Buscar

GABARITO DISCURSIVA EXAME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A empresa Henkel apresenta a seguinte perspectiva em seu site no link sobre “Cultura Corporativa”. Nossa declaração expressa a nossa ambição: alcançar o melhor em tudo que fazemos. Isso não se aplica somente aos produtos e tecnologias que desenvolvemos para nossos clientes, mas também aos nossos processos internos. O objetivo de assumir posições de liderança em um ambiente altamente competitivo é compartilhado por todos na Henkel, independentemente da unidade de negócio, função ou país onde atuem. Os nossos colaboradores sempre investirão sua paixão, seu orgulho e seu entusiasmo para fazer isso acontecer. Transmitir esta postura para nossos os públicos internos e externos é a tarefa da nossa declaração. Nossa cultura corporativa e nossa visão, missão e valores unem nossa diversificada mão-de-obra e oferecem normas para a forma como conduzimos os negócios. Regras comportamentais globalmente vinculativas são especificadas em uma série de códigos. Elas oferecem orientação para o comportamento e as atitudes dos nossos colaboradores em todas as unidades de negócios e culturas nas quais atuamos.
 HENKEL. Cultura Corporativa. Disponível em: < http://www.henkel.com.br/empresa/cultura-corporativa>
A partir do que a empresa Henkel apresenta acerca de sua cultura corporativa, bem como, dos pontos discutidos no livro-base da disciplina, apresente ao menos uma consequência da cultura nas organizações nos dias de hoje.
O aluno precisa apresentar respostas como:
- Parece ser importante para a alta administração criar e transmitir uma cultura clara, forte e não arrogante. Pode não haver uma melhor cultura em particular, mas parece que todos na organização precisam entender qual é a cultura;
- A Cultura deve fazer parte da estratégia. A eficácia tende a aumentar quando a cultura corporativa é coerente com a estratégia da organização. Quando a cultura e a estratégia parecem não estar em sintonia, a eficácia frequentemente padece;
- É importante que a alta administração mantenha a cultura adaptável para responder às mudanças no ambiente da organização. Esta valoriza a importância de satisfazer seus numerosos clientes e equilibrar suas várias necessidades.
Resposta:
A cultura organizacional tornasse um instrumento poderoso para aumentar a competitividade das empresas. As estratégias, objetivos, modo de operação e comportamento das pessoas são influenciados por elementos culturais. Esses elementos ajudam na ordem e estrutura da empresa o que melhor desenvolve suas atividades.
Questão 2/5
Uma organização que aprende é aquela que se ocupa em criar, adquirir, transferir conhecimentos e alterar comportamentos com base nesses novos conhecimentos. Organizações que aprendem se preocupam com a solução sistemática de problemas, com a experimentação de novas ideias, com o aprendizado com base na experiência e em fatos históricos, com o aprendizado baseado em experiências alheias e com rápida transferência de conhecimentos dentro da empresa como um todo.
SANTOS, L. F. B. Evolução do Pensamento Administrativo. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.
A partir das características de uma organização que aprende, apresente pelo menos duas características inerentes a tal perspectiva.
O Pensamento Sistêmico: cada membro da empresa compreende a natureza de seu trabalho e como este se encaixa no processo de fornecimento de produtos finais ao cliente;
A Visão Comum: todos os membros possuem uma visão comum do propósito da empresa e um sincero comprometimento a fim de alcançar esse propósito;
O Desafio aos Modelos Mentais: os membros da empresa constantemente desafiam o modo como são feitos os negócios e os processos de pensamento que as pessoas utilizam para solucionar problemas da empresa.
A Aprendizagem em Grupo: juntos, os membros de uma empresa trabalham, desenvolvem e programam soluções para novos problemas.
O Compromisso Pessoal: todos os membros da empresa são comprometidos no sentido de obter uma rica e profunda compreensão do seu trabalho.
Resposta:
Duas características que estão ligadas a essa perspectiva de organização que aprende são: Pensamento sistêmico, onde os membros da empresa compreendem a natureza do seu trabalho e como ele se encaixa no processo de fornecimento de produtos finais ao cliente. Visão comum, onde todos os membros da empresa possuem uma visão comum do propósito da empresa e tem comprometimento para alcançar esse propósito.
Questão 3/5
Não há, repito, absolutamente não há duas Organizações iguais. Há sim muitas Organizações parecidas umas com as outras, similares, semelhantes, que utilizam a mesma tecnologia, produzem o mesmo tipo de produto e executam os mesmos tipos de processos, a ponto de você estar numa e pensar que está em outra. O que é que as diferencia? O que é que as torna únicas? A resposta é uma só: são as pessoas que nelas trabalham. São as pessoas que dão vida às Organizações e moldam as suas culturas organizacionais que formam as bases dos relacionamentos, da ética, dos princípios e dos valores que pautam suas decisões e ações, tanto as voltadas para o público interno, como aquelas direcionadas para o público externo.
LOPES, S. A gestão empresarial através da prática dos cinco sentidos gerenciais. Portal Administradores, 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-gestao-empresarial-atraves-da-pratica-dos-cinco-sentidos-gerenciais/57085/>.
A partir do que se apresenta acerca das organizações, conceitue o que é organização e apresente a importância de se estudá-la na ciência da gestão.
A organização pode ser vista enquanto entidade social e enquanto função administrativa. Enquanto entidade social é sinônimo do empreendimento criado para atingir à objetivos pré-estabelecidos, um exemplo são as empresas que constituem um empreendimento criado para dar lucro, nos moldes do capital, ou o hospital público, criado para atender a população em seus problemas de saúde. Enquanto função administrativa e parte do processo administrativo, organização é o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão. A importância do estudo das organizações se baseia na caracterização da sociedade moderna, pois uma das características da época é o grande número de organizações em relação aos demais tipos de sistema social. Pois, a sociedade vive em um “estado organizacional”, sendo necessária que sejam estudadas as organizações de forma que seja possível entender a sociedade e o que acontece nela.
Resposta:
Organização é uma combinação de esforços individuais para realizar propositos coletivos. Por meio da organização é possivel alcançar objetivos comuns e atingir os resultados com qualidade. Na gestão se associada com organização, sua importancia é o esforço do coletivo para alcançar suas metas.
Questão 4/5
O desenvolvimento e a aplicação do conceito de equipes autogeridas foram centrados em um princípio-chave fundamental: uma equipe autogerida, mediante as situações que emergem, guia-se por um objetivo, detém autoridade para decidir sobre os meios para alcançá-lo e autonomia circunscrita a uma área definida de comum acordo com a administração.
Dessa forma, cite e explique as perspectivas que influenciam o rendimento das equipes autogeridas.
Em termos de atendimento à proposta, espera-se que o estudante cite as quatro perspectivas que influenciam o rendimento das equipes autogeridas e discorra sobre elas:
- a competência do líder nas relações interpessoais, a facilidade de comunicação: relacionamento interpessoal e a comunicação são habilidades exigidas para todos os membros-profissionais participantes, isto porque, os relacionamentos problemáticos constituem o maior obstáculo ao trabalho em equipe.
- o ambiente em que as equipes trabalham é relevante: estabelecer uma cultura organizacional não apenas encoraja e motiva as pessoas a desempenharem seus papéis, mas, sobretudo, desenvolvem um sentimento de pertencimento à sociedade produtora da qual é participante. Isto tem influência positiva tanto sobre a criatividadecomo sobre o clima organizacional, que são dois aspectos preponderantes do funcionamento das equipes autogeridas.
- a autonomia dos grupos e a liberdade de comunicação: sem as quais não se é possível organizar equipes autogeridas, bem como o seu respectivo trabalho. Estas duas habilidades pessoais, por suas naturezas próprias, são indispensáveis a esse propósito.
- as habilidades pessoais inerentes à construção de ambientes promotores da participação, da autonomia e do desenvolvimento de competências mais amplas: essas habilidades estimulam tanto a inovação organizacional e a adoção continuada de novas práticas de gestão e de organização do trabalho, quanto incentivam novas políticas de recursos humanos e de alcançar bons resultados em termos de clima organizacional.
Resposta:
Habilidades pessoais dos profissionais que fazem parte das equipes autogeridas, a competência do líder nas relações interpessoais e a facilidade de comunicação. Também o ambiente que as equipes autogeridas trabalham é relevante,pois é estabelecida uma cultura organizacional que não apenas encoraja os colaboradores a desempenhar suas funções mas desenvolver um sentimento de pertencer a sociedade produtora da qual é participante.
Questão 5/5
Falar sobre o futuro é um dos maiores desafios da humanidade. Quando buscamos o passado, descobrimos vários exemplos de organizações que podem ser utilizadas no presente e também no futuro. Podemos comparar a administração à ciência, pois, para se explicar um fato, deve-se estudar seu passado e o estágio atual. O futuro da administração está na capacidade do homem de ir além da ciência, reconstruindo-se permanentemente em um mundo em constante mutação. As vezes nota-se certos modismos e atualidades que influenciam todo o contexto. A moda é aquilo que é aceito ou usado pela maioria, de caráter passageiro. Mas deve-se lembrar que nem todo modismo é algo direcionado ao futuro, muitas vezes ele volta do passado através de fatos que já foram utilizados, apenas alterando a nomenclatura. Porém, deve-se sempre ter em mente que o que funcionava antigamente pode não funcionar no contexto atual, tal como foi a Reengenharia, que trouxe benefícios a algumas organizações, mas não obteve o mesmo êxito em outras.
Como será a estrutura da nova Administração? Como será essa nova fase? O que as organizações devem buscar?
Tenha em mente que qualquer mudança pode alterar toda a estrutura da organização. As organizações se preocupam com o futuro e respostas que já foram ensaiadas podem ser modificadas a qualquer hora. Dependem das circunstâncias históricas e de seu aparato negativo e positivo, sendo acompanhadas com tendências críticas às crises. A nova fase da Administração não está embasada na excelência operacional ou nos novos modelos de negócio, mas sim na inovação da gestão, buscando maneiras de captar e reter talentos, distribuir os recursos e formular as melhores estratégias. As novas empresas procuram um novo modelo de inovação em gestão. Hamel afirma que as empresas precisam, mais do que nunca, de ousada inovação em gestão. O modelo atual – centrado em controle e eficiência – não é mais suficiente em um mundo governado pela adaptabilidade e a criatividade. Hamel ainda cita os desafios cruciais, as crenças herdadas que até hoje impedem que as organizações superem novos desafios. As organizações devem buscar o sucesso competitivo em uma época que sofre alterações constantes, onde devem ser aplicadas as práticas de gestão anticonvencionais que transforma empresas comuns em pioneiras. A palavra da década é inovação, entretanto, as organizações estão sendo atualmente lideradas por um grupo de teóricos que morreram há muito tempo, mas que criaram regras, modelos e convenções que são seguidas até hoje.
 
Resposta:
Será baseada na inovação de gestão, buscando maneiras de captar e manter talento, distribuir melhor os recursos e formular melhores estratégias. As organizações devem investir em conhecimentos e ter um ambiente para criar e disseminar esses conhecimentos. Tudo isso irá valorizar e muito as empresas.

Outros materiais