Buscar

DISCURSIVA DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E LIDERANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (329678) - Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
Prova: 4370959
QUESTÃO:
1. Devido às mudanças organizacionais em virtude da globalização, da revolução da informação e da comunicação, além das exigências do mercado, faz-se necessário que as empresas invistam em avanços tecnológicos. Diante do exposto, conceitue globalização e disserte sobre a característica vital para as empresas entrarem nesse meio global.
RESPOSTA ESPERADA: 
Globalização é um processo no qual as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e disseminam aspectos culturais por todo o planeta. Para que as empresas consigam participar desse meio, é necessário que entendam as estratégias globais, a fim de verificarem de que forma essas estratégias podem contribuir para o desenvolvimento de sua empresa. É necessário que elas consigam assimilar as diferentes culturas e regulamentações dos países, para que consigam se adaptar a essa nova realidade.
QUESTÃO:
2. A globalização promoveu a integração entre países, a comunicação tornou-se cada vez mais rápida e o acesso ao conhecimento ainda mais veloz. Assim, o tempo passou a ser considerado curto para dar conta de tantas novas oportunidades, sem contar com a locomoção diária, com atenção à família, com as atividades básicas individuais, e, principalmente, com as atividades laborais. Nesse contexto, a administração do tempo passou a ser considerada tema de estudo, para sua otimização e rentabilidade individual na vida pessoal e profissional. Montana e Charnov (2003) descrevem três maneiras de utilizar o tempo de forma proveitosa, sendo elas: produção, administração e delegação. Disserte sobre essas três maneiras.
FONTE: MONTANA, Petrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
RESPOSTA ESPERADA: 
Produção – deve-se separar o essencial do não essencial, ter capacidade de iniciar e terminar um projeto, ser persistente, ser comprometido, não despender esforços na realização de tarefas e ser capaz de adaptar-se em novos ambientes.
Administração – essa maneira de administrar o tempo diz respeito à implementação do trabalho, após a enumeração das atividades mais importantes. Nesse sentido, a administração deve desenvolver as atividades de forma completa.
Delegação – refere-se a dividir as tarefas, saber repassar as atividades a outrem. Numa organização, é importante a delegação porque desenvolve a criatividade, distribui responsabilidades e envolve a participação e o comprometimento do processo.
QUESTÃO:
3. A estratégia vem do grego strategos, que significa a arte ou a ciência de ser um general. Os generais gregos tinham como dever liderar seu exército e proteger seu território. O general estabelecia as suas estratégias conforme cada situação a ser enfrentada, levando em consideração o número de homens, as armas, os recursos. Defina competência organizacional e a sua relação com a estratégia.
RESPOSTA ESPERADA: 
Competência organizacional é a estrutura da organização, seus recursos humanos e materiais, sua vantagem competitiva, sua estrutura física e financeira, seus valores intangíveis (marca e imagem) e seu clima e cultura organizacional. A sua relação com a estratégia é que, a partir do levantamento do que é a organização e seu posicionamento no mercado, pode-se direcionar uma estratégia, que vai levar essa organização a novas metas e objetivos, melhorias na organização e no seu posicionamento de mercado.

Outros materiais