Buscar

Avaliando o Aprendizado Didatica 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603407396)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numere os parênteses e, em seguida, assinale a alternativa correta:
1) pedagogia tradidional 2) pedagogia escolanovista 3) pedagogia tecnicista 4) pedagogia crítica
( ) o aluno é o centro, alunos vistos como sujeitos ativos
( ) centrada nos alunos e nas suas realidades, através da reflexão e suas ações
( ) a técnica é o centro, alunos vistos como seres que devem ser controlados pelo meio, dimensão do saber fazer
( ) o professor é o centro, alunos vistos como ignorantes e acríticos. 
		
	
	2-3-4-1
	
	4-3-2-1
	 
	2-4-3-1
	
	1-4-3-2
	
	3-4-2-1
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603597902)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com Vanderlei Costa (2010, p. 02), em seu artigo intitulado ¿Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente¿, o autor enfatiza que ¿[...] A educação libertadora, humana e humanizante, na perspectiva da inclusão, não pode ignorar o outro, o dessemelhante, o estranho, enfim, aquele que se encontra às margens da sociedade [...], portanto, "Pensar a escola no novo milênio, é pensar nas múltiplas possibilidades que esta tende a oferecer aos educandos. Para tanto, é papel da escola valorizar as diferenças, a singularidade, enfim, abraçar a diversidade na pluralidade e respeitar princípios¿. Nesta perspectiva, o professor de Educação Física escolar está trabalhando a inclusão com a turma em quais afirmativas abaixo? Todas as opções estão corretas, exceto:
		
	 
	O professor, ao longo do ano letivo, discute em sala de aula as questões de gênero e poder e durante suas aulas permite aos alunos a liberdade de escolha quanto à participação de meninos e meninas para montagem dos times e/ou grupos nos jogos e percebe que a metodologia adotada está alcançando seu objetivo.
	 
	Uma aula na qual o que tem menos habilidade fica apenas apitando o jogo não está incluso na aula.
	 
	Um cadeirante está incluso na brincadeira de pegador quando os colegas se oferecem e se revezam para serem os guias dele, seja para ser o ¿cola¿ ou os que devem ser ¿colados¿.
	 
	Um aluno adventista está incluso na aula de dança folclórica, mesmo que a atividade seja pesquisa e apresentação da dança e ele apenas participa do processo da pesquisa e organização, mas não apresenta a dança.
	 
	O professor, para incluir as meninas no jogo de futsal, determina que somente elas devem fazer os gols, condição essa para que os meninos joguem na aula.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603703814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Compreendendo a ação didática como algo que deve ser organizado antecipadamente, como denominamos o plano no qual o professor especifica seus procedimentos pedagógicos diários?
		
	
	Projeto Político Pedagógico
	
	Plano Nacional de Educação
	 
	Plano de Aula
	
	Projeto Didático
	
	Plano Curricular
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603818706)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando o planejamento educacional como uma ferramenta estratégica para subsidiar a busca de alternativas para a solução dos problemas e conflitos vivenciados na intervenção do professor progressista, assinale a opção correta.
		
	
	Se o professor pretende favorecer a aprendizagem dos participantes, deve evitar conciliar, mediar dois objetivos antagônicos.
	
	Se o professor assume, nos objetivos, o compromisso com a formação de atitudes, ele deve enfatizar a transmissão de conteúdos informativos e assimilação do conhecimento científico.
	
	Se o professor não dispõe de recursos materiais adequados, ele deve aguardar até que as condições precárias de trabalho sejam modificadas para abrir espaço de discussão e reflexão com os alunos.
	 
	Se o professor tem por objetivo contribuir para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos participantes, ele deve utilizar uma concepção educativa com foco na coletividade.
	
	Se o professor assume uma postura de ouvir seus alunos, ele deve ser diretivo e tomar partido daqueles que pensam como ele.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603448609)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como elemento de comunicação entre alunos e professores, o plano de ensino deve seguir algumas recomendações que contribuirão para a busca de sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Podemos apontar: I - ser flexível as situações vivenciadas. II - ser objeto de negociação do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo, estimulando a autonomia, a capacidade de organização e o comprometimento de todos. III- reduzir a ação docente ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico. IV - ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas. V - reconhecer as ações escolares independentes da prática social. Estão corretas:
		
	
	Somente as afirmativas II, III e IV.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV.

Outros materiais