Buscar

NBC TA 315 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NBC TA 315 (R1) – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE 
DISTORÇÃO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE 
Esta norma trata da responsabilidade do auditor na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade. 
Afirmações são declarações da administração, explícitas ou não, que estão incorporadas às demonstrações contábeis, utilizadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer. 
Risco de negócio é o risco de que alguma condição afete adversamente a empresa, impedindo-a de alcançar seus objetivos e executar suas estratégias. 
Controle interno é processo de fornecer segurança razoável em relação aos objetivos da empresa.
Procedimentos de avaliação de riscos são os procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificação e avaliação de riscos. 
Risco significativo é o risco de distorção relevante. 
Os procedimentos de avaliação de riscos incluem o seguinte: indagações à administração; procedimentos analíticos; observação e inspeção. 
O auditor deve observar o tipo de negócio da empresa, seus fatores de atividade, tipos de investimentos e planejamentos para avaliar se os procedimentos contábeis são adequados ao tipo de negócio que a empresa apresenta. 
O auditor deve avaliar se a entidade tem processo para: identificar riscos de negócio relevantes; estimar a significância dos riscos; avaliar a probabilidade de sua ocorrência; e decidir sobre ações em resposta a esses riscos. 
Se o auditor identificar riscos de erro relevante que a administração deixou de identificar, o auditor deve avaliar se havia risco subjacente, do tipo que o auditor esperava que fosse identificado pelo processo de avaliação de risco da entidade. Se houver tal risco, o auditor deve obter entendimento do por que o processo deixou de identificá-lo. 
O auditor deve obter entendimento do sistema de informação, inclusive dos processos de negócio relacionados, relevantes para as demonstrações contábeis. 
Se a entidade possui auditoria interna o auditor deve determinar se ela é relevante: a natureza da responsabilidade da função de auditoria interna e como ela está posicionada na estrutura organizacional da entidade; e as atividades realizadas, ou a serem realizadas, pela função de auditoria interna. 
O auditor deve identificar e avaliar os riscos de distorção relevante: no nível das demonstrações contábeis; e no nível de afirmação para classes de transações, saldos de conta e divulgações, para fornecer uma base para a concepção e a execução de procedimentos adicionais de auditoria. 
Quanto ao risco, o auditor deve considerar o seguinte: se é um risco de fraude; se o risco está relacionado com assuntos recentes; a complexidade das transações; se o risco envolve partes relacionadas; o grau de subjetividade; e se o risco envolve transações que estejam fora do curso normal do negócio para a entidade ou que de outra forma pareçam não usual. 
O auditor deve incluir na documentação de auditoria: a discussão entre a equipe encarregada do trabalho; elementos-chave do entendimento obtido; os riscos identificados e avaliados de distorção relevante; e os riscos identificados e controles relacionados.

Outros materiais