Buscar

NBC TA 220 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NBC TA 220 (R2) – CONTROLE DE QUALIDADE DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Esta Norma trata das responsabilidades específicas do auditor em relação aos procedimentos de controle de qualidade da auditoria de demonstrações contábeis. Esta Norma trata também, quando aplicável, das responsabilidades do revisor do controle de qualidade do trabalho. Deve existir um sistema de controle e monitoramento dentro da própria equipe de auditoria para permitir maior fidedignidade das informações e identificação de erros nos processos.
O objetivo do auditor é implementar procedimentos de controle de qualidade no nível do trabalho que forneçam ao auditor segurança razoável de que: a auditoria está de acordo com normas técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e os relatórios emitidos pelo auditor são apropriados nas circunstâncias.
Em volta desse controle estão inclusas uma serie de políticas e procedimentos que tratam de responsabilidades pela liderança pela continuidade da firma, exigências éticas, aceitação e continuidade de relacionamentos com clientes e trabalhos específicos, recursos humanos, execução do trabalho e monitoramento. 
O auditor responsável (ou sócio encarregado do trabalho), mesmo tendo a liberdade de delegar tarefas, será sempre o responsável pelos relatórios emitidos pela equipe. Para tal, é de suma importância que ele confie plenamente na equipe de funcionários escalada para o trabalho, inclusive nos profissionais externos contratados para o trabalho. 
Tomada a decisão pela continuidade/aceitação do trabalho, preliminarmente, o auditor deve se certificar de que há independência da sua provável equipe técnica, dos outros sócios ou escritórios de auditoria associados, em relação ao cliente que solicita o serviço. Identificada alguma ameaça à independência da equipe, o auditor deve se reunir com outros responsáveis pela firma e tomar a decisão que elimine o vício. A partir daí é feita a escolha dos membros designados para o trabalho, sempre de acordo com a sua experiência, conhecimento das normas de auditoria, conhecimento sobre a área de atuação do cliente, capacidade de julgamento e qualificações técnicas. A satisfação sobre a equipe de trabalho é de extrema importância, pois os especialistas devem ser muito bem qualificados e competentes para execução do serviço de auditoria.
A norma ressalta importância do cumprimento de requisitos éticos por parte da equipe e que a fiscalização por parte do sócio responsável deve ser constante. Nessa fiscalização, o sistema de controle de qualidade tem grande utilidade.
O trabalho da equipe deve ser avaliado por um profissional externo, chamado pela norma de Revisor de Controle da Qualidade do Trabalho. Cabe ao sócio escolher qual será o revisor e discutir com ele os julgamentos que foram feitos na auditoria, sempre registrando os fatos e decisões por meio de relatórios de controle. 
Firma é um único profissional ou sociedade de pessoas que atuam como auditor independente. Quando a firma é de confiança esta devera fornecer um sistema de controle de qualidade para equipe de trabalho com competência do pessoal por meio do seu recrutamento e treinamento formal, independência por meio da acumulação e comunicação e informações relevantes sobre independência, manutenção de relacionamento com clientes por meio de sistemas de aceitação e continuidade, aderência aos requisitos legais, regulatórios aplicáveis por meio do processo de monitoramento.
A revisão das demonstrações contábeis é elaborada com objetivo de fornecer uma avaliação objetiva, na data, ou antes, das conclusões atingidas na elaboração do relatório pela equipe de trabalho, sendo necessário somente para auditoria das demonstrações contábeis de companhias abertas, e para outros que a firma determinar essa necessidade de revisão de controle de qualidade no trabalho, em alguns casos nenhum dos trabalhos de auditoria da firma atingiu os critérios que determinam a necessidade dessa revisão por que são entidades de pequeno porte.
Após todo esse processo de revisão e alterações plausíveis, a equipe pode então preparar os relatórios de opinião e de auditoria adequados para a empresa, de acordo com as normas brasileiras de auditoria.

Outros materiais