Buscar

Conceitos Sociais: Preconceito, Discriminação, Estigma, Desigualdade e Mobilidade Social

Prévia do material em texto

O que é preconceito: É uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente. 
 
O que é discriminação: A discriminação é o ato de estabelecer diferenças, distinções e separações. Ela é a materialização do preconceito. 
 
O que é estigma social: Consiste numa contundente rejeição de características físicas ou convicções pessoais que se opõe as normas culturais predominantes e geralmente levam a marginalização daqueles que as possuem.
Defina desigualdade social: É a distribuição desigual de bens sociais, determinada por normas, no interior de um grupo ou sociedade.
É um fenômeno social, cultural e histórico exterior ao indivíduo, não sendo determinado por condições naturais, biológicas ou por herança genética.
O que é diferenciação social: Diferenças entre grupos ou categorias particulares que se constituem como fatos sociais, como: sexo, grupos etários, grupos étnicos, categorias profissionais etc.
 
Mobilidade social: implica em um movimento significativo na posição econômica, social e política de um indivíduo ou grupo. 
O movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer caso, a mobilidade social implica o deslocamento entre posições socioecomicas diferentes.
Tipos de mobilidade social:
Vertical: refere-se as mudanças de subida e descida de um estrato social a outro, quando um indivíduo passa de uma classe social para a outra, de uma posição de prestigio ou poder a outra. Essa forma de mobilidade pode ser ascendente ou descendente.
Horizontal: refere-se a um deslocamento significativo dentro do mesmo nível social, isto é, não implica alteração da situação de estrato social. Refere-se principalmente a deslocamentos geográficos entre bairros, cidades ou regiões, que podem ser identificados como movimentos migratórios. 
Intergeracional: refere-se a mobilidade social que ocorre entre gerações diferentes. Aqui se trata de analisar até que ponto os filhos ingressam na mesma profissões dos pais e avós. 
Intrageracional: é aquela que podemos observar as alterações de classe, status e poder ao longo da vida de um indivíduo ou entre membros de uma mesma geração.
Karl max: a concepção dicotômica ve a exploração econômica como o principal fator da desigualdade. Nessa perspectiva, os indivíduos que detém os meios de produção - os burgueses- tem acesso privilegiado aos bens sociais, em detrimento daqueles que não detém tais meios – os operários. 
É a detenção por alguns da propriedade dos meios de produção, enquanto outros são desprovidos da sua posse.
A concepção dicotômica vê a exploração econômica como principal fator da desigualdade. 
Sexo é um conceito ligado ao biológico, ao tipo de órgão sexual que se possui. GênIero é uma construção social, um conceito

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes