Buscar

Aula02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividades da aula 1 e 2
1. Defina, com suas próprias palavras, o termo administrador.
Administrador é um profissional que orienta o uso de recursos de uma empresa, seja ele financeiro físico e humano. Ele é quem organiza o funcionamento dos setores da empresa para que não haja gastos indevidos ou escassez de mão de obra e mantém a circulação de informações e orientações.
2. Com suas palavras explique o que é ser empreendedor. 
Empreendedor é uma pessoa que produz novas idéias tendo criatividade e imaginação e também é motivado pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.
3. Explique por que tornar-se um empreendedor ou proprietário de um novo negócio tem atraído tantas pessoas?
Porque hoje em dia as pessoas estão em busca de novas oportunidades, querem mais independência, querem liderar e não ser liderados. E o mercado facilita um empreendedor a abrir uma empresa, as pessoas querem comodidades, mostrar suas idéias seus conhecimentos, expandir os negócios e terem um futuro mais promissor.
4. O Senhor Jorge Borges deseja adquirir uma loja de calçados que está com sérios problemas administrativos.
Ajude Borges a organizar esta empresa da seguinte forma: 
a) Como ele deve usar as funções administrativas de Planejamento. Organização e Alocação de Pessoas, Liderança e Controle para reorganizar esta empresa? Justifique para cada uma das funções. 
Planejamento: visualizar o futuro olhar pra frente ver onde quer chegar definir metas e objetivos de como chegar lá. Definir o publico alvo, aonde será localizada a loja, quantos funcionários contratar, qual o dinheiro necessário a ser investido, em quanto tempo terá o retorno do capital investido, quais produtos e marcas ira oferecer;
Organização e Alocação de Pessoas: contratar funcionários erguer a estrutura da empresa os recursos da organização, ou seja, chegar na hora o que cada um deve fazer e como deve ser feito; 
Liderança: colocar a empresa pra funcionar. Já com a empresa em funcionamento é necessário que você lidere que resolva problemas de conflitos entre funcionários problemas de reclamação de clientes.
 Controle: é saber analisar tudo que foi planejado. Verificar se os números de vendas dos calçados alcançaram o que havia planejado, se alcanço o que havia planejado isso é muito bom, se não alcanço terá que efetuar ações de controle, por exemplo, fazer promoções.
b) Dê exemplo do que seriam os recursos físicos, financeiros, humanos e informativos nesta loja de calçados?
Recursos Físicos: são as lojas, os calçados, equipamentos de escritório;
Recursos Financeiros: corresponde ao dinheiro necessário pra pagar salários e as minhas contas entre outros;
Recursos Humanos: seleção, integração, treinamento, acompanhamento e desenvolvimento, benefícios, cargos dos funcionários da loja;
Recursos Informativos: analisar os concorrentes, lançamento de novos produtos no mercado com novas tecnologias de acordo com as exigências dos consumidores e assistência técnicas.

Outros materiais