Buscar

REDAÇÃO DIREITO TRIBUTARIO E EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
1. Avaliação I - Redação Individual (345313) - Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
Prova: 4742779
QUESTÃO:
1. Via de regra, a lei tributária é criada para reger fatos futuros, o que garante uma segurança jurídica ao contribuinte. Contudo, o CTN, em seu art. 106, prevê casos de exceção a essa regra, estipulando no inciso II três casos de retroatividade da lei mais benigna aos contribuintes e responsáveis, desde que tais atos não estejam definitivamente julgados. Sobre a temática, escreva uma redação com o tema: RETROATIVIDADE BENÉFICA DA LEI TRIBUTÁRIA.
RESPOSTA ESPERADA: 
O art. 106, inc. I contempla a exceção que permite aplicar a lei nova a fatos passados. Já o inc. II, alíneas "a", "b" e "c" prevê que se aplica a lei anteriormente a sua promulgação quando: deixe de defini-lo como infração; b) quando deixe de tratá-lo como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, desde que não tenha sido fraudulento e não tenha implicado falta de pagamento de tributo; c) quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo de sua prática.
As três hipóteses de retroatividade estampadas pela lei acabam por beneficiar o contribuinte, sem empecilhos do ordenamento constitucional, que só proíbe a retroação de lei que agrave sua situação.

Outros materiais