Buscar

NBC TA 260 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NEC TA 260 (R2) – COMUNICAÇÃO COM OS RESPONSÁVEIS PELA GOVERNANÇA
Esta norma trata da responsabilidade do auditor independente na comunicação com os responsáveis pela governança na auditoria de demonstrações contábeis. 
A norma aborda principalmente a responsabilidade da comunicação do auditor para com os responsáveis pela governança, mas uma reciprocidade é importante para auxiliar: o auditor e os responsáveis pela governança entenderem os assuntos relacionados ao contexto da auditoria, este relacionamento em que o auditor deve manter a objetividade e independência; o auditor a obter informações relevantes sobre o ambiente da empresa e informações sobre transações, por exemplo; os responsáveis pela governança a cumprirem sua responsabilidade de supervisão a fim de reduzir os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis. 
Responsáveis pela governança são as pessoas ou organizações com responsabilidade pela supervisão geral da direção estratégica da entidade e das obrigações relacionadas à responsabilidade da entidade. 
Administração são as pessoas com responsabilidade executiva pela condução das operações da entidade. 
Quando se comunicar com os responsáveis pela governança, o auditor deve determinar se deve comunicar aos administradores também. 
O auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança as responsabilidades do auditor, incluindo que: o auditor é responsável por expressar opinião sobre as demonstrações contábeis sob supervisão dos responsáveis pela governança; a auditoria não isenta a administração/responsáveis pela governança de suas responsabilidades. 
O auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança uma visão geral do alcance e da época planejados da auditoria. 
O auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança: a visão do auditor sobre aspectos qualitativos significativos das práticas contábeis da entidade, incluindo políticas e estimativas contábeis, e divulgação nas demonstrações contábeis; dificuldades significativas se houver encontradas durante a auditoria; outros assuntos que, no julgamento profissional do auditor, são significativos para a supervisão geral do processo de relatórios contábeis. 
No caso de companhias abertas, o auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança uma declaração de que a equipe de trabalho e outras pessoas na firma de auditoria, todos os relacionamentos e outros assuntos entre a firma, firmas da rede e a entidade que podem razoavelmente ser considerados com relação à independência e os cuidados que foram aplicadas para eliminar ameaças à independência identificadas ou reduzi-las a um nível aceitável. 
O auditor deve se comunicar tempestivamente com os responsáveis pela governança. 
O auditor deve avaliar se a comunicação com os administradores/responsáveis pela governança foi recíproca, caso contrário ele deve considerar se isso terá impacto da qualidade das informações. 
Caso os assuntos que devam ser comunicados, conforme exigido por esta norma sejam comunicados verbalmente, o auditor deve incluir essa informação na documentação de auditoria, inclusive quando e a quem eles foram comunicados. Caso os assuntos tenham sido comunicados por escrito, o auditor deve reter cópia da comunicação como parte da documentação de auditoria

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes