Buscar

AULA 7 necessidades especiais

Prévia do material em texto

AULA 7 – O ATENDIMENTO DO PSICOLOGO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Atendimento de qualidade
A luta por um atendimento de qualidade, de um trabalho completo em saúde, passa por vários tipos de saberes. Quando falamos de uma pessoa com deficiência, estamos nos referindo a várias impossibilidades que devem ser trabalhadas no setor público, nas associações, no setor privado ou em outros dispositivos, que visem atender as demandas, as diferenças existentes em cada um.
Na verdade, este é o objetivo quando falamos de saúde de uma forma geral, porém trata-se de uma situação ímpar: “Existem pessoas que, além de viver à margem da sociedade, vivem na própria pele a estreita ligação entre as dificuldades na área da saúde física, emocional, na linguagem, no social e em tudo o que podemos imaginar”.
Aprender ou reaprender a viver
Estamos falando de pessoas que, devido a acometimentos na tenra idade, ou que sofreram tais ações bem mais tarde, vivem em um mundo de limitações, necessitando assim de aprender ou reaprender a viver, seja com ou sem dificuldades.
Imaginemos um quebra-cabeça. Ao juntarmos as peças, podemos perceber que a visão do sujeito em sua totalidade nos permite buscar de forma mais coerente uma melhor qualidade de vida. Porém, para a melhor visão do todo, as partes necessitam estar interligadas.
Sabemos que não sabemos tudo. O desafio está em, mesmo diante de tantas dificuldades no discurso, estruturais, políticas, entre outras, buscarmos uma saída mais saudável para esta camada da sociedade.
Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
Teoricamente, necessitamos fazer uma diferenciação sobre este tema: a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, visto que, de uma forma ou de outra, o que importa é a saúde global de uma pessoa com deficiência.
Multidisciplinaridade: Na multidisciplinaridade, temos um sujeito visto e acompanhado por diversos pensamentos.
Interdisciplinaridade: Já na interdisciplinaridade, temos pessoas que acompanham sujeitos, mas que os veem de forma única e completa.
Historicamente, tais temas surgem por necessidade da população na década de 60 e pelo crescente crescimento de novas visões de mundo e ainda de tratar, entender o sujeito.
Hilton Japiassu - Contemporâneo nosso, Hilton Japiassu, um dos pioneiros da interdisciplinaridade no país, afirma: “As capelas científicas, fundadas sobre o signo da especialização, vivem muito mais à vontade em um mundo fechado, onde a verdade de cada um é menos contestada, do que em um mundo aberto, onde estão expostas aos ventos da crítica”.
Integração de todas as categorias 
Pensemos: cabe ao profissional de Psicologia o discurso sobre a integração de todas as categorias que visem trabalhar com a saúde do deficiente, visto que a necessidade de outras especialidades se fazem importantes no trato com o indivíduo.
A participação de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, pedagogo, ortoptistas, médicos, entre outros, são profissionais importantes no contexto avaliativo e de acompanhamento. O Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional afirma que o trabalho com o sujeito que adoece é com o sujeito como um todo, e não apenas as partes deste. Assim, quando tratamos deste assunto em especial, concordamos com a necessidade das ações específicas, sem perder a referência do homem integral.
Funções de cada especialidade: Cada função tem sua importância, veja a seguir cada especialidade.
TERAPEUTA OCUPACIONAL: O terapeuta ocupacional resgata suas habilidades, promove o conhecimento das atividades de vida diária, trabalhando a coordenação motora.
MÉDICO: Podemos ainda citar o médico, que objetiva a avalição clínica e a prescrição de medicamentos que visam melhorar o estado do paciente.
ASSISTENTE SOCIAL: O Assistente social busca possibilitar o entendimento sobre a deficiência, a demanda da família e as possibilidades de analisar e mudar a própria história.
ENFERMEIRA: A Enfermagem atua na atenção à saúde e nas emergências necessárias. O psicólogo atua com a ludoterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, grupos, entre outras ações.
FONOAUDIÓLOGO: A fonoaudiologia busca a comunicação e o desenvolvimento das habilidades orofaciais.
PEDAGOGO: A pedagogia, que trabalha com a educação e a reeducação psicomotora, além da atividade de vida diária e os processos referentes àescolarização.
ORTOPEDISTA: A ortóptica busca regularizar a musculatura ocular e melhorar o aspecto geral e ainda atingir as musculaturas oculares importantes no estado clínico geral e na própria visão e coordenação visomotora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

24 pág.

Perguntas Recentes