Buscar

PROVA CIVIL III 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA CIVIL III 2013/02. AV2
1. QUESTÃO
Assinale a opção correta no que se refere aos contratos tipificados no código civil brasileiro
A) o contrato de compra e venda subordinado à condição de dissolução caso o objetivo do contrato não seja do agrado do comprador denomina-se venda a contento, clausula sempre presumida nos contratos de compra e venda.
B) o contrato intimatório e aleatório e deve ter por objetivo coisa móvel.
C) no contrato de doação, são revogáveis por ingratidão as doações puramente remuneratórias e as oneradas com encargo já cumprido.
D) tanto o contrato de empreitada quanto o de prestação de serviço geram obrigação de resultado.
E) nenhuma das alternativas.
RESP. B
2. QUESTÃO
 Com relação ao contrato de compra e venda, não e correto afirmar:
A) é nula a pactuação firmada que deixa ao exclusivo arbítrio de uma das partes a fixação do preço.
B) é válida a venda de ascendente solteiro a descendente, que obtém o consentimento dos demais descendentes, quando da realização de avença.
C) na venda ad mensuram as referencias as dimensões do imóvel são meramente enunciativas, não cabendo demanda quanto a uma eventual diferença nas medições.
D) o condômino em coisa indivisível, ao desejar vender a sua parte do bem, deve, antes de vendê-la a um estranho, dar direito de preferência na aquisição, tanto por tanto, aos demais condôminos.
RESP. C
3. QUETÃO
 Sobre a locação de coisa e incorreto afirmar que:
A) o contrato de locação é bilateral, oneroso, real, consensual, comutativo, em regra não solene, de trato sucessivo.
B) o preço é devido ao locador durante todo o período em que a coisa estiver à disposição do locatário, mas apenas se utilizada efetivamente.
C) o locador pode reaver a coisa alugada antes do vencimento do prazo, desde que o locatário seja ressarcido das perdas e danos resultantes da retomada antecipada. Também não pode o locatário devolver a coisa antes do findo o prazo contratado, senão pagando proporcionalmente a multa estipulada.
D) a empresa locadora de veículos responde civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causado a terceiros, no uso de carro locado.
E) se a coisa móvel for alienada durante a locação, o adquirente é sempre obrigado a respeitar o contrato de locação
RESP. C QUESTÃO ANULADA
4. QUETÃO
O comodato é classificado entre os contratos reais por que 
A) se perfaz no momento em que o acordo é feito.
B) implica a transferência de direitos reais sobre determinado bem
C) seu objeto compreende a entrega de determinado bem.
D) não se resolve em perdas e danos, no caso de inadimplemento.
RESP. C
5. QUESTÃO
Marcelo, brasileiro, solteiro, advogado, sem que tenha qualquer impedimento para doar a casa de campo de sua livre propriedade, resolve fazê-lo, sem quaisquer ônus ou encargos, em beneficio de marina, sua amiga, também absolutamente capaz. Todavia. No âmbito do contrato de doação, Marcelo estipula clausula de reversão por meio da qual o bem doado devera ser destinado ao patrimônio de Rômulo, irmão de Marcelo, caso Rômulo sobreviva a donatário. A respeito dessa situação, é correto afirmar que
A) diante da expressa previsão legal, não prevalece a clausula de reversão estipulada em favor de Rômulo.
B) no caso, em razão de o contrato de doação, por ser gratuito, comportar interpretação extensiva, a clausula de reversão em favor de terceiro é valida.
C) a clausula em exame não e valida em razão da relação de parentesco entre doador, Marcelo, e o terceiro beneficiário, Rômulo.
D) diante de expressa previsão legal, a clausula de reversão pode ser estipulada em favor do próprio doador ou de terceiro beneficiário por aquele designado, caso qualquer deles, nessa ordem, sobreviva ao donatário.
RESP. A
6. QUESTÃO
Mauro, entristecido com a fuga das cadelinhas Lila e Gopi de sua residência, ás quais dedicava grande carinho e afeição, promete uma vultosa recompensa para quem eventualmente encontrá-las. Ocorre que, no mesmo dia em que coloca os avisos públicos da recompensa, ao conversar privadamente com seu vizinho João, afirma que não ira, na realidade, dar a recompensa anunciada, embora assim o tenha prometido. Por coincidência, no dia seguinte, João encontra as cadelinhas passeando tranquilamente em seu quintal e as devolve imediatamente a mauro. Neste caso, e correto afirmar que
A) a manifestação de vontade no sentido da recompensa subsiste em relação a João ainda que mauro tenha feito a reserva mental de não querer o que manifestou originariamente.
B) a manifestação de vontade no sentido da recompensa não subsiste em relação a João, pois este tomou conhecimento da alteração da vontade de mauro.
C) a manifestação de vontade no sentido da recompensa não mais terá validade em relação a qualquer pessoa, pois ela foi alterada a partir do momento em que foi feita a reserva mental por parte de mauro.
D) a manifestação de vontade no sentido da recompensa subsiste em relação a toda e qualquer pessoa, pois a reserva mental não tem o condão de modificar a vontade originalmente tornada publica.
RESP. B
7. QUESTÃO 
No campo das obrigações e dos contratos, varias novas teorias tem sido delineada pela doutrina e pela jurisprudência. A esse respeito, jugue os itens que se seguem.
1. A partir do principio da função social, tem-se estudado aquilo que se convencionou chamar de efeitos externos do contrato, que constituem uma releitura da relatividade dos efeitos dos contratos. RESP. CERTO 
2. Segundo a doutrina contemporânea, o aforismo turpitudinem sua allegans non auditor não se confunde com a vedação do venire contra factum proprium; enquanto a primeira objetiva reprimir a malicia e a má-fé, o segundo busca tutelar a confiança e as expectativas de quem confiou na estabilidade e na coerência alheias. RESP. CERTO
8. QUESTÃO
Irineu comprou Eriberto veiculo importado, vindo a perdê-lo posteriormente para Claudia, que provou em juízo que tal automóvel era seu e que havia sido roubada há dois anos. Na ação proposta por Claudia, Irineu não denunciou a lide a Eriberto. (obs. considere que Eriberto adquiriu o veiculo de boa-fé, de terceiro). RESP. IRINEU PODERA COBRAR OS PREJUIZOS PELA EVICÇÃO A ERIBERTO SENDO A PERDA TOTAL OU PARCIAL DO BEM.
9. QUESTÃO
Jovenal, prestador de serviços em Curitiba, após troca de e-mail com informações sobre serviço com Maria apresenta-lhe on-line proposta para realizar pintura de sua residência, indicando o preço que cobraria pela empreitada e o material necessário.
Responda as questões abaixo:
1. Pode-se afirmar que houve negociação preliminar? Justifique a resposta, de que forma? 
2. A proposta feita on-line por Jovenal vincula? Justifique sua resposta e destaque, em caso afirmativo, o que significa a obrigação da oferta.
3. Qual o prazo de validade da oferta feita por Jovenal?
4. Em que momento poderia ser considerado aceita a proposta e formado finalmente o contrato? 
5. Identifique o lugar da celebração do contrato.
RESP. CASO CONCRETO
10. QUESTÃO
Lucio promete á sua comissão de formatura que trará para cantar em uma festa, destinada a arrecadar fundos para a comissão, sua tia, Ivete Sangalo. Os membros da comissão, conhecedores do relacionamento próximo que Lucio possui com sua tia, com razões do evento que, então, terá como uma das principais atrações a mencionada cantora. O corre que um dia antes do inicio da festa, Lucio telefona para o presidente da comissão e o comunica que embora tenha realizado inúmeros esforços não conseguira trazer a tia para cantar na festa. Diante dessa situação, responda:
A) Qual o tipo de obrigação assumida por Lucio em face da comissão de formatura e que espécie contratual pode ser identificada?
B) Lucio poderá ser de alguma forma responsabilizada, mesmo tendoempreendido todos os seus esforços para que a tia cumprisse promessa por ele feita?
C) Suponha que por intermédio de Lucio, a representante da cantora entrou em contato com o presidente da comissão e, anuindo com a indicação do promitente, combina que a cantora catara na festa no dia e horários marcados. No entanto, no dia do evento a cantora é convidada a receber um premio e não comparece ao evento. Quem respondera pelos prejuízos causados por essa ausência? Fundamente sua resposta.
RESP. CASO CONCRETO

Outros materiais