avc1 ABORDAGENS SOCIOANTROPOLOGICAS
4 pág.

avc1 ABORDAGENS SOCIOANTROPOLOGICAS

Disciplina:Abordagens Socioantropológicas8 materiais69 seguidores
Pré-visualização1 página
2017/4 - Abordagens Socioantropológicas - EAD
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A cultura de empresa deveria impor seu sistema de representações e de valores aos membros da organização. Observa-se claramente o benefício simbólico que as direções de empresas obtiveram de tal noção. Para elas, a cultura da empresa não depende diretamente dos trabalhadores, ela é de certa forma, preexistente e se impõe a eles. Não aderir à cultura da empresa é de certo modo excluir-se da organização. Octavio Ianni (2000, p.209), ao analisar o processo da globalização e a nova ordem internacional, nos adverte que: Assinale a alternativa correspondente.
Escolha uma:
A nova dinâmica do trabalho desafia, rompe, subordina, mutila, destrói ou recria outras formas sociais de vida e trabalho, não compreendendo modos de ser, pensar, agir, sentir e imaginar.
Os trabalhadores de distintas categorias e especialidades se deslocam para a ação individualista.
A nova divisão do trabalho desconfia, rompe, subordina, mutila, destrói ou recria outras formas sociais de vida e trabalho, não compreendendo modos de ser, pensar, agir, sentir e imaginar.
A nova divisão internacional do trabalho e a produção implica outras e novas formas de organização social e técnica do trabalho, de mobilização da força de trabalho.
A nova dinâmica do trabalho desafia, rompe, subordina, mutila, destrói, recria e implementa outras formas sociais de vida e trabalho, não compreendendo modos de ser, pensar, agir, sentir e imaginar.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O antropólogo Gilberto Freyre em sua obra Casa Grande e Senzala enfatiza que no período da colonização havia violências físicas, morais e culturais que vitimaram as populações indígenas e executadas pelos colonizadores. Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Do ponto de vista econômico, o índio não se adaptou ao trabalho escravo, devido sua dedicação aos trabalhos implementados pela aculturação imposta pela Igreja Católica.
Do ponto de vista econômico, o índio se adaptou ao trabalho escravo e nem tão pouco cedeu facilmente.
O processo de colonização implementado pelos europeus tinha por finalidade a levar a civilização ao índio.
O processo de colonização e violência implementado pelos europeus tinha por finalidade a exploração da terra e a escravização do índio.
O processo de resistência indígena resultou em disputa por terras, tendo que refugiasse em outras regiões compondo uma nova comunidade formada por negros e índios, denominada de quilombos.
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Ao tratar dos primórdios da colonização brasileira, o antropólogo Darcy Ribeiro, chama a atenção para o “choque cultural” ocorrido entre os índios e os europeus: de um lado, estavam europeus com suas visões etnocêntricas e de outro, estavam os indígenas com suas culturas próprias. Nesse sentido, ao longo dos séculos houve uma composição da população brasileira, ou seja, ficando conhecida por miscigenação. Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, sulino, sertanejo, caiçara, indígena e negro.
Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caipira e caiçara. sertanejo, sulino e italiano.
Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, caipira e caiçara, sertanejo, sulino e alemão.
Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, sulino, caipira, sertanejo.
Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, caipira e caiçara e japonês.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Enunciado: No entender do sociólogo Anthony Giddens (1999, p. 87) a democratização da democracia não pode ser somente local ou nacional – o estado deve ter uma perspectiva cosmopolita, ao mesmo tempo em que a democratização para cima não deve se deter no nível regional. A democratização para baixo requer a renovação da sociedade que se firma na constituição do estado novo democrático. Diante da afirmativa do autor, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
O novo Estado democrático objetiva a participação da sociedade por meio do sistema da social democracia.
O Estado democrático firma-se no poder soberano e absoluto.
O Estado democrático objetiva a não participação da sociedade.
O Estado democrático tradicional centraliza o poder.
O Estado democrático tem como meta a concentração do poder.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Ao tratar da compreensão dos fatos ou fenômenos sociais, Weber chama atenção para a metodologia investigativa a ser aplicada. Para ele, cabe ao pesquisador se debruçar detidamente àquilo que denominou como “busca pelos sentidos” sendo necessário proceder a análise profunda e detalhada de três características que compõem a Ação Social: compreensão, motivos e consequências.  Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
Weber entende que, devem ser levados em consideração os papéis desempenhados pelas variáveis sociais, políticas, exceto as ações econômicas e culturais.
Weber entende que as ações sociais ocorrem mediante fatores não racionais e subjetivos.
A dominação do tipo Legal não ocorre mediante a existência de regras, normas, leis, estatuto, impossibilitando alterações encaminhadas pelo chefe. Assim sendo, a dominação.
Para Weber o ato de dominar executado pelo dominante somente é possível de acontecer se o dominado legitimá-lo. Essa legitimação ocorre mediante a obediência.
Para Weber o ato de dominar (mandar, impor) executado pelo dominador (dominante) somente é possível de acontecer se o dominado se impor ao comando de quem determina.
Parte inferior do formulário