Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201410251157)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em um determinado município, após cadastramento da população adstrita, a equipe de uma Unidade de Saúde da Família se reuniu para discutir o planejamento do trabalho a ser realizado, conforme necessidades identificadas nessa população. Estabeleceu-se que haverá atividades educativas para adolescentes e para mulheres jovens, assim como marcação de consultas consultas de pré-natal em horários pré-estabelecidos, tendo em vista que a comunidade apresentou alta prevalência de casos de gestação na adolescência. Que princípio do Sistema Único de Saúde está exemplificado com este estudo?
	
	
	 
	Equidade
	
	Longitudinalidade
	
	Universalidade
	
	Igualdade
	 
	Integralidade
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410250651)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São objetivos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN): 1- produzir indicadores capazes de sinalizar a situação nutricional da população. 2- analisar dados referentes à segurança alimentar da população. 3- assistir todos os pacientes nos serviços de Saúde. 4- gerar índice sócio-cultural, ambiental e econômico. O correto está somente em:
	
	
	
	1 e 3
	 
	1, 2 e 3
	
	1, 2 e 4
	 
	1 e 2
	
	Apenas 1.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410046225)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado Brasileiro que, por meio de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Em relação ao que propõe a PNAN observe as alternativas abaixo e considere-as Verdadeiras ou Falsas (F): ( ) A PNAN constitui-se uma resposta oportuna e específica do SUS para reorganizar, qualificar e aperfeiçoar as ações de nutrição em todo o território nacional; ( ) A intersetorialidade é um dos fundamentos da PNAN; ( ) Segundo a PNAN a alimentação não pode ser vista como elemento de humanização das práticas de saúde; ( ) A organização da Atenção Básica é uma das diretrizes da PNAN; ( ) São prioridades da Atenção Nutricional assegurada pela PNAN: Obesidade, DCNT, Desnutrição e Carências nutricionais específicas. Está correta a sequência:
	
	
	
	F, V, V, F, V
	
	V, F, F, F, V
	 
	V, V, F, F, V
	
	F, F, V, F, V
	
	V, V, V, F, F
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410118065)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) refere-se à promoção da Alimentação Adequada e Saudável. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA (*AOCP, 2015).
	
	
	
	A implantação dessa diretriz da PNAN fundamenta-se nas dimensões de incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde
	
	O conjunto das ações de PAAS, aliado às demais ações de promoção da saúde, contribui com a ampliação do escopo das ações de saúde.
	 
	As ações de promoção da saúde constituem formas mais amplas de intervenção sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e sem participação popular.
	
	Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente
	
	A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) é considerada uma das vertentes da Promoção à Saúde.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410250616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Portaria GM n.º 154/2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), estabelece que:
	
	
	
	poderão compor o NASF 2, para efeito de repasse de recursos federais, as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações (CBO): assistente social, médico ginecologista, médico pediatra, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo.
	
	os NASFs constituem a porta do sistema de saúde e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde.
	
	o registro de procedimentos referentes à produção de serviços realizados pelos profissionais cadastrados no NASF deverá ser feito no SIA/SUS para a geração de créditos financeiros.
	 
	os NASFs, constituídos por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuem em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família (ESF), compartilhando as práticas em saúde sob responsabilidade das ESF, atuando diretamente na unidade onde o NASF está cadastrado.
	
	o número de NASFs 1 a que os municípios e o Distrito Federal podem fazer jus para recebimento de recursos financeiros é determinado pelos gestores de saúde.
	
	
	1a Questão (Ref.: 201409304529)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre as Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição:
( ) As principais políticas implementadas ou vigentes no Brasil vêm, ao longo do tempo, executando ações de suplementação alimentar, prevenção e controle de doenças, transferência de renda ou promoção da saúde.
(  ) São programas federais que envolvem alimentação e nutrição: Programa de Alimentação do Trabalhador, Programa Nacional de Alimentação do Escolar, Bolsa Família e Programa de Controle e Prevenção de Carenciais de Micronutrientes.
( ) O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) teve atuação importante na formulação da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional e na construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
(  ) São sete as diretrizes programáticas da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que têm como fio condutor o Direito Humano à Alimentação e à Segurança Alimentar e Nutricional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	F, V, V, V
	 
	V, V, V, V
	
	F, F, F, F
	
	F, V, V, F
	
	V, F, F, F
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409353700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), o princípio da equidade significa:
	
	
	 
	atenção à saúde sem privilégios ou preconceitos, disponibilizando recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um.
	
	articulação da saúde com outras políticas públicas que tenham repercussão na qualidade de vida dos indivíduos.
	
	atendimento a todos pelo sistema de saúde, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária, sem qualquer custo.
	
	acesso aos benefícios e serviços de saúde para as populações urbanas e rurais.
	
	capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409353710)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi regulamentado como atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 080-P, de 16 de outubro de 1990, do Ministério da Saúde, e da Lei nº 8.080/1990, capítulo I, artigo 6º, inciso IV - Lei Orgânica da Saúde. Antes desse momento, existiam inúmeras experiências locais em diversas partes do país sem uma articulação estadual e nacional. Sobre o SISVAN, considere as seguintes afirmativas: 1. As ações de Vigilância Alimentar e Nutricional realizadas com os usuários do SUS incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde não abrangem situações de risco.
2. O SISVAN é baseado na terceira diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). 
3. Devem-se associar os indicadores antropométricos a outros diagnósticos, como a vulnerabilidade social, etária e por morbidade. 
4. Recomenda-se a ampliação da cobertura da vigilância alimentar e nutricional para todos os grupos populacionais.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa 4 é verdadeira
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
4a Questão (Ref.: 201409353712)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa ação de caráter interministerial "Ministérios da Saúde e Educação", contando com a contribuição do SISVAN, foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um programa que tem como principal objetivo "promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação". O programa visa prevenir e promover a saúde por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do estudante. 
Sobre o PSE, considere as seguintes afirmativas: 
1. Para efeito de cadastro e monitoramento no SISVAN, os escolares atendidos pelo PSE deverão ser mensurados a cada dois anos.
2. Ao registrar o acompanhamento no sistema informatizado, os escolares devem ser vinculados ao "Saúde na Escola" mediante o preenchimento no sistema no campo Tipo de Acompanhamento.
3. Os dados que alimentam o SISVAN devem servir de subsídio para as ações de prevenção de doenças crônicas e agravos nutricionais dos estudantes.
4. Para atender ao PSE, a avaliação do estado nutricional e alimentar de crianças em fase escolar, realizada pelas equipes de Saúde da Família, poderá ser registrada no SISVAN Web. Assinale a alternativa correta.
	
	
	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409385420)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia esta notícia: "Expansão agrícola impulsiona comércio de agrotóxicos no Brasil " O comércio de agrotóxicos no Brasil cresceu 190% entre 2000 e 2010, mais que o dobro da média mundial, de 93%. A informação é resultado de um estudo sobre o mercado do produto no Brasil divulgado em 11/04/2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, esse crescimento foi impulsionado em grande parte pela expansão agrícola no país, o que faz do Brasil o maior mercado doméstico de agrotóxicos do mundo, à frente dos Estados Unidos. Em 2010, o mercado nacional movimentou US$ 7,3 bilhões, o que representa 14,25% do total mundial, que chegou a US$ 51,2 bilhões. O mercado de agrotóxicos no Brasil é altamente concentrado, assim como no restante do mundo. As dez maiores empresas do setor são responsáveis por 65% da produção nacional e por 75% das vendas. Em termos globais, as 13 maiores empresas dominam 83% do mercado mundial e apenas seis (Basf, Bayer, Dow, Dupont, Monsanto e Syngenta) detêm 66% (Ecodebate, 2012). 
As empresas que produzem agrotóxicos possuem forte influência financeira, desta forma, devemos eliminar de nossas refeições todos os alimentos que estão contaminados com agrotóxicos PORQUE as produções de alimentos orgânicos jamais darão conta de suprir o mercado interno de frutas, verduras e legumes, além disso, são produtos caros e não tem o mesmo aspecto dos que são produzido em larga escala. 
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	 
	As duas asserções são proposições falsas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais