Buscar

Exemplos 1 Vetores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: FÍSICA I
INSTITUTO DE FÍSICA - INFI - UFMS
Prof: Clóvis
EXEMPLOS – Vetores
1 - Dado que o módulo de um vetor A é de 5 unidades e seu componente x vale 3 unidades e o componente y 4 unidades. a) Faça um gráfico ilustrando o vetor A; b) determine a orientação de A.
2 – Um vetor c tem módulo de 10 unidades arbitrárias (ua) e faz um ângulo de 30( acima do eixo x +. Determine: a) os componentes x e y do vetor c; b) escreva o vetor c.
3 - Um vetor B tem componente x = -6 u e y = 4 u. Determine: a) o ângulo que o vetor B faz com o eixo x; b) o vetor B e seu módulo.
4 – Dados os vetores a = 2i – 4j e b = 3i + 2j, determine: a) (a(, (b(, (a e (b; b) a + b, (a + b( e (a+b; c) b – a, (b – a( e (b-a ; d) a – b, (a – b ( e (a-b.
5 – Uma pessoa anda 1,0 km do sul para o norte e em seguida, 2,0 km de oeste para leste em um campo horizontal. Determine: a) a distância que a pessoa está do ponto de partida; b) a direção.
6 – A correnteza de um rio tem uma velocidade de 3 m/s, paralela à margem. Um barco alinha a proa perpendicularmente à correnteza para atravessar o rio e anda com velocidade de 4 m/s. Determine: a) o vetor velocidade efetiva (resultante) do barco; b) a direção que o barco se desloca em relação à margem.
7 – Dado: a = 3i – 4j unidades. Calcular: a) b = 2a ; b) d = -0,5a ; c) e = -4a e seus respectivos módulos
8 – Ainda, com os vetores dados no exemplo 3, calcule: a) a.b, b.a, ângulo ( entre a e b; b) a x b, (a x b(, b x a e direção e sentido de cada vetor resultante.

Outros materiais