Buscar

RELAT Sistema ABO e Rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema ABO e Rh 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
Sabe-se que os sistemas ABO são compostos por três tipos sanguíneos A B, AB e O, que são caracterizados pela presença ou ausência de a aglutinogênios em suas hemácias e de aglutinina se em seu plasma. O tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A em suas hemácias e a aglutinina anti-B em seu plasma; do tipo B possui aglutinogênio B e aglutinina anti -A; do tipo AB possui aglutinogênios A e B, mas não possui aglutininas e, do tipo O, não possui aglutinogênios, mas possui aglutininas do tipo anti-A e anti-B. Em relação ao sistema Rh, se houver aglutinação do sangue, significa que o indivíduo possui o fato r Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, senão, significa ausência do fator Rh, então é Rh⁻. Com base nesses conhecimentos prévios f oi possível chegar a conclusão sobre os tipos sanguíneos dos alunos da turma de Engenharia de Alimentos. 
De acordo com as pesquisas realizadas, o tipo sanguíneo mais frequente é o O e o A com 87% de frequência na população em geral, o tipo é um dos mais raros, onde, só perde para o tipo AB. Apresente aula prática sobre o sistema ABO e Rh, teve como principal objetivo a realização da tipagem sanguínea dos colega de classe e a análise do tipo sanguíneo mais frequente. Após a tipagem, os resultados obtidos foram bastante semelhantes aos de pesquisas realizadas anteriormente, em que apareceram também com destaque na classe o tipo A e O. Com esse procedimento foi possível conhecer mais a fundo o funcionamento da tipagem sanguínea e aprofundar os conhecimentos em relação ao sistema ABO e Rh. 
 
 OBJETIVOS 
 
 Realizar a tipagem sanguínea dos colegas de classe e verificar qual tipo 
Realizar a tipagem sanguínea dos colegas de classe para verificação qual tipo sanguíneo é o mais frequente.
 
MATERIAIS E MÉTODOS 
 
Lâmina de vidro para cada tipo sanguíneo
Lancetas
Algodão
Álcool
Luva descartável
Descarte 
Caneta
Papel
 
 Lâminas de vidro para cada tipo sanguíneo. 
 Lancetas. 
 Algodão 
 Álcool. 
 Caneta. 
 Papel. 
 
REAGENTES UTILIZADOS
 Soro anti-A 
 Soro anti-B 
 Soro anti-Rh 
Soro anti-A
Soro anti-B
Soro anti-Rh
 
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
 
Realizou-se a limpeza da bancada com álcool 70% e preparou com papel toalha onde ficariam as lâminas, pingou-se uma gota de soro anti-A e uma gota de soro anti -B em uma lâmina e uma gota de anti -Rh em outra lâmina, na sequência, foi desinfetado o dedo do aluno com álcool e algodão, furou-se o dedo com uma lanceta, gotejou-se uma gota de sangue em cada tipo de soro e misturou o sangue no soro até formar uma mistura homogênea e, por fim esperou a aglutinação para a análise do tipo sanguíneo. Após a aglutinação foi feito as devidas análises e realizados os cálculos para se chegar ao tipo sanguíneo mais frequente na classe. 
 
 
 RESULTADOS E DISCUSSÃO 
 
Sabe-se que os soros provêm do plasma e que são preparados a partir de hibridomas de camundongo, que são linhagens celulares desenvolvidas para produzir um anticorpo desejado em grande quantidade. Os anticorpos são preparados a partir de anticorpos monoclonais, portanto, que surgem a partir de um único linfócito B que é clonado e imortalizado, produzindo sempre outros iguais, que são secretados pelas linhas celulares dos hibridomas do camundongo. Os soros anti -A e anti-B contém anticorpos e também é utilizado 0,1% de azeda sódica como conservante. 
A “leitura” do tipo de sangue é feita da seguinte forma: a pós serem gotejados os soros anti -A, anti-B e anti -Rh, separadamente, e adicionado o sangue, observa-se a presença ou ausência de aglutinação. Se houver aglutinação o somente no soro anti-A, o indivíduo possui o sangue do tipo A; se houver a aglutinação somente no soro anti -B, o indivíduo p possui sangue do tipo B; se houver aglutinação nos dois o indivíduo possuem sangue do tipo AB e, por fim, se houver aglutinação no soro na ti -Rh, significa que ele possui o fator Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, senão, significa ausência do fator Rh, então é Rh⁻. 
Na realização da aula prática foi feita a tipagem sanguínea de todos os alunos presentes e eu quiseram participar, e a análise de seus respectivos tipos sanguíneos, afim de saber qual tipo sanguíneo tem maior frequência. É importante salientar que possivelmente, algum aluno possa não ter participado da tipagem, os cálculos foram realizados com os tipos sanguíneos de todos que realizaram a tipagem. 
 
 
Com a tipagem sanguínea e a efetuação dos devidos cálculos, onde fez uso da porcentagem, foi possível observar que o tipo de sangue mais frequente foi do tipo A e O, ambos com 25,0% de frequência. O tipo menos frequente foi do tipo B, pois, nem chegou a aparecer na tipagem, com 0,0% de frequência, seguido do AB com 0,0% de frequência. A caracterização dos tipos sanguíneos se dá pela presença ou ausência de aglutinogênios e m suas hemácias e de aglutininas em seu plasma. O tipo sanguíneo A possui a aglutinogênio A e aglutinina anti-B; do tipo B possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A; do tipo AB possui a aglutinogênios A e B, mas não possui aglutininas; já do tipo O, não possui aglutinogênios, mas possui aglutininas do tipo anti-A e anti-B.
REFERÊNCI AS 
 
AMABIS, J. M; MARTHO, G.R. Biologia das Populações. 2. Ed. São Paulo: 
Moderna, 2004. 
 
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/quase-90-da -população-brasileira-tem-sangue-dos-tipos-e-o.html, acessada em novembro de 2017.
Planilha1
	Resultado da tipagem sanguínea e a frequência de tipos de sangue: 
	Tipo sanguíneo Nº de indivíduos Frequência
	A	8
	B	0	0.00%
	AB	0	0.00%
	O	8
	Rh+	15
	Rh-	1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes