenômeno complexo que desafia qualquer modelo”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
Tendo em vista o recorte de texto dado e os conteúdos abordados no texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos sobre as características do aluno da EJA, assinale a alternativa que contempla corretamente essas características:
Nota: 20.0
	
	A
	Possui muita bagagem diversificada e sabe como utilizá-la em sala de aula por possuir conceitos formados, portanto, são sujeitos sempre ativos na posse de competências e habilidades para sua vida em sociedade.
	
	B
	São sujeitos com experiência e que possuem sua própria cultura, por isso, são agentes ativos de sua aprendizagem, não necessitando do material concreto para ampliar sua compreensão acerca de um determinado conteúdo.
	
	C
	Geralmente, o aluno da EJA é autônomo e possui autoestima fortalecida, com ampla capacidade de trabalhar em grupos e se relacionar com seus colegas, adaptando-se a qualquer tipo de aula.
	
	D
	O rendimento e a permanência do aluno da EJA geralmente independem da forma como ocorre o direcionamento das disciplinas e as atividades em sala de aula, pois são autônomos e sempre animados para o estudo sem lugar para o fracasso.  
	
	E
	Necessitam de acompanhamento e direcionamento dos saberes adquiridos por meio de suas diversas experiências ao longo da vida, sobretudo, enriquecendo-os com os conteúdos curriculares.
 
Você acertou!
A letra e) está correta, porque “O público jovem e adulto, por ter vivenciado experiências ao longo de sua vida, necessita de acompanhamento e direcionamento dos saberes já adquiridos, além, é claro, daqueles curriculares” (texto-base, p. 147). A letra a) está incorreta porque apesar do aluno da EJA possuir muita bagagem diversificada e conceitos formados, ele não sabe como utilizá-la em sala de aula na posse de competências e novas habilidades, necessitando do professor para orientar o caminho para a aprendizagem, pois “Existe um leque de possibilidades para o professor preparar o aluno da sala EJA para a posse de algumas habilidades e competências necessárias para a sua vida em sociedade com mais autonomia. Basta, apenas, pensar que o aluno EJA já traz bastante bagagem, mas nem sempre sabe como utilizá-la e cabe ao educador orientar o caminho para a apropriação do conhecimento, alfabetizando e letrando, em um conjunto ideal de ensino aprendizagem” (texto-base, p. 152). A letra b) está errada porque a sua experiência de vida enquanto sujeito com uma cultura própria não elimina a necessidade do material concreto para a aprendizagem de um determinado conteúdo, pois “o educador não deve seguir apenas o modelo utilizado pela Andragogia, acreditando que o adulto, por ter mais experiência, não necessita de material concreto para uma melhor compreensão do conteúdo proposto” (texto-base, p. 148). A letra c) também está errada porque não é qualquer tipo de aula que atende às necessidades do aluno da EJA favorecendo o trabalho em grupos e o relacionamento com os colegas de sala e, sim uma aula participativa. Além disso, sua autoestima e autonomia necessitam ser melhoradas para se alcançar tal objetivo, ou seja, “uma aula mais participativa aumenta as possibilidades de melhorar a autoestima do aluno e sua capacidade de trabalhar em grupo e de se relacionar com seus colegas [...] (texto-base, p. 148). Além disso, A letra d) é incorreta, pois a relação é de dependência e não de independência, ou seja, “O aluno da EJA, gostando da maneira como as disciplinas e as atividades são direcionadas, pode ter seu rendimento alterado para melhor, mas, do contrário, pode desistir, por isso o sentimento de impotência, fracasso e o desânimo devem ser evitados” (texto-base, p. 151).
Questão 3/5 - Educação Permanente
Considere a seguinte citação: 
“É preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado [...]. Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. Ou seja, deve-se recolocar a questão do mundo do trabalho sob a perspectiva epistemológica, no sentido de que a escola seja um espaço do pensar – saber sobre o trabalho – e não apenas um saber ‘qualificado’ (Lei 5.692/71) ou saber para o trabalho (Lei 7.044/82). Refletir essas questões significa buscar entender como a organização escolar e a organização curricular respondem à dicotomia do mundo do trabalho, posta no interior das práticas pedagógicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n13/n13a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados no texto-baseA relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as análises da educação no Brasil no âmbito do projeto societário da burguesia, assinale a alternativa que apresenta a definição correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Utiliza diferentes mecanismos para reproduzir a escola dual visando uma formação para o mundo do trabalho.
	
	B
	Defende uma escola pública, unitária, gratuita, laica e politécnica.
	
	C
	Prioriza a universalização da educação básica de efetiva qualidade, visando formar o cidadão crítico e reflexivo para o mercado de trabalho.
	
	D
	Não se interessa pela universalização da escola básica, oferece uma educação profissional e tecnológica restrita.
Você acertou!
A letra d) está correta, pois “O projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica e reproduz, por diferentes mecanismos, a escola dual e uma educação profissional e tecnológica restrita (que adestra as mãos e aguça os olhos) para formar o “cidadão produtivo” submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado. Por outro lado, permitem também entender por que combatem aqueles que postulam uma escola pública, unitária, universal, gratuita, laica e politécnica” (livro-base, p. 1131). A letra a) está incorreta porque a escola dual visa a formação para o mercado de trabalho, e não para o mundo do trabalho (texto-base, ou seja, “O campo da educação teve um ciclo de reformas completo para adaptar-se ao projeto do golpe civil-militar. Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, reiterando nossa vocação de cópia e mimetismo. A Pedagogia do Oprimido, ícone de uma concepção de educação emancipadora de jovens e adultos, foi substituída pelo Movimento de Alfabetização de Adultos (MOBRAL) sob a pedagogia do mercado. A profissionalização compulsória do ensino médio e a formação técnico-profissional, por outro lado, efetivou-se dentro da perspectiva de adestrar para o mercado p.1136). A letra b; c; e) estão erradas porque “Os clássicos do pensamento social, político e econômico brasileiro nos permitem apreender as forças que disputaram os projetos societários e entender o que nos trouxe até aqui e suas determinações. Permitem-nos entender, por outro lado, por que o projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica e reproduz, por diferentes mecanismos, a escola dual e uma educação profissional e tecnológica restrita (que adestra as mãos e aguça os olhos) para formar o “cidadão produtivo” submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado. Por outro lado, permitem também entender por que combatem aqueles que postulam uma escola pública, unitária, universal, gratuita, laica e politécnica” (texto-base, p. 1131).
	
	E
	Trata-se de um projeto que considera a necessidade da universalização do ensino médio de qualidade, pautado na concepção da educação politécnica.
 
Questão 4/5 - Educação Permanente
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A necessidade de se apropriar da atividade intelectual e das técnicas refinadas de produção passou a compor o rol da divisão social do trabalho e, nesse sentido, a classe dominante passou a compreender a Educação como elemento fundamental para a manutenção da desigualdade social, uma vez que os conhecimentos científicos e tecnológicos passaram a ser compreendidos como cada vez mais necessários para o desenvolvimento do sistema produtivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432005000200005>. Acesso em: 31 jul. 2017.
Levando em consideração o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, no que se refere aos problemas que se instauram diante da nossa formação social desigual, impedindo mudanças estruturais, marque a alternativa correta na apresentação desses problemas:
Nota: 20.0
	
	A
	O mimetismo caracterizado por uma colonização intelectual como dos organismos internacionais com seus intelectuais e técnicos; crescente endividamento externo e um abismo, cada vez mais, entre o poder do capital e do trabalho se revelando uma força de trabalho exorbitante na exploração do mundo.
Você acertou!
A letra a) está correta, pois, “Prado Júnior (1966) destaca três problemas que convivem e se reforçam na nossa formação social desigual e que impedem mudanças estruturais. O primeiro é o mimetismo na análise de nossa realidade histórica, que se caracteriza por uma colonização intelectual, hoje das teses dos organismos internacionais e de seus intelectuais e técnicos. Os protagonistas dos projetos econômicos e das propostas de reformas educacionais, a partir da década de 1990, se formaram em universidades estrangeiras ícones do pensamento desses organismos e/ou trabalharam nos mesmos. O segundo problema é o crescente endividamento externo e a forma de efetivá-lo pelo alto pelas frações dominantes da burguesia brasileira. E, por fim, o último constitui-se pela abismal assimetria entre o poder do capital e do trabalho, configurando uma das forças de trabalho de maior nível de exploração do mundo” (livro-base, p. 1132). A letra b) está errada porque a formação restrita não atende às necessidades do mundo do trabalho e, sim, do mercado de trabalho. A letra c) está errada porque o mimetismo se caracteriza pelo capital intelectual externo oriundo de excelentes universidades internacionais, e não interno. A letra d) está errada porque coloca o mimetismo como sendo algo nacional. A letra e) está incorreta porque garante o privilégio da classe dominante e não popular.
	
	B
	Crescente desigualdade entre as classes populares em um país cada vez mais, atrasado e subdesenvolvido, uma formação restrita para atender as necessidades do mundo do trabalho formando o sujeito competente e o crescente endividamento externo.
	
	C
	Uma nação onde os seres humanos produzem sua existência de forma desigual, a permanência de um projeto societário que minimiza as condições reais de existência por meio da exploração, e o mimetismo, caracterizado pelo monopólio intelectual nacional.
	
	D
	Crescente endividamento externo e um abismo, cada vez mais, entre o poder do capital e do trabalho se revelando uma força de trabalho exorbitante na exploração do mundo, e o mimetismo caracterizado pelo monopólio intelectual nacional.
	
	E
	São problemas de ordem política e social decorrente de um projeto societário, que busca sua solidificação por meio da exploração do mundo provocando um crescente endividamento externo, de forma a manter o privilégio da classe popular. 
 
Questão 5/5 - Educação Permanente
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Canário (1999), seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a ‘nova arte da formação’, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. O modelo andragógico surge então associado a uma contradição do modelo pedagógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_deja_anexo2.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017. 
De acordo com o texto-base Pedagogia e Andragogia na construção da educação de jovens e adultos, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de Andragogia:
Nota: 20.0
	
	A
	Ciência que se ocupa da aprendizagem de crianças e adultos contemplando estudos sobre as melhores metodologias de se efetivar o ensino para esses sujeitos.
	
	B
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação das crianças no processo de ensino e aprendizagem, unindo os princípios vindos da Pedagogia e valorizando o conteudismo.
	
	C
	Arte ou ciência que se ocupa da orientação de adultos no processo ensino e aprendizagem, rompendo compadrões vindos da Pedagogia e valorizando a experiência.
Você acertou!
A letra c) é a correta, pois “De acordo com definição creditada, na década de 1970, a Malcolm Knowles, Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender [...]. Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia” (texto -base, p. 145). A letra a) está incorreta porque é uma ciência que se ocupa apenas da aprendizagem do adulto, e não dos adultos. A letra d) também está incorreta porque apesar de apresentar princípios que se contrapõem à Pedagogia, não elimina totalmente toda e qualquer possibilidade de diálogo com os princípios da pedagogia na tarefa de ensinar, uma vez que, dependendo do conteúdo a ser ensinado, alguns alunos da EJA necessitam fazer uso do concreto (tão enfatizado pela Pedagogia com base em Piaget), para ampliar a compreensão do adulto e possibilitar aprendizagem mais eficaz. Isso pode ser confirmado na seguinte citação do texto “[...] Entretanto, se sentir que há necessidade de revelar mais detalhes sobre o conteúdo proposto, esse professor acabará utilizando recursos de aprendizagem de uma sala regular, procurando trabalhar com assuntos pertinentes àquela faixa etária. Por isso, o educador não deve seguir apenas o modelo utilizado pela Andragogia, acreditando que o adulto, por ter mais experiência, não necessita de material concreto para uma melhor compreensão do conteúdo proposto” (texto-base, p. 148). A letra e) é incorreta porque desconsidera a experiência do sujeito na aprendizagem, uma vez que “A Andragogia corresponde à ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes, por sua vez, são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida” (texto-base, p.145).
	
	D
	Ciência que parte do princípio que o processo de ensino e aprendizagem é único, seja direcionado para adultos ou crianças, focando no conteúdo e na disciplina.
	
	E
	Um modelo de educação que se restringe a compreender como o adulto aprende, desconsiderando sua experiência enquanto sujeito histórico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes