Buscar

RESUMO IDENTIDADE PEDAGOGIA E ID. PEDAGOGO

Prévia do material em texto

Acadêmica: Nubia Klaic do Nascimento, Campo Profissional Ped B. 
Identidade da Pedagogia e Identidade do Pedagogo
 O presente texto é dividido em tópicos, onde é discutido a identidade epistemológica da pedagogia e o papel profissional do pedagogo sobre o campo teórico investigativo da pedagogia.
 A pedagogia esta ligada ao senso comum, onde muitas vezes até os próprios pedagogos entendem a mesma como um modo de ensinar, em que o pedagógico esta fundamentado no metodológico e no procedimental. O autor traz no texto a etimologia da palavra pedagogo que em grego significa: “aquele que conduz a criança, o escravo que cuidava das crianças e as conduzia a escola”. Nesse sentido que se entendeu a pedagogia como um saber pratica que depende do dom de ensinar que é adquirido com experiências ou habilidades de algumas pessoas. Sobre essa questão o autor concorda que a pedagogia tem o papel da formação escolar das crianças, com processos educativos e métodos para ensinar, porem o mesmo acredita que ela é um campo investigativo teórico sobre o estudo e a reflexão da educação e suas praticas, podendo assim servir de base orientadora do trabalho educativo. 
 A educação é uma pratica entendida para a realização de uma atividade humana, em que sua finalidade é mediar a relação entre o sujeito da atividade e os objetos que fazem parte da realidade, atuando assim na formação e desenvolvimento do ser humano, em contextos sócios históricos. O autor especifica que a mesma é uma pratica social, com atuação na formação do ser humano, pois a experiência social e cultural desenvolvida pelos homens visam mudanças significativas na aprendizagem e personalidade dos educandos. 
 Partindo desse pressuposto fica claro que a pedagogia deve definir objetivos, finalidades, metodologias e formas de intervenção que auxiliem o processo educativo, em que seja feita a atuação dos educandos de forma concreta na sociedade, com uma dinâmica de relações sociais, pois, o autor mostra a importância das trocas de experiências entre os alunos, em que um vai aprendendo com o outro durante a interação. Libanêo afirma então que a pedagogia como teoria e pratica da educação, investiga a realidade educacional que esta em processo de transformação, buscando o entendimento global e intencional dos problemas educativos para assim com base em aportes teóricos das demais ciências da educação, procura soluções. 
 Para entender melhor o desdém sobre a pedagogia, o autor cita cinco hipóteses, onde a primeira, consiste em uma tendência recorrida no Brasil, a de sociologização do pensamento pedagógico em prejuízo dos aportes da ciência pedagógica, a segunda seria o enfraquecimento do campo teórico e investigativo da pedagogia, trazendo consequências em sua legitimidade e lugar na formação dos professores, a terceira hipótese é o surgimento e desenvolvimento do discurso pós estruturalista e sua influência no campo da educação. Já a quarta é os impactos das concepções politicas sociais do neoliberalismo, nas diretrizes educacionais e praticas escolares, onde entra junto a questão do sistema economicista e tecnicista e por fim a quinta que diz respeito a fatores externos á escola e ao ensino, que provem de diversas concepções sobre a escola e o ensino, e também na desvalorização acadêmica da pesquisa voltada para a sala de aula. Para o autor essas hipóteses devem ser analisadas de forma mais profundas, porem ainda sim fica destacado o quanto as mesmas interferem e fragilizam o sistema educacional e a pedagogia. 
 É citado no texto que um dos problemas do sistema escolar é a organização feita por ciclos de escolarização, a escola de tempo integral, a flexibilização da avaliação na aprendizagem, integração de alunos com necessidades especiais em classe de ensino regular, sem planejamentos, preparação e atendimento pedagógico didático correto dos professores. Sendo assim, para ele é preciso que os professores entram em acordo de que cidadãos e escola querem formar, é preciso que a escola seja democrática que atenda todos os alunos sem distinção, que os ensinem, desenvolvendo suas capacidades e habilidades para que obtenham o conhecimento de forma significativa para sua vida social. Pois o papel mais importante da escola é formar a personalidade e ensinar os alunos de forma que atendam todas suas capacidades cognitivas para o desenvolvimento do mesmo. 
 Nesse sentido, o texto é finalizado com o autor refletindo desafios para os professores, em que os pedagogos devem investir no campo teórico e investigativo da pedagogia para contribuir com a ciência da educação, os mesmos precisam compreender que a pedagogia esta ligada a atuação profissional no desenvolvimento mental e da personalidade dos sujeitos das praticas educativas., os educadores devem trabalhar com o intuito de uma escolarização igual para todos, para os sujeitos diferentes em um currículo comum, é preciso que a pedagogia esteja vinculada de forma ampla com a ética, e principalmente os pedagogos devem buscar sempre a profissionalização e qualificação da formação profissional, para sempre proporcionar o melhor para seus alunos e para sua carreira. Então o desafio maior é a escola de qualidade para todos, que seja ligada atualmente no contexto social, do mundo econômico, politico e midiático.

Outros materiais