Buscar

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRESTAÇÃO DE CONTAS (CURATELA)
 O curador é a pessoa que fica responsável pelos bens do curatelado, e o curatelado é aquele que por alguma razão não pode exercer atividade cível em relação aos seus bens, a interdição tem que ser em juízo, e o juiz determina o curador e este prestará contas das atividades financeiras realizado por ele em razão do curatelado.
 Segundo Maria Berenice Dias existe curador que estão dispensados da prestação de contas, como os pais porque contem o poder familiar, são usufrutuário dos bem dos filhos, artigo 1689, do código civil, da mesma forma quando os cônjuges casaram em regime universal de bens, salvo determinação judicial, artigo 1783 do código civil.
Art. 1689.
O pai e a mãe, enquanto no exercício do poder familiar:
I - são usufrutuários dos bens dos filhos;
II - têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade.
Art. 1783.
Quando o curador for o cônjuge e o regime de bens do casamento for de comunhão universal, não será obrigado à prestação de contas, salvo determinação judicial.
 Os curadores que vão ou não prestaram contas vão depender dos bens do curatelado, se não houver bens fica dispensada a prestação de contas, exemplo disso é o idoso interditado, ou seja, recebe apenas a aposentadoria, não há como exigir prestação de contas tendo apenas uma renda fixa.
 O curador prestará conta da sua administração em relação aos bens do curatelado, quando o juiz exigir, e o período será determinado pelo juiz, mas porque o curador tem que prestar contas? Porque é a forma de demonstrar que merece exercer esta função de confiança através de uma descrição do que foi gasto e recebido em sua gestão administrativa, segundo o código civil em seus artigos 1756 e 1757 cita duas formas de prestação de contas, que poderão ser feitas anualmente ou a cada dois anos, que serão feitas em juízo.
Art. 1756.
No fim de cada ano de administração, os tutores submeterão ao juiz o balanço respectivo, que, depois de aprovado, se anexará aos autos do inventário.
Art. 1757.
Os tutores prestarão contas de dois em dois anos, e também quando, por qualquer motivo, deixarem o exercício da tutela ou toda vez que o juiz achar conveniente.
Parágrafo único. As contas serão prestadas em juízo, e julgadas depois da audiência dos interessados, recolhendo o tutor imediatamente a estabelecimento bancário oficial os saldos, ou adquirindo bens imóveis, ou títulos, obrigações ou letras, na forma do § 1º do art. 1.753.
 Mas quem pode ser considerado de maior idade incapaz para sua interdição parcial? Segundo o direito brasileiro são:
I-toxicômanos, aqueles que usam de algum tipo de entorpecente ou toxico;
II-surdos, que não conseguem exprimir sua vontade;
III-pródigos, aqueles que depredam o patrimônio;
IV- psicopatas, portam deficiência mental, não tem como administra seus bens.
Quem pode promover a interdição do incapaz:
I-pai, mãe ou o tutor;
II-cônjuge ou parente próximo;
III-ministério público.
 Contudo para o curador realizar a prestação de contas precisa de um auxilio de um advogado para que suas informações tenham consistência na hora da prestação de contas em juízo, as informações dadas pelo curador em ralação a sua administração devem conter as seguintes informações: Identificar receitas, ou seja a entrada dos recursos, identificar as despesas e identificar os saldos mensais e final, arrolando todos os documentos que comprovam as sua informações. Agindo desta forma demonstra a sua fidelidade ao administrar o bem de outrem, é uma forma que poder judiciário e o Ministério Público tem para fiscalizar a administração do curador e ao mesmo tem zelar pelos bens do curatelado.
BIBLIOGRAFIA 
MARIA BERENICE DIAS
12ª EDIÇÃO- MANUAL DE DIREIO DE FAMÍLIAS
EDITORA: REVISTAS DOS TRIBUNAIS

Outros materiais