Buscar

Trabalho Clima Organizacional AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clima organizacional
A saúde de sua Equipe de trabalho
O que é clima organizacional?
Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.
A forma como os colaboradores da empresa percebem o seu ambiente de trabalho.
Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de "realimentação de auto reforço, fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia a dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos.
Portanto, torna-se vital conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo se pretendemos intervir de forma significativa.
São avaliados aspectos como:
“ •A empresa é um bom local para se trabalhar?
•Quais são os fatores de motivação e desmotivação?
•Qual a percepção dos colaboradores quanto às políticas de Gestão de Pessoas?
• Os Gerentes delegam bem?
•Todos estão trabalhando em função de um objetivo comum?
• As pessoas conhecem a missão, objetivos e metas da empresa?
• Os gestores têm as competências necessárias?
• Como está a motivação, os relacionamentos e o espírito de equipe?
• O que o pessoal realmente pensa da organização? São levantadas informações como: a Pesquisa de Clima possibilita o desenvolvimento organizacional, tornando o ambiente de trabalho um lugar melhor para se trabalhar. “
Para se chegar ao topo da empresa, a Pesquisa de Clima Organizacional é o melhor canal de informações.[6]
Os inimigos do clima produtivo
Os principais inimigos de um clima organizacional otimizado para a produtividade são os problemas de relacionamento
Consequências do clima organizacional nas organizações
Segundo Sbragia (1984)[7] o clima organizacional é um fator de suma importância no desempenho de uma empresa, visto que níveis elevados de clima geram aumento nas contribuições individuais, que consequentemente beneficiam os fatores organizacionais e pessoais. 
As principais influências negativas para se obter um clima organizacional voltado para a otimização da produtividade são: problemas de cooperação entre membros de uma equipe, entre áreas e entre gestores e subordinados; a falta de uma comunicação eficiente; senso de injustiça de remuneração e reconhecimento.
Influencia positiva e negativa 
Quando aumenta:
Turn over (rotatividade)
reclamações trabalhistas
retrabalho, desperdício
perdas diversas
funcionários roubando suas mercadorias
sócios sem compromisso
Quando diminui:
produtividade
motivação
assiduidade
inovação
Os prejuízos gerados por uma má gestão do clima organizacional
Abaixo seguem três dos principais impactos que geram custos, sendo ocasionados por um ambiente com índices de clima organizacional baixo: 
Baixa produtividade. Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%. 
Custos com rescisões. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Produtive, de Porto Alegre, 60% dos executivos em processo de recolocação no mercado foram demitidos por questões comportamentais. As principais causas das rescisões não foram por incompetência técnica, mas pela incapacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais construtivos e atitudes produtivas. 
Custos com seleção e treinamento. Devido à rotatividade gerada pela insatisfação dos funcionários há perdas significativas do capital intelectual da organização, além de retrabalho de atividades que afetam o atingimento de seus objetivos estratégicos de longo prazo. Dessa forma, são necessários investimentos expressivos em treinamentos e armazenamento de conhecimento.
Como fazer essa avaliação?
O maior desafio desse tipo de análise é transformar dados totalmente qualitativos e subjetivos em números quantitativos para que se possa lastrear a tomada de decisões em setores específicos com determinados tipos de deficiência no que se refere ao clima e as relações internas,dessa forma, é possível utilizar pesquisas específicas de satisfação e motivação com metodologia simplificada, ou realizar pesquisa de clima organizacional na qual são contemplados, além desses fatores, outros como: compreensão das políticas e concordância com o direcionamento do negócio.
Avaliar conforme o quadro abaixo:
Tipo
Objetivos
Status
Pesquisade Satisfação
Obter informações relevantes sobre o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa, suas tomadas de decisão e seus gestores.
Realizada com frequência nas empresas com metodologias simplificadas – na maior parte das vezes são feitos bancos de dados por meio do uso de questionários - ; é pouco citada na literatura.
Pesquisa de Motivação
O objetivo desta é identificar os fatores que interferem na oscilação dos índices de motivação das pessoas no trabalho.
Difere da anterior em função do foco, o que é ressaltado pelos autores que atribuem diferença entre os conceitos de satisfação e motivação.
Bastante debatida conceitualmente, mas pouco exercida do ponto de vista da prática de pesquisa. Busca identificar elementos mais subjetivos do que a primeira.
Pesquisa de Clima Organizacional
Seu objetivo é basicamente compreender como estão todas as relações entre a empresa e as pessoas, não só do ponto de vista da satisfação e da motivação.
Entrariam aqui aspectos como compreensão das políticas, concordância com o direcionamento estratégico do negócio, entre outros.
O conceito que mais se popularizou na prática e na teoria. A maioria das empresas bem estruturadas em RH realiza pesquisas que recebem esta denominação sem se preocuparem em esclarecer bem seus objetivos.
Pesquisa de Cultura
Organizacional
Descrevem e analisam os valores e crenças que norteiam o comportamento organizacional.Está referida a história do grupo pesquisado e aos pressupostos básicos que unem este grupo.
A teoria da cultura e a prática destes tipos de diagnósticos difundiram-se bastante nos últimos dez anos. A realização em empresas é menos comum do que a presença do conceito na literatura. Trata-se de um tipo de pesquisa que exige metodologias sofisticadas e muito polemizadas dentro das próprias teorias de origem: a antropologia, a psicologia e a sociologia.
 Modelo de Litwin e Stringer:
 O modelo desenvolvido por Litwiin e Stringer tem como base a análise de nove indicadores, sendo eles: 
Estrutura: Leva em consideração a percepção dos impactos no trabalho pelas regras, procedimentos, estrutura física, etc.  
Responsabilidade: Considera a autonomia nas tomadas de decisões e na desenvoltura de suas atividades; 
Desafio: Sentimento de risco e elevação dos limites para exercer as atividades; 
Recompensa: Considera e enfatizar a recompensa por atingimento de objetivos e sentimento de justiça quanto a parâmetros de promoção e remuneração; 
Relacionamento: Percepção de relação entre áreas e colegas; 
Cooperação: Percepção de ajuda mútua entre colegas  
Conflito: Percepção de gestão de conflitos e aceitação de opiniões divergentes; 
Identidade: Sentimento de pertencer à organização como elemento chave para os grupos de trabalho. 
Padrões: Grau de burocracia dentro da organização
Modelo de Kolb
 O modelo de Kolb além de analisar os fatores de responsabilidade, padrões e recompensas, apresentados no modelo de Litwin
e Stringer, agrega os indicadores : 
Conformismo: Percepção de que há muitas influências externas que limitam e obrigam a modelagem de seu trabalho; 
Clareza Organizacional: Sentimento que os objetivos são estabelecidos de forma organizada e racionalmente, e que estão claros para todas da organização; 
Calor e Apoio: Percepção de confiança e apoio mútuo entre os membros; 
Liderança: Disposição dos membros de uma organização em seguir a direção estabelecida pela liderança, e diversificação e amplitude de líderes na empresa.
Modelo de Sbragia
 Sbragia em um estudo de pesquisa de clima no setor de governamental utilizou além dos fatores de conformidade, estrutura, recompensas, cooperação, padrões, conflitos e identidade, os indicadores abaixo: 
Estado de tensão: O quanto as ações são determinadas e dominadas pela racionalidade em detrimento das emoções; 
Ênfase na Participação: Analisa a percepção do grau de envolvimento dos indivíduos nas decisões de uma organização; 
Proximidade da supervisão: Descreve a forma de controle da liderança e o grau de liberdade dos subordinados; 
Consideração Humana: Analisa a percepção de o quanto à empresa enxerga seus funcionários como seres humanos e não como números; 
Autonomia Presente: Descreve o quanto as pessoas estão confortáveis na toma de decisão e o quanto essas decisões não precisam ser verificadas; 
Prestígio Obtido: Percepção das pessoas quanto a imagem gerada externamente por pertencerem aquela organização;  
Modelo de Sbragia
Tolerância Existente: Descreve o grau de tolerância dos erros dos indivíduos e o quanto são tratados de forma construtiva ao invés de punitiva; 
Clareza Percebida: O quanto as pessoas são informadas sobre as condições de progresso e assuntos referente as suas atividades; 
Justiça Predominante: O quanto os aspectos como habilidades, desempenho e atitudes são levados em consideração nos critérios de tomadas de decisões em detrimento de aspectos políticos e pessoais; 
Condições de Progresso: O grau de oportunidades oferecidas pela organização aos seus membros; 
Apoio Logístico Proporcionado: Descreve o quanto a organização oferece os instrumentos e meios necessários para que as pessoas exerçam suas atividades com qualidade; 
Reconhecimento Proporcionado: Analisa o reconhecimento dos profissionais que atuaram com desempenho acima dos padrões; 
Forma de Controle: O quanto a organização utiliza-se de fatores racionais para controle de desempenho antes de métodos de punição e policiamento
Soluções práticas para a melhoria do clima organizacional
A melhoria do clima organizacional é um desafio bastante complexo dado o alto grau de subjetividade envolvido nesse processo. As pesquisas de clima organizacional apenas trazem um mapeamento do ambiente psicológico, mas não têm o poder (nem a pretensão) de prover soluções efetivas para o problema. Se pretendemos obter melhorias realmente expressivas e sustentáveis sobre o clima, precisaremos investir em programas práticos capazes de intervir no que acontece "da pele para dentro" das pessoas, e que, portanto, não se limitem a oferecer apenas teorias, modelos e conceitos. Programas estruturados, que priorizem a otimização dos comportamentos produtivos através da redução de stress e reatividade, bem como do aumento do discernimento e do bem-estar do colaborador. Assim, iniciamos um processo em cadeia que começa com a melhoria do clima do indivíduo e que poderá culminar com a evolução de toda a cultura organizacional.
Talvez você esteja pensando que tudo isso é no mínimo complicado. As coisas eram realmente bem mais simples naquela época em que os problemas de produtividade podiam ser resolvidos com o aperto de alguns parafusos. Mas a verdade é que o mercado evoluiu muito nesses últimos 30 anos e, se sua empresa deseja garantir seu lugar ao sol neste novo cenário, uma dica quente para aumentar a produtividade é investir na melhoria do clima organizacional através da melhoria do clima das pessoas
Soluções práticas para a melhoria do clima organizacional
" A Pesquisa de Clima Organizacional é baseada em afirmações positivas de comportamentos desejáveis, tanto da organização como dos colaboradores que lá atuam.
As afirmativas compõem um formulário, que pode ser aplicado tanto via internet como em formulários impressos, para que cada participante possa se manifestar de forma facultativa, segura e confidencial, concordando ou discordando em determinados níveis de respostas.
A pesquisa de clima organizacional possibilita identificar fatores tanto internos como externos da empresa, sendo fortes influentes no resultado da pesquisa aplicada dentro de uma organização, fatores externos como, vida social, situação financeira, política... afeta o colaborador fora da empresa, e o mesmo leva a insatisfação desses fatores para dentro do ambiente de trabalho gerando assim um clima desfavorável.
Como um dos diferenciais de nossa consultoria, colocamos como opcional a marcação da percepção de evolução de cada item, apontando assim áreas de ”Melhora” ou “Piora”, em um dado espaço de tempo.
Ligações externas bibliografia
Clima Organizacional: o que é ?
Ir para cima↑ EISENBERGER, R.; HUNTINGTON, R.; HUTCHINSON, S.; SOWA, D. (1986). Perceived organizational support. 71. [S.l.]: Journal of Applied Psychology. pp. 500–507
Ir para cima↑ Payne, R., and Pugh, D.S. (1976). Marvin Dunnette, ed. Organizational Structure and Climate, in Handbook of Industrial Organizational Psychology. [S.l.]: Rand McNally. pp. 1125–1173
Ir para cima↑ Glick, W. H. (1985). Conceptualizing and measuring organizational and psychological climate: pitfall in multilevel research. 10. [S.l.]: Academy of Management Review. pp. 601–616
Ir para cima↑ OLIVEIRA, W. M. (1996). Perfil analítico-descritivo da pesquisa sobre clima organizacional em Instituições de Ensino Superior. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
↑ Ir para:a b KOLB, D. A; RUBIN, I. R.: McINTYRE, J. M. (1978). Psicologia organizacional: uma abordagem vivencial. São Paulo: Atlas
Ir para cima↑ Sistema Boog de Consultoria. «O que é pesquisa de clima organizacional». Sayuri Matsuo. Consultado em 6 de novembro de 2014
↑ Ir para:a b SBRAGIA, R. (1984). Um estudo empírico sobre clima organizacional em instituições de pesquisa. , v. 18, n. 2, p. 30-39. [S.l.]: Revista de Administração
Ir para cima↑ «www.revistaret.com.br/ojs-2.2.3/index.php/ret/article/viewFile/74/123». www.revistaret.com.br. Consultado em 12 de julho de 2015
Ir para cima↑ FLEURY, M. T. L.; SAMPAIO, J. R. (2002). Uma discussão sobre cultura organizacional. In: FLEURY, M.T.L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente
Ir para cima↑ ULRICH, Dave. (2000). Recursos Humanos Estratégicos: Novas perspectivas para os profissionais de RH. São Paulo: Futura
↑ Ir para:a b FISCHER, A. L (1996). As decisões sobre o método dos diagnósticos organizacionais internos. [S.l.: s.n.]
↑ Ir para:a b BISPO, Carlos A.F. (Maio–Agosto 2006). Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Produção. 16. [S.l.: s.n.] pp. 258–273
↑ Ir para:a b LITWIN, G. H, STRINGER, R . (1968). Motivation and organizational climate. [S.l.: s.n.]
Ir para cima↑ «www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnAPG/enapg_2012/2012_EnAPG494.pdf» (PDF). www.anpad.org.br. Consultado em 12 de julho de 2015
Ir para cima↑ Sistema Boog de Consultoria. «Metodologia Pesquisa de Clima Organizacional». Sayuri Matsuo. Consultado em 6 de novembro de 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais