Buscar

Semana 13 Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 13
A prefeitura do município de Rio Branco enviou carnê de IPTU para a Locadora de Veículos localizada em terreno da Infraero ao lado do Aeroporto Internacional Plácido de Castro. A Locadora promoveu ação anulatória e o processo se encontra hoje no STF aguardando julgamento de recurso extraordinário. Neste sentido, apresente os argumentos favoráveis ao fisco e ao contribuinte. 
Resposta: A imunidade recíproca está prevista no artigo 150, VI, “a”, CF/88, e, de acordo com o §2º, do mesmo artigo, ela é extensiva ás empresas públicas prestadoras de serviço público em regime de monopólio, como é o caso da Infraero. Ocorre que a Infraero locou este bem a terceiro, fato que caracteriza exploração comercial, fazendo, portanto, incidir o disposto no art. 150, §3º, CF. Por se tratar de atividade econômica regida por regras de direito privado não haverá imunidade conforme decidido pelo STF em abril de 2017.
Questão objetiva 
Na hipótese da União, mediante tratado internacional, abrir mão de tributos de competência de Estados e Municípios, nos termos do decidido pelo Supremo Tribunal Federal (RE 229096), é correto afirmar que 
A ( ) se caracteriza a denominada isenção heterônoma, vedada nos termos do art. 151, III, da Constituição Federal. 
B ( ) se caracteriza violação ao princípio federativo, objeto de cláusula pétrea, nos termos do art. 60, § 4º , I, da Constituição Federal. 
C ( ) o tratado é válido desde que acompanhado de medidas de “compensação tributária” em favor dos Estados e Municípios prejudicados. 
D ( ) se insere a medida na competência privativa do Presidente da República, sujeita a referendo do Congresso Nacional, com prevalência dos tratados em relação à legislação tributária interna.

Outros materiais