Buscar

Avaliando o Aprendizado Didatica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603611693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Didática, na perspectiva crítica, e como campo específico das Licenciaturas e da Pedagogia se apoia em diversos saberes, dentre os quais: sociologia, antropologia, psicologia, história e filosofia, que ampliam os diferentes modos de pensar, refletir e compreender os mecanismos de aprendizagem dos alunos. Identifique a alternativa que mais se adequa aos objetivos da Didática:
		
	 
	Selecionar conteúdos relevantes apenas para o professor, detentor de verdades únicas, absolutas e inquestionáveis.
	 
	Adotar uma prática anti-libertadora.
	 
	Discutir os objetivos do ensino, o currículo e as formas de avaliação utilizadas na escola.
	 
	Trabalhar as disciplinas de forma isolada e fragmentada, sem qualquer articulação ao pensamento complexo.
	 
	Impedir que as contradições sociais façam parte da aula.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603568809)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A perspectiva do multi/interculturalismo, é uma expressão contemporânea para as demandas atuais e para as novas exigências de trabalho docente e discente. Na escola o que encontramos, por vezes, são práticas ancoradas em uma didática monocultural que se manifesta na atitude da escola em incultir ao aluno um olhar único. Diante desta visão se faz necessário:
I) Trabalhar os conteúdos como algo a ser questionado, analisado e não divorciado do significado humano evitando comparações descontextualizadas.
II) Realizar o trabalho dos conteúdos prescritos no currículo obrigatório propondo uma hierarquização de valores culturais.
III) Reconhecer as identidades culturais representadas no espaço educativo tendo como princípio que toda cultura é incompleta.
IV) Iniciar um processo de desconstrução de visões estereotipadas sobre o negro, o indígena ou o religioso, através do estudo das origens históricas desses grupos culturais.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Estão corretas as assertivas II e III e IV.
	
	Apenas a assertiva IV é correta.
	 
	Estão corretas as assertivas I, III e IV.
	
	Estão corretas as assertivas I e II.
	
	Todas as asserções estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603597918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Saviani, (1999, p.10,), ¿[...] a educação é inerente ao homem, e sua origem acontece no mesmo processo de constituição do homem, como ser social¿. E esse processo se chama educação, que ao longo da história sofreu diversas modificações. No período antigo e medieval a escola era uma forma secundária da educação. Com a revolução industrial, a educação passou a ser de interesse público e a escola, a instituição predominante na sociedade capitalista. Nesse período surgem as ¿tendências educacionais¿, cada qual representando uma resposta educacional para as demandas do capital. Assim, na classificação de Libâneo temos dois grandes grupos, a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista com suas respectivas escolas. Na Pedagogia Liberal temos:
		
	
	Tradicional, Renovada Progressista, Não Renovada e Crítica.
	
	Renova Não Diretiva, Tecnicista, Crítica e Tradicional.
	
	Renovada Progressista, Não Renovada, Crítica e Tecnicista.
	 
	Tradicional, Renovada Progressista, Renova Não Diretiva, Tecnicista.
	
	Nova, Técnica, Tradicional e Diretiva.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603478342)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No dia 1º de janeiro de 2015 tomou posse no Brasil a presidente Dilma Rousseff. Em seu discurso ela disse que a educação seria a sua prioridade e seu slogan a partir de então foi: "Brasil Pátria Educadora". Para se pensar em educação é preciso retomar alguns conceitos importantes como a Didática. A didática é a parte da pedagogia que coloca em prática as diretrizes da teoria pedagógica. Duas grandes correntes influenciaram a didática ao longo da história: a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista. Coloque (PL) para as palavras que representem a Pedagogia Liberal e (PP) para as que representam a Pedagogia Progressista.
( ) negação do conflito, falta de conscientização
( ) mediação, dialética, problematização
( ) constatação dos fatos e intervenção social, reflexão, contextualização
( ) padronização, hierarquia, falta de conscientização
( ) transformação social, pluralidade cultural, autonomia
( ) linearidade, fragmentação do conhecimento
		
	 
	PP-PP-PL-PL-PP-PP
	 
	PL-PP-PP-PL-PP-PL
	 
	PP-PL-PL-PP-PL-PP
	 
	PL-PP-PL-PL-PP-PL
	 
	PP-PP-PL-PL-PP-PL
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603597909)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿ [...] O multiculturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral. São as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos de uma cidadania plena, os movimentos sociais, especialmente os relacionados às questões étnicas [...]Uma sociedade multicultural constrói-se a partir de determinados parâmetros.Dessa forma, é necessário distinguir as diferentes concepções que podem inspirar essa construção [...] vou-me referir unicamente a três perspectivas [...] o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade [...]. As duas primeiras posições são as mais desenvolvidas nas sociedades em que vivemos. Algumas vezes convivem de maneira tensa e conflitiva. São elas que, em geral, são focalizadas nas polêmicas sobre a problemática multicultural. No entanto, a terceira perspectiva propõe um multiculturalismo aberto e interativo, que acentua a interculturalidade. Ela é a mais adequada para a construção de sociedades democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade¿ (CANDAU, 2008, p. 03) Nessa perspectiva, podemos considerar práticas interculturais , exceto na opção:
		
	 
	Entende a cultura como conflitativa e argumenta que a diferença deve ser afirmada dentro de uma política descompromissada com a crítica e o compromisso com a justiça social.
	 
	Ratifica a visão essencialista das culturas e das identidades culturais, ou seja, concebe as culturas em contínuo processo de enraizamento da cultura, fixando as pessoas em determinado padrão cultural.
	 
	Não e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas.
	 
	É um intercâmbio que se constrói entre pessoas, conhecimentos, saberes e práticas culturalmente diferentes, buscando desenvolver um novo sentido entre elas na sua diferença.
	 
	Entende uma educação sem negociação cultural e desconsidera o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades.

Outros materiais