Buscar

Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Prévia do material em texto

Fundamentos Socioantropológicos da Educação
“O primeiro olhar que se lança sobre a antropologia procura compreender quem é o homem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ULBRA [Org.]. Teorias antropológicas. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2009. 
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, sobre os principais conceitos desenvolvidos pela Antropologia, assinale a afirmativa que indica três desses conceitos de maior destaque:
	
	A
	Aculturação, Relativismo Cultural e Fenomenologia.
	
	B
	Aculturação, Relativismo Cultural e Etnocentrismo.
	
	C
	Aculturação, Fenomenologia e Etnocentrismo.
	
	D
	Fenomenologia, Relativismo Cultural e Etnocentrismo.
	
	E
	Fenomenologia, Relativismo Singular e Etnocentrismo.
“Spencer elabora seu modelo organísmico de compreensão da realidade social, promovendo uma analogia entre a sociedade e um organismo vivo, com as partes desempenhando funções para o bom funcionamento do todo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, C. A. A. A ciência da informação como ciência social. In: Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 21-27, set./dez. 2003, p. 23. 
Herbert Spencer foi um importante pensador do século XIX, preocupado com as questões sociológicas. Com base nisso e no livro-base Fundamentos Socioantropológicos da Educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Herbert Spencer se opunha à consolidação dos estudos sociológicos, pois defendia que os grupos sociais não deveriam ser objeto da ciência.
	
	B
	Spencer defendia o estudo científico dos grupos humanos e argumentava que as sociedades complexas desenvolvem relações de interdependência entre seus membros.
	
	C
	A obra de Spencer propunha um estudo sociológico dos grupos humanos e requeria que os indivíduos fossem analisados separadamente, pois não havia vínculos de dependência entre eles.
	
	D
	O pensador Spencer cumpriu um importante papel na institucionalização da Sociologia como disciplina, afirmando a centralidade da luta de classes como motor da história.
	
	E
	Herbert Spencer discordava da perspectiva da Sociologia como ciência, pois acreditava que os indivíduos eram elementos autônomos na sociedade
“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 2017. 
Levando em consideração a citação dada e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação sobre cultura, analise as afirmativas:
I. O etnocentrismo adota uma postura que privilegia os valores e a cultura do observador, em detrimento da cultura e dos valores do observado.
II. A postura etnocêntrica não toma como referência os costumes e os valores da cultura da sociedade do observador.
III. Em oposição ao conceito de relativismo cultural, construiu-se o conceito do etnocentrismo. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III
	
	B
	I e II
	
	C
	II e III
	
	D
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	E
	Nenhuma afirmativa é correta.
“A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não suplantou os velhos antagonismos de classe. Ela colocou no lugar novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENGELS, F. MARX, K. O Manifesto Comunista. Edição Eletrônica, p. 8. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf>. Acesso em 14 set. 2017. 
No trecho citado, Marx e Engels abordam a sociedade burguesa e seus antagonismos sociais. Com base nessas informações e no livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Marx e Engels compreendiam a sociedade capitalista como um sistema de classes, marcado pela desigualdade, o que gerava antagonismos entre essas classes.
	
	B
	A teoria marxista defende que, na sociedade burguesa, há uma cooperação entre as classes sociais, o que impulsiona esse modo de produção.
	
	C
	Para Marx e Engels, a sociedade capitalista, ao acabar com o sistema feudal, inaugurou uma sociedade marcada pela igualdade entre as classes sociais.
	
	D
	No sistema capitalista, de acordo com Marx e Engels, as classes estão marcadas por uma lógica de colaboração, evitando oposições.
	
	E
	Conforme Marx e Engels, o modo de produção capitalista proporcionou o fim do antagonismo de classes, pois garantiu o fim da desigualdade entre elas.
“Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Cultura. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm>. Acesso em 13 set. 2017 
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, analise as seguintes proposições a respeito da condição de humanidade:
I. A condição de humanidade se constrói graças à incorporação de valores, normas e regras de um grupo social.
PORQUE
II. Todo ser humano integra um grupo social e vai sendo moldado por ele. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais