Buscar

PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Letra A
A questão do aquecimento global é um a grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os país es desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, um a vez que isso faria com que eles diminuíssem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas es ta é uma questão política. O que el es tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é um a boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aero geradores, são fabricados a partir de plástico s reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta.
R=não são dúcteis
As ligas de cobre possuem ampla utilização na construção civil no que se refere a instalações elétricas.; podem ser obtidas através da ligação pdo cobre com odiversos elementos.
Com relação às denominações do cobre ligado, NÂO está correto:
R=A liga cobre + alumínio é denominada de duralumínio
A barra de direção de um caminhão feita com aço Carbono SAE 1045 rompeu após o veículo ter percorrido 100.000. Em conseqüência ocorreu um grave acidente. Na hora do acidente, a velocidade do caminhão era moderada, a carga estava dentro dos limites previstos e o programa de manutenção estava em dia. Num caso como este, qual o mecanismo de fratura mais provável?
R=Fratura por Fadiga iniciada por um provável defeito superficial originário do tratamento térmico.
A liga Cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2% e apresenta mais uma vertente na exploração de obtenção de ligas a partir do cobre.
Com relação às liga mencionada anteriormente, NÂO podemos afirmar:
R=Adição de chumbo ao cobre cria partículas duras que dificultam a usinabilidade do material, dificultando a obtenção de componentes eletro-eletrônicos, mas conferindo alta condutividade a liga.
As chamadas ligas leves incluem aquelas feitas de metais de baixa massa específica a base de alumínio e magnésio. Qual das afirmações abaixo é a correta?
R=O alumínio tem alta condutividade elétrica.
A principal diferença na realização dos tratamentos térmicos de Recozimento e Normalização é:
R=O tempo de resfriamento e o Tamanho de grão
A falha por fadiga é característica de componentes submetidos a esforços variáveis no tempo e resulta em ocorrências de falhas mesmo quando são utilizadas tensões abaixo do limite de resistência do material.
Com relação a fratura por fadiga, NÃO podemos afirmar:
R= A falha por fadiga ocorre através da vagarosa e acentuada deformação plástica do material, até que o mesmo se rompa.
A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície. Atualmente os maiores produtores mundiais de alumínio são:
R=Estados Unidos e o Canadá
As ligas de Alumínio são muito utilizadas no mundo moderno, principalmente na indústria aeronáutica. Entre as ligas de maior interesse industrial, podemos mencionar: o duralumínio (de Düren), formado por 93,2 a 95,5% de alumínio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5% de manganês, 0,5 a 0,8% de magnésio e, em alguns tipos, silício; as ligas de alumínio e magnésio, graças à sua elevada resistência à corrosão e soldabilidade; e as ligas de alumínio e silício, devido à sua elevada resistência mecânica e peso reduzido, assim como na fabricação de componentes elétricos.
Entre os elementos utilizados para formação de liga, NÃO podemos citar
R= Urânio
Alguns aços resistentes à corrosão são suscetíveis à precipitação de carbonetos ao longo dos contornos de grãos, quando aquecidos em uma determinada faixa de temperaturas, entre 400 e 900 °C. Esse fenômeno pode provocar
R=um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis austeníticos.
A deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. É conceito de:
R=Corrosão
A corrosão de componentes estruturais representa a causa de diversos acidentes com desmoronamento estrutural, ocasionando acidentes fatais. Este fenômeno recebe diversas denominações, dependendo da causa que o motiva e a forma como o mesmo se manifesta. Entre estas classificações, só NÃO podemos identificar:
R=Corrosão aço lítica
A corrosão pode ser classificada de acordo com a origem como um fenômeno eletroquímico, químico ou mesmo microbiológico. Com relação a esta classificação, identifique a opção CORRETA.
R=Na corrosão química, o meio não é iônico e a corrosão se dá em material metálico/não metálico a temperaturas elevadas por gases ou vapores.
A "fratura por fadiga" ocorre quando submetemos os materiais a esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar:
R=Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga
Atualmente, consideram-se aços aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%. As propriedades destas ligas podem ser modificadas através da adição de elementos de liga, que podem aumentar a resistência mecânica dos aços, a resistência à corrosão, a estabilidade microestrutural a altas temperaturas, entre outras características. Entre os elementos abaixo e suas atuações como elementos de liga, assinale a opção INCORRETA.
R=A Ag, embora seja um elemento nobre e portanto caro, é comumente utilizada para aumentar a resistência do aço
A microestrutura dos Ferros Fundidos, denominados FoFos, é controlada pela composição química e pelo processo de fabricação. De uma forma geral, sob o ponto de vista da estrutura do ferro fundido os dois fatores considerados os mais importantes no processo de obtenção estão descritos corretamente na alternativa:
R=O teor de silício e a velocidade de resfriamento
A realização do Tratamento Térmico que possibilita a redução do risco de empenamento das peças devido a obtenção da martensita em uma das fases é considerado extremamente importantes e indicado para os materiais de aço liga. Qual o nome deste tratamento ?
R=Revenimento
Assinale a alternativa que indica quais fatores influenciam os Tratamentos Térmicos.
R=Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento
Assinale a alternativa INcorreta quanto a estrutura cristalina do metal
R=Todas possuem elementos químicos iguais
Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura do material conforme norma ABNT, para um aço 1045.
R=Aço ao carbono com 0,45% de carbono.
Assinale a opção correta que cita o tipo de Tratamento Térmico que é usado em peças que já passaram pela Têmpera, a fim de corrigir o excesso de dureza causado pela própria têmpera, aliviando ou removendo as tensões internas.
R=Revenimento
Assinale a alternativa que indica corretamente a diferença entre Ferro Fundido e Aço.
R=Aço tem teor até 2,0% de carbono.
Assinale a alternativa correspondente aos objetivos dos tratamentos térmicos de materiais.
R=Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão
A utilização das ligas Eutéticas têm uma relevante importância para a indústria de eletrônicos. Podemos exemplificar, a utilização de solda branca proveniente da composição entre determinados elementos que formam a sua liga. Outra característica importante, trata da velocidade em que a solda muda de estado físico (da fase líquida e se transforma em fase sólida), conforme a finalidade de aplicação poderá ser considerada
uma desvantagem. Assinale a alternativa correta sobre os elementos da liga:
R=A liga é constituída na composição com a maior presença de Pb-Sn
A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos. Qual o nome deste limite?
R= limite de solubilidade
A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de:
R=Alteração da cor da superfície do aço.
A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
R=células unitárias 
A força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
R=Flexão
As forças que atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de:
R=Torção
A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
R=Sua validade está condicionada ao regime elástico
A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos  obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade.
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material, enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
R=O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo?
R= Reação Eutetóide
As Regras das Fases permitem identificar o número de fases microscópicas associadas a determinada condição de estado, fator importante para saber ler e interpretar Diagramas de Equilíbrio. Nessa abordagem, assinale a alternativa correta com a relação a característica de uma Fase:
R=As propriedades do material alteram-se em função da forma e distribuição das fases
As representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição, são a definição de:
R=Diagrama de fases
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
R=Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
		
A frase; "uma maneira prática de representar a dependência da transformação com o tempo em relação à temperatura", está relacionada a que alternativa abaixo?
R=Diagramas de transformação de fases
Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
R= 8
A partir da Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, com o surgimento de polímeros que puderam substituir polímeros naturais como a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, NÂO podemos afirmar:
R=Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pela extensão da molécula.
A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
R=Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
R=Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
R=Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica
A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
R=Metais
A Idade do Ferro é uma classificação histórica das sociedades e que está associada ao período em que as civilizações desenvolveram a metalurgia do ferro, ou seja, a capacidade de extrair o ferro do minério de ferro e transformá-lo em utensílios úteis, principalmente no campo de batalha. Com relação ao ferro, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
R=As ligas são classificadas de ferro fundido quando possuem de 0,008 a 2,11% C.
A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era:
R=ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
R=Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
R= Composição estrutura e processamento
Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando
o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
R=Idade da Pedra / Idade do Cobre
A matéria se agrega estabelecendo ligações entre os seus átomos, variando o tipo de ligação de acordo com a eletronegatividade dos átomos envolvidos, entre outros parâmetros.
Na figura a seguir, está representado um dos tipos de ligação presentes na união dos átomos.
	
R=Van der Waals
Ao se iniciar o estudo de Ciência dos Materiais, nos surpreende a revelação de que alguns materiais, em especial os metais, apresentam grande ordenação à nível atômico, originando células cúbicas, como exemplificado na figura da questão. 
Considerando a tabela a seguir, identifique a que metal pertence a célula unitária da figura anterior.
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Ferro (alfa)
	CCC
	0,1241
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Molibdênio
	CCC
	0,1363
R=Molibdênio
A matéria se apresenta em diferentes estados de agregação, dependendo da temperatura e do tipo de ligação interatômica.
Considerando a figura a seguir, identifique o tipo de ligação entre os átomos.
R=Iônica
A disposição dos átomos em uma material cristalino apresenta diversas possibilidades de organização, representadas nas 14 combinações conhecidas como REDE DE BRAVAIS.
Considerando a célula cristalográfica da figura, determine quantos átomos a mesma contém.
	
R= 4
A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
R=Tântalo
A cristalinidade exemplificada na tabela a seguir é uma característica dos metais que permite algumas técnicas de identificação, entre elas a difração de raio-X. Esta técnica nos permite a obtenção de um espectro de picos característicos, que atua como espécie de "carteira de identidade" do material em questão. Na tabela a seguir, temos algumas associações o tipo de metal e sua estrutura cristalina. 
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Manganês
	Cúbico Simple
	Estanho branco
	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cobalto
	Hexagonal Compacto
	Cobre
	Cúbico de Face Centrada
	Cromo
	Cúbico de Corpo Centrado
 Considerando a ordenação atômica exposta na figura a seguir, escolha a opção que apresenta um material a ela relacionado.
R= COBRE
Através da análise cristalográfica dos materiais, podemos estabelecer relações geométricas e determinar parâmetros a nível atômico, como o próprio raio dos átomos que constituem o material, como mostrado na tabela a seguir. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Prata
	0,1445
	Cobre
	0,1278
	Níquel
	0,1246
	Chumbo
	0,1750
	Alumínio
	0,1431
Considerando a célula cúbica exemplificada na figura da questão, determine a qual elemento ela pertence.
	
R= CHUMBO
Ao sofrer resfriamento os materiais apresentam solidificação em pequenos volumes separados, que crescem e originam um todo solidificado. Estas pequenas partes são denominadas de grãos e seu processo de formação envolve as etapas de nucleação e crescimento. Ao sofrer deformação, os grãos que compõem o material se apresentam alongados.
Com relação a figura a seguir, que pertencem ao mesmo aço, identifique a proposição CORRETA.
 
R= Provavelmente o aço B possui resistência mecânica inferior ao aço A.
A industria armamentista mundial utiliza o Latão 70-30 para fabricar cartuchos de munição. Esta liga é formada por 70% de Cobre e 30% de Zinco, apresenta em  sua microestrutura somente a fase alfa,  uma boa resistência mecânica e excelente capacidade de resistir a deformações a frio oriundas de processos de fabricação de embutimento, forjamento, etc.  Como a microestrutra deste material fica com os grãos encruados devido ao processo de fabricação a frio, causa o aparecimento de tensões residuais, que podem levar o material a falhar prematuramente.
Pra solucionar este problema, existe a necessidade de se tratar o material termicamente, de tal forma que os grãos sejam recristalizados, sem que as propriedades mecânicas especificadas sejam afetadas.
O gráfico apresentado a seguir representa as fases de tratamento térmico dessa liga em questão, sendo assim podemos concluir que:
R=Todas estão corretA
Letra C
Considerando-se o processo de austenitização dos Aços ao Carbono, associe:
I- Martensita         (  ) Resfriamento lento  ;
II- Bainita             (   ) Resfriamento rápido  ;
III- Perlita            (   ) Resfriamento moderado
 (   ) Resfriamento ao ar
 (   ) Resfriamento em água
R= III, I, II, II, I
Com relação aos custos indiretos decorrentes da corrosão podemos citar:
R=Atrasos, litígios, multas, indenizações, desgaste da imagem, danos ambientais, custos compensatórios.
Certamente um dos desafios do engenheiro projetista é determinar os materiais que estruturarão o que foi idealizado em seu projeto. Sabemos que esta tarefa está condicionada às propriedades físico-químicas dos materiais, como resistência mecânica, condutividade, resistência a corrosão etc. Com relação a classificação geral atual dos materiais adotada em Ciência dos Materiais, identifique a MENOS abrangente.
R=Fibras.
	Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica de 65 mm2 é submetido a uma força de 1,3 kN, a tensão normal atuante, em MPa, no cabo, vale
R=20
Complete a frase abaixo com a alternativa correta: "Em baixas temperaturas, quanto___________ o tamanho de grão (TG) maior a resistência mecânica. Já em altas temperaturas, quanto ___________ o TG maior a resistência.”
R=menor; maior
		
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
R=Tântalo
 Considerando a tabela a seguir e a célula cristalográfica da figura anterior, identifique o material cuja cristalografia está melhor representada nesta última.
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Chumbo
	CFC
	0,1750
	Cádmio
	HC
	0,1490
R=Cobre
Com a adição de elementos de liga à um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que:
R=Reação Eutetóide
Com a adição de elementos de liga à um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que:
R=os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "solvente"
Com uma temperatura diminuindo continuamente, temos núcleos que crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de:
R=Grãos
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar
sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
R=Apenas a II está correta
Com qual diagrama é possível determinar quais as fases mais estáveis termodinamicamente, para uma dada composição, em uma dada temperatura e é também possível determinar a composição química das fases e a porcentagem relativa das fases?
R=diagramas de fases binários
Componentes submetidos a temperaturas elevadas e a tensões constantes estão sujeitos a uma modalidade de deformação denominada de fluência.
Com relação a este tipo de fratura e considerando o gráfico deformação x tempo a seguir, NÃO podemos afirmar:
R=Na região terciária do gráfico deformação x tempo, ocorre uma desaceleração da deformação causada por mudanças microestruturais tais como rompimento das fronteiras de grão
Com relação ao fenômeno da corrosão, há diferentes formas de classificá-lo, considerando o meio corrosivo e o material que sofreu corrosão. Entre as diversas denominações adotadas nesta classificação e suas características, NÂO podemos apontar como verdadeira:
R=Corrosão discordâncítica.
Letra D
Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
R=O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa
De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos:
R=Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos
Diagramas de fase são gráficos muito utilizados em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, nos permitindo determinar quais fases e composições são as mais adequadas aos projetos de Engenharia. Com relação aos diagramas de fase, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
R=Nos diagramas de fase encontram-se as fases dos materiais presentes em diversas temperaturas, não dependendo da taxa de resfriamento para a sua ocorrência
	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650
R=Liga de aço e liga de titânio apenas
	Das alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a um fator que influencia o tratamento térmico:
R=Número de elementos químicos
	Dos meios de resfriamento a seguir que podem ser usados no tratamento térmico de têmpera, o que tem mais chance de gerar martensita no centro de uma peça de aço é
R=Recozimento
		
Diversas vezes, um material se rompe mesmo quando submetido a valores de tensão abaixo do limite de resistência a fratura. Isto ocorre quando a tensão presente é constante e o material encontra-se a temperaturas acima da temperatura ambiente, sendo o fenômeno denominado de fluência. Com relação a este fenômeno, PODEMOS afirmar que:
R=A fratura por fluência é comumente encontrada em turbinas de jatos e geradores a vapor
Durante a fabricação do aço, é possível tanto o controle do teor de carbono, originando aços de baixo, médio e alto teores de carbono, como também o acréscimo de elementos de liga, como o Mn, Cr, As entre outros, que conferem propriedades especiais aos aços, porém encarecendo-os.
Considerando um aço de médio carbono, identifique entre os itens seguintes aquele que  NÃO está associado a este tipo de aço.
R=Possuem como constituinte predominante em sua microestrutura a martensita.
	De forma geral, o processo de fratura,normalmente, tem um contexto amplo quanto à sua ocorrência e pode gerar grandes acidentes. O mesmo envolve duas etapas principiais que são a formação de tTrinca e propagação. Ao tratar-se de uma material Frágil, podemos considerar que o fator Trinca apresentará a característica de:
		
R=Área onde ocorrerá reações de oxidação do metal
Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem, sobremaneira, o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Com relação ao alumínio, NÃO podemos afirmar:
R=Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio depois do Brasil.
Deseja-se produzir uma peça metálica em que necessite de uma elevada resistência a corrosão, porém deve apresentar uma baixa densidade. O custo dessa peça não é um fator importante, visto que é uma aplicação muito avançada. Dos materiais apresentados abaixo, qual das opções seria a mais indicada?
R=Liga de alumínio
Deseja-se produzir uma peça metálica em que necessite de uma elevada resistência ao desgaste, elevada resistência mecânica, não necessite ser dúctil e seja de baixo custo. Dos materiais apresentados abaixo, qual das opções seria a mais indicada?
R=A liga cobre + alumínio é denominada de duralumínio.
Letra E
Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. É caracterizado pela presença de veios de grafita em sua microestrutura. Da mesma forma, a grafite, entrecortando a matriz metálica, absorve vibrações, facilita a usinagem e confere ao ferro fundido uma melhor estabilidade dimensional." Considere o texto descrito e assinale opção correta que descreve o material citado:
R=Ferro Fundido Cinzento
	Em relação as seguintes afirmações feitas sobre os materiais metálicos: I) Os aços inoxidáveis são ligas que apresentam grande resistência a corrosão em uma grande variedade de ambientes; II) As propriedades anti-corrosivas dos aços inox são melhoradas com a adição de elementos de liga, o que também eleva o custo do material; III) As ligas leves além de apresentar elevada resistência a corrosão em diversos ambientes agressivos, também apresentam boa resistência mecânica específica, IV) Os aços ferramentas são ¿ligas de alto carbono¿ com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e elevada ductilidade.
		
R=Apenas I, II e III estão corretas.
Em relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações:
I) Os aços ferramentas são "ligas de alto carbono" com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e baixa ductilidade.
II) O latão e o bronze são nomes comerciais dados a alguns tipos de ligas de cobre.
III) As ligas leves apresentam propriedades superiores à maioria dos aços a um custo menor;
IV) Um dos principais motivos para utilização de ligas leves e sua elevada resistência mecânica específica (resistência/peso).
R=Apenas I, II e IV estão corretas.
	Embora todos, com razão, repudiem a guerra, a História
mostra que os esforços realizados durante a mesma sempre resultam em avanços tecnológicos em diversas áreas. Pode-se dizer, por exemplo, que na Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, criando alternativas para a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, PODEMOS afirmar:
R=Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.
Entre as diversas possibilidades de ligas de cobre, podem-se citar as denominadas ligas nobres, que são ligas de cobre com baixíssimo teores de outros elementos; neste tipo de liga, os teores de todos os elementos de liga somados não ultrapassam 2%.
A função desses elementos, como o cádmio e o cromo, é aumentar a resistência mecânica do cobre sem reduzir muito sua condutividade elétrica. Em alguns casos, são necessários tratamentos térmicos para aumentar a resistência mecânica dos cobres ligados.
Com relação às características das ligas de cobre, de uma forma geral podemos afirmar com EXCEÇÂO de:
R=Possuem ponto de fusão elevado
É comum após um tratamento térmico, a necessidade de realização de outro tratamento térmico, este, por sua vez, como o intuito de corrigir aspectos que foram severamente acrescentados pelo primeiro. No caso da têmpera, há um outro tratamento térmico aplicado posteriormente para promover, entre outras características, uma microestrutura um pouco mais livre de tensões decorrentes do rápido resfriamento.
Este tratamento é denominado:
R=Revenido.
		
É muito comum aqueles que não estudaram Ciência dos Materiais confundirem aço e ferro fundido, pois ambos são muito parecidos fisicamente aos olhos do leigo; porém, o aço, possui teor de carbono entre 0,008% a 2,11% e o ferro fundido possui teor de carbono entre 2,11% e 6,7%. Com relação às ligas de Fe-C, PODEMOS afirmar:
R=Os minérios de ferro são encontrados na natureza sob a forma de óxidos, dos quais são extraídos em processo que envolve a utilização de altos fornos.
 Em relação ao ferro fundido cinzento, qual das opções abaixo estão CORRETAS:
R=Dispõe de um elevado fator de amortecimento de vibrações.
Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos?
R=Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços;
Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
R=Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
Existem diversas formas da matéria se organizar a nível micro estrutural. Quando estudamos especificamente os cristais, podemos observar 14 combinações diferentes de organização atômica, constituindo o que denominamos de REDE DE BRAVAIS.Como relação aos materiais cristalinos, identifique a opção CORRETA.
R=Os materiais cristalinos possuem uma ordenação a nível micro estrutural.
Em alguns elementos químicos, geralmente utilizados como condutores elétricos, existe um tipo de ligação na qual os átomos compartilham os elétrons, originando literalmente uma nuvem de elétrons que, quando influenciada pela aplicação de um campo elétrico, origina o que denominamos de corrente elétrica.
R=Metálica
Em qual solução os átomos em maior quantidade são chamados de átomos ¿solvente¿, enquanto os átomos ¿soluto¿ são aqueles que são dissolvidos?
R=soluções sólidas
Em Engenharia de Materiais é muito comum a utilização de diagramas de fase, que são simplesmente representações gráficas onde estão presentes as fases em equilíbrio da substância analisada em função da temperatura, pressão, composição e até mesmo intensidades de campos elétricos/magnéticos. Para expressar esta informação como uma figura plana de fácil assimilação, mantém-se um ou mais parâmetros constante (geralmente a pressão ou a composição).
Com relação ao diagrama exposto a seguir, onde em um eixo imaginário vertical tem-se temperatura e no eixo imaginário horizontal, tem-se composição, PODEMOS AFIMAR:
 R=A composição C corresponde ao eutético
 
Entre os ferros fundidos, é considerado o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura:
R=Ferro fundido cinzento
Letra F
Forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais.
R=Cisalhamento
Letra M
Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
R=A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
Materiais cristalinos são aqueles que apresentam uma organização atômica padrão e repetida. Marque a opção que mostra as três estruturas cristalinas do sistema cúbico.
R=CS, CCC, CFC 
Muitos materiais metálicos necessitam da adição de elementos de liga para sua utilização. Sendo assim, o que são os elementos de liga nos materiais metálicos?
R=São elementos metálicos adicionados à liga com a função de alterar uma ou mais propriedades do material;
Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária?
R=2
LETRA N
Na frase "É um tipo de tratamento térmico indicado para aços de liga, por que reduz o risco de empenamento das peças, visando a obtenção da martensita.", identifica-se um tipo de tratamento térmico muito importante, o qual também permitirá que a peça torne-se uniforme e homogênea, diminuindo os riscos de trincas. Assinale a 
opção correta que descreve o nome do respectivo tratamento:
R=MARTEMPERA
No estudo dos polímeros, um conceito importante se refere a capacidade dos mesmos em sofrer deformação quando submetidos à queima. Com relação ao conceito mencionado, PODEMOS afirmar que:
R=Os polímeros termoplásticos tornam-se macios e deformáveis quando aquecidos
	Na indústria química, a utilização de polímeros se tornou ampla e variável a partir da Segunda Guerra Mundial, com a substituição de diversos polímeros naturais, como a borracha, o couro animal, a lã, a seda etc. Um fato importante a ser considerado é o comportamento do polímero quando submetido a um gradiente de temperatura; neste contexto, podemos classificá-los de termo-plásticos ou termo-fixos.
Com relação aos primeiros, PODEMOS afirmar que:
R=Tornam-se macios e deformáveis quando aquecidos.
Na soldagem de alumínio, o uso de preaquecimento e de um maior aporte térmico é comum na soldagem de juntas de maior espessura para garantir a formação da poça de fusão e evitar problemas de falta de fusão. Os processos mais usados são MIG e TIG. Em ambos os processos, a seleção do consumível é baseada na composição química e em aspectos mecânicos e metalúrgicos.
Entre as características destes processos, NÃO podemos citar:
R=O preaquecimento na soldagem do alumínio deve ser superior a 205ºC.
Não corresponde a um dos principais objetivos dos tratamentos térmicos, quanto as propriedades mecânicas dos materiais, a alternativa:
R=transformar em gás
Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção
de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
R=Resistência a oxidação
No processo de obtenção das ligas de ferro torna-se necessário o aquecimento, em alto forno, dos minérios de ferro, fazendo com que os óxidos se liguem ao carbono. Com relação aos minérios aplicados nesse processo industrial, assinale a alternativa correta que os descreve:
R=Hematita e Magnetita
No processo industrial das ligas de aço e ferro fundido obtém-se também a "gusa", que pode ser considerado como uma liga de ferro e carbono, obtido da queima em alto forno dos outros componentes. Nessa linha de produção da gusa são verificadas algumas impurezas presente no material. Assinale a opção correta que descreve as impurezas citadas:
R=Silício, Enxofre, Fósforo e Manganês
 No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção:
R=Recozimento
	No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
		
R=Revenimento
No Tratamento Térmico que utiliza o processo para aquecer a peça a temperatura acima da zona crítica e depois de certo tempo o forno é desligado e resfriado dentro do forno denomina-se de:
R=Recozimento Pleno
Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
R=Martensita com dureza superior da Perlita
Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve:
R=Têmpera
No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Os valores da carga atuante e das deformações são registrados automaticamente pela máquina em forma de gráfico de carga X deformação, do qual poderão ser retirado diversos valores, exceto:
R=A dureza superficial.
	Na condição que ocorra uma grande deformação plástica de um material, sendo a mesma entre o limite de elasticidade e o ponto de fratura, dizemos que este material tem como propriedade ser:
R=Ductil
Nos Sistemas Binários a transformação imediata de fase líquida em fase sólida é denominada de.
R=Reação Eutética
Nos tratamentos térmicos em aços-carbonos comuns, a(o):
R=objetivo da martêmpera é diminuir o risco de empeno e trincamento
Na fase de encruamento dos grãos ocorre o processo industrial de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos em rotação. A esse processo denomina-se:
R=Laminação
No Diagrama de Equilíbrio o sistema ternário é constituído por:
R= Pseudobinário
No ensaio de tração ao qual o corpo é submetido, vários pontos de conhecimento essencial ao projeto que envolve o material são identificados, tais como tensão de escoamento (tensão a partir da qual o corpo sofre deformação plástica), limite de resistência a tração (é a tensão que se for aplicada e mantida acarretará fratura do material) e tensão de ruptura (que corresponde ao final do ensaio, ponto ao qual podemos associar a ruptura do material).
Considerando o gráfico a seguir, identifique CORRETAMENTE cada uma das tensões mencionadas.
 
 
 R=
(1) corresponde a tensão de escoamento, (2) corresponde ao limite de resistência a tração e (3) a tensão de ruptura.
LETRA O
Os materiais formados normalmente por compostos orgânicos; formados por grandes moléculas através de ligações covalentes e forças secundárias; possuem baixa densidade, alta resistência específica e são extremamente flexíveis; são classificados como:
R=Polímeros.
	Os Polímeros possuem características:
R=Boa resistência a corrosão, baixa massa específica, boas características de isolamento térmico e elétrico.
	
O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de:
R=O procedimento técnico do operador do componente corroído
O cobre-telúrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis.
Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
R=- O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica.
 
O cobre é o metal mais antigo manipulado pelo homem e transformado em utensílios úteis. Estima-se que as primeiras ferramentas tenham sido feitas por volta de 7.000 A.D na região entre os rios Tigres e Eufrates. Apesar da sua antiguidade, o Cobre encontrou lugar na metalurgia moderna, sendo ligado a vários outros elementos. A liga Cobre¿Zircônio (Cu-Zr) é um exemplo desta versatilidade.
Com relação as características desta importante liga, NÂO podemos citar:
R=O tratamento térmico não aumenta a condutividade elétrica do Cu-As que, neste caso, pode ser utilizado sem preocupação em instalações elétricas.
O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica. Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o que permite:
R=A produção de alumina a preços mais competitivos.
O recozimento pleno tem como objetivo principal:
R=diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
R=aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
Os tratamentos térmicos basicamente consistem em aquecer o metal a uma determinada temperatura, mantê-lo nesta temperatura durante um certo tempo e resfriá-lo a uma taxa apropriada. Este procedimento tem como objetivo alterar a microestrutura do metal, alterando em consequência, suas propriedades mecânicas e tornando-as adequadas a uma determinada finalidade. Por exemplo, se desejarmos obter um aço mais duro, porém mais frágil, poderemos pensar, de forma simplificada, em aquecimento e resfriamento rápido.
Com relação aos tratamentos térmicos, não podemos afirmar que:
R=A temperatura de aquecimento não influencia no tamanho de grão.
O tratamento térmico de têmpera é comumente utilizado na indústria mecânica para aumentar a dureza de componentes frabicados de aço. Quando o processo de têmpera produz tensões residuais internas no material, essas são aliviadas através de outro tratamento térmico, denominado revenido, o qual além de aliviar tensões aumenta:
R=aumenta a ductibilidade do material
	O alumínio é um metal leve, macio e resistente, que junto com os elementos Cu, Mn, Mg, Si, Zn e Ni origina ligas de
amplo emprego industrial.
Com relação as ligas de alumínio, NÃO podemos afirmar:
R=Possuem alta resistência mecânica, porém nenhuma é mais resistente que o aço
O alumínio é um metal leve (2,7 kgf/dm³), macio, porém resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, não é tóxico (como metal), não cria faíscas quando exposto a atrito e, quando exposto à temperatura ambiente, é um sólido. Possui temperatura de fusão igual a 658oC.
Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
R=Depois do Ferro, o Alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre.
	O alumínio apresenta diferenças de propriedades físicas e químicas que levam a diferenças de sua soldagem em comparação com a de outros metais. O processo mais usado para juntas de menor espessura, utilizando usualmente argônio, Hélio ou misturas de ambos como gases de proteção é o processo de soldagem:
R=TIG
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre; sobre ele é correto dizer:
R=Resistente, não é toxico, maleável e muito dúctil.
O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados naws cozinha domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
R=O alumínio é o elemento metálico menos abundante da crosta terrestre
O conceito para um determinado material que descreve sobre: " É a deformação plástica que ocorre em materiais sujeitos as tensões constantes e temperaturas elevadas", está correto na alternativa:
R=Fluência
O processo de fratura é normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes. No modo frágil podemos afirmar que:
R=O material se deforma pouco antes de fraturar e o processo de propagação da trinca pode ser muito veloz.
O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
R=Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
R=Área Anódica
O processo de fratura é normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes. Envolve duas etapas: formação de trinca e propagação. Quando o material se deforma pouco antes de fraturar e o processo de propagação de trinca pode ser muito veloz, dizemos que o tipo de fratura é:
R=FRAGIL
	O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
	
R= Aumentando a dureza do aço.
O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
R= O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços
O objetivo da cementação dos aços comuns é:
R=aumentar a resistência ao desgaste
O objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, que consiste no aquecimento acima da zona crítica e no resfriamento rápido. Seu objetivo em geral é:
R= Aumentar dureza, resistência a tração, compressão e limite de escoamento
Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
R= O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
Os tratamentos termoquímicos são realizados em condições ambientais que promovem uma modificação parcial da composição química do material com o objetivo fundamental de aumentar a dureza e a resistência ao desgaste na superfície. Os tratamentos termoquímicos mais importantes são, EXCETO
R= lixiviação
O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
R= Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento
O enxofre é uma das impurezas mais prejudiciais as ligas de aço e ferro fundido, que se presente na composição de 2% à 3% torna o material:
R= menos resistência a forjabilidade
O aço é uma liga de ferro e carbono em proporções definidas, originando diversas possibilidades de materiais com propriedades mecânicas mais adequadas a construção de estruturas que o ferro puro. Com relação ao ferro, ferro fundido e aço, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
R= O aço e o ferro fundido apresentam a mesma composição química, variando apenas as fases alotrópicas.
Os aços comuns e os ferros fundidos são ligas basicamente de ferro e carbono, com os teores de carbono respectivamente na faixa de: (baseado no diagrama Fe-C)
R= 0 a 2,0% e 2,0 a 6,7%
O desenvolvimento da metalurgia do ferro nos possibilitou a fabricação de diversos tipos de aço, cada um voltado para uma aplicação específica. A seguir, tem-se alguns tipos de aços e suas aplicações. Identifique a INCORRETA.
R= Aços inoxidáveis: são utilizados em estruturas comuns por apresentarem baixo custo e alta resistência a corrosão.
	O Tratamento Térmico viabiliza que uma peça seja tratada dentro de especificação técnica e a obtenção de propriedades importantes devido as microestruturas presentes na composição. UM material passando pelas curvas de início e fim de transformação, terá como produto final o microconstituinte:
		
	
	R=R=Perlita
O Tratamento Isotérmico tipo Austêmpera consiste no aquecimento dos aços a temperaturas acima da zona crítica seguido de esfriamento rápido de modo a evitar a transformação da austenita. Atingida essa condição, mantêm-se a temperatura constante até a formação da bainita. No entanto, esse tratamento não é indicada para aplicação em peças de aço carbono e ligas com determinadas espessuras. Assinale a alternativa correta
R= Aço carbono com espessura superiores a 5mm e ligas admite-se até 25mm
O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo:
R= I, III e V
O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o:
R= Recozimento
O Tratamento Térmico Recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio. O Recozimento é composto de três estágios extremamente importantes para a obtenção das propriedades desejáveis de um material. O estágio no em
que predominam temperaturas mais elevadas, verifica-se grande alteração na microestrutura do metal, com variações nas propriedades mecânicas. O nome dado a este estágio está correto na opção:
R= Recristalização
O Tratamento Térmico que é indicado, normalmente, para homogeinização da estrutura após o forjamento e antes da tempera ou revenimento denomina-se de:
R= Normalização
	Observa-se que aços com alto teor de carbono possuem muita cementita e o recozimento não é suficiente para diminuir a sua dureza. Por este motivo, faz-e necessário a realização de um tratamento que transforma a cementita em pequenas esferas, diminuindo a dureza do aço. Qual o nome deste Tratamento Térmico?
R= Esferoidização
		
	O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
		
R=Equilíbrio de fases
O sistema onde ocorre a reação que durante a solidificação, um líquido se transforma em dois sólidos e vice versa na fusão, denomina-se:
R=Eutético
O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
R= equilíbrio das fases
Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc:
R= Fadiga
O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas. O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica. Considerando a tabela a seguir e o ensaio anteriormente mencionado, assinale a opção que mostra a ordem crescente de resistência a deformação elástica dos materiais considerados.
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	Alumínio
	 69
	Magnésio
	45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
R= Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.                   
Os materiais podem sofre deformações conhecidas como elástica e plástica. Com relação a deformação elástica de um material , é falso afirmar que:
R= É irreversível porque é resultado do deslocamento permanente dos átomos e portanto não desaparece quando a tensão é removida
O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas.
Considerando o ensaio tração estudado, assinale a opção CORRETA.
R=O corpo de prova utilizado é padronizado.
O que é limite de escoamento?
R=TODAS
Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
R=O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
R=Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
R=Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros
Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
R=cristalinos
Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como
R=Cerâmicas;
O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Um outro aspecto importante da teoria cristalográfica é a definição de Fator de Empacotamento Atômico (FEA), que expressa a razão entre o volume de átomos no interior de uma célula unitária e o volume da própria célula unitária.
Considerando a teoria cristalográfica e a definição de FEA, calcule este fator para uma célula cúbica de face centrada (CFC).
R=0,74
O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
R=8
O cromo é um metal que apresenta célula cristalográfica unitária cúbica de corpo centrado - CCC, como mostrado na figura a seguir.
Sabendo-se que 1 átomo de cromo possui massa igual a 8,84 . 10-26 kg determine a massa específica deste elemento.
OBS.: Considere que a massa específica do cromo pode ser obtida pela razão entre a massa dos átomos deste elemento contidos na célula CCC e o volume da mesma célula.
	
R=7.200 Kg/m3
	
		
 O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 	R= Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
LETRA P
Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, que resultam na união de vários meros, originando enormes moléculas. Encontramos diversos exemplos que representam a presença de polímeros em nossas vidas, como os plásticos que nos rodeiam e até mesmo no interior de nosso corpo, como o nosso DNA. Com relação aos conceitos envolvendo os polímeros, identifique o item CORRETO.
R= Monômero: é a unidade básica do polímero, cuja polimerização irá gerar o próprio polímero.
Para que o processo
da corrosão seja realizado são necessários alguns fatores combinados, os quais influenciam diretamente na reação em questão, sendo a ocorrência dos mesmos: área nódica, área catódica, eletrólito e circuito metálico. Com relação a área nódica, assinale a alternativa correta:
R= Área onde ocorrerá reações de oxidação do metal
Para realizar a proteção das instalações da casa de máquinas de um parque aquático, deseja-se construir uma grade de aço, que será pintada de branco posteriormente, e que tem como objetivo manter as crianças que frequentam o parque distantes. Tendo em mente que o parque encontra-se deficitário, que há um esforço para se reduzir os custos e que não há maiores exigências estruturais ou físico-químicas associadas a esta aplicação, determine o aço MAIS ADEQUADO a ser utilizado.
R= Aço carbono
Para que servem os tratamentos térmicos de materiais?
R=Alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
Para se observar a natureza das muitas propriedades sensíveis à microestrutura dos materiais de engenharia, precisaremos estudar como a microestrutura é desenvolvida, ou seja, que microestrutura deverá existir em determinada temperatura para determinada composição do material. Para tanto, utilizamos os diagramas de transformação de fases e tratamentos térmicos.
Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
R=As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos.
LETRA Q
	Quanto as ligas de alumínio, qual a alternativa abaixo está INCORRETA:
R= São sempre menos resistentes que o aço, não favorecendo ao projetista na análise da relação Peso-Resistência
	
Qual alternativa abaixo representa um processo normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes, que envolve duas etapas: formação de trinca e propagação?
R= fratura
Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
R= maior o tamanho do grão
	Qual o nome dado ao processo quando ocorre um conjunto de várias unidades de repetição, denominados monômeros, cuja reação irá gerar uma cadeia definida nesta estrutura molecular ?
R= Polimerização
		
Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço não é composta pelas fases ferrita e cementita?
R= Martensita
Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
R=A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
Qual o nome dado ao processo quando ocorre um conjunto de várias unidades de repetição, denominados monômeros, cuja reação irá gerar uma cadeia definida nesta estrutura molecular?
R=Polimerização
Qual tipo de diagrama apresenta limitações  na previsão de fases obtidas em situações fora das condições de equilíbrio?
R=Diagrama de fases
Qual alternativa abaixo NÃO faz parte da classificação de um diagrama de sistema binário?
R=Senoidal
	Quais diagramas, em sua maioria, são obtidos em condições de equilíbrio e são usados para entender e prever o comportamento dos materiais?
R=diagrama de fases
Qual alternativa abaixo completa a lacuna na frase abaixo? "Também chamados diagramas de fases, os __________________ são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição."
R=diagramas de equilíbrio
Qual sistema corresponde aos dois componentes formando uma única solução sólida em qualquer composição, ou seja, há solubilidade total em qualquer proporção de soluto?
R=sistema binário isomorfo
Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
R=A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente
	
LETRA S
Sobre a aplicabilidade do alumínio no mercado podemos afirmar que:
R= Sua leveza, condutividade elétrica e resistência a corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.
	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
R=0,050 nm e 0,093 nm.
	
Sobre o diagrama de transformação isotérmica é correto afirmar que:
R=É obtido pelo resfriamento da austenita a temperaturas constantes e sua transformação determinada ao longo do tempo
		
LETRA U
Uma liga de cobre muito utilizada é o cobre prata tenaz, que é uma liga que contém de 0,02 a 0,12% de prata que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matéria-prima e possui uma estrutura homogênea já que, para esses teores, a prata permanece totalmente solubilizada no cobre.
Com relação as características do cobre prata tenaz, NÂO podemos citar:
R= A presença da prata nestes teores afeta a condutividade elétrica e torna a liga de cobre um semicondutor.
Um dos materiais mais utilizados quando se deseja uma alta resistência a corrosão é o aço inox. Este tipo de aço apresenta alta durabilidade; alta resistência à corrosão; resistência mecânica adequada; é fácil de limpar; não contamina os alimentos; possui visual esteticamente marcante e moderno; apresenta facilidade de conformação e união; além de possibilitar acabamentos superficiais variados como lixados, polidos, decorados. Entre as principais famílias de aços inoxidáveis e suas aplicações, só NÂO podemos citar:
R= Aços inox utilizados em anôdos de sacrifício.
	Um determinado material tem como características a excelente laminação, considerado um metal comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza, uma boa fusibilidade, além de pode ser reciclado. Apesar da matéria-prima principal ser de fácil extração, o processo de transformação exige muita energia. Assinale a opção correta que descreve o nome deste material considerado na classificação dos Não Ferrosos e a cite a sua matéria prima de origem, respectivamente ?
R= Alumínio e Bauxita
	
Uma das formas de se alcançarem as propriedades necessárias a um aço para que o mesmo possa ser utilizado em uma aplicação específica, como por exemplo alta resistência a corrosão, é o acréscimo de elementos de liga, como o Cr, Ni, V, Mo, W, Co e Cu. Com relação a atuação destes elementos, não podemos afirma que:
R= Não alteram o tamanho de grão.
Uma das principais preocupações de um engenheiro projetista é com o isolamento de materiais com relação às substâncias que o corroem, provocando a perda de massa e, consequentemente, a perda das propriedades mecânicas, ocasionando a fratura da estrutura metálica. Com relação ao fenômeno da corrosão, identifique o item INCORRETO.
R= A corrosão pode ocorrer de diversas formas, coma a uniforme, a localizada e a subcrítica.
Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
R= Aço SAE1006 e aço SAE1080
Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
R= Aço austenítico
	
	Uma liga é um material metálico feito de múltiplos elementos. A este respeito, o latão é uma liga de:
R= Cobre e Zinco.
Uma solução sólida é constituída da interação de átomos que se misturam, soluto e solvente, com este último sendo incorporado a matriz do solvente. Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA.
R=O solvente
pode ocupar posições atômicas ou intersticiais.
Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
R=Aço.
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
R=metal
	
Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
R=Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
Um conjunto de valores para temperatura, pressão e outras variáveis que descrevem a natureza do material, é o conceito de:
R=Condição de Estado
Uma característica de alguns materiais é a ordem que estes assumem a nível atômico, revelando disposições características e com denominações como cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC, hexagonal compacta - HC etc.
Considerando as figuras a seguir, determine a associação CORRETA.
R=a-HC; b-CCC e c-CFC
Um material cristalino é aquele que apresenta a nível atômico regularidade na disposição dos átomos, originando o que se denominou de reticulado cristalino, que , por sua vez, assume 14 combinações conhecidas como Rede de Bravais.
Considerando as figuras representadas por (1), (2) e (3), identifique a opção que MELHOR as representa.
	
R=(1) Ortorrômbico Simples; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada
	Umas das técnicas de identificação de um material é através da difração de raio-X, o que só é possível se o material apresentar algum ordenamento a nível atômico, ou seja, se é um material cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC ou hexagonal compacto - HC, entre outras possibilidades.
	
 Considerando a tabela a seguir e a célula cristalográfica da figura anterior, identifique o material cuja cristalografia está melhor representada nesta última.
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Chumbo
	CFC
	0,1750
	Cádmio
	HC
	0,1490
		
R=Cobre
LETRA T
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
R= Remoção de tensões.
Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
R= Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	Tratamentos termoquímicos são processos que visam principalmente a modificação das características superficiais, geralmente aumentando-se a dureza superficial e a resistência ao desgaste e deixando-se o núcleo da peça feita com o material em questão dúctil. Este procedimento consiste através na difusão de elementos na rede cristalina metal mediante o contato do metal com elementos específicos a altas temperaturas (entre 500oC  a 1000ºC).
Entre os processos termoquímicos conhecidos, NÂO podemos citar.
R= Recozimento.
	
		
DISCURSSIVAS
Abaixo é mostrado o diagrama de fases do Chumbo (Pb) com o Selênio (Sn). Com base no diagrama , responda as questões abaixo.
a) Quais fases existem nas áreas I, II e III? 
b) Qual a solub ilidade do Sn no Pb a 150 e 200 ºC? 
c) Qual a máxima s olubilidade do Sn no Pb e em qual tem peratura ela ocorre? E do Pb no Sn? 
d) Quais as f ases existentes na tem peratura de 210 ºC de um a solução contendo 700g de Sn e 1300g de Pb? 
 
Compare com a sua resposta: 
a) I - fase alfa (sólido) e fase líquida 
 II - 200 ºC e 10% de Pb e fase beta (sólido) e fase líquida 
 III - fase alfa e fase beta (sólidos). 
 
b) 150 ºC - ap rox. 12% de Sn. 
 200 ºC - aprox. 19% de Sn. 
 
c) Sn no Pb - 19,2% de Sn a 183 ºC. 
 Pb no Sn - 2,5% de P b a 183 ºC
d) Fase alfa (solução sólida d e chumbo) e fase liquida. 
A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuíssem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aero geradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usadas em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. 
R= Apresentam estrutura cristalina, são densos e resistentes à fratura e muitos apresentam propriedades magnéticas
Ao se observar microscopicamente a superfície de um aço SAE1020 lixado, polido e atacado, observam-se microestruturas típicas da interação d o Fe com C. En tre as microestruturas geralmente encontradas, cite duas : 
 R=Ferrita e perlita
A denominada Idade dos Metais considerava a predominância de alguns materiais significativos para a civilização em cada época da história da humanidade. Podemos destacar a Idade do Ferro que teve uma importância relevante uma vez que esse metal substituiu o bronze na fabricação de utensílios e armas. 
Descreva duas características desse metal considerando a respectiva fase na Idade em questão
Compare com a sua resposta: O Fe não substituiu o bronze imediatamente, devido à sua metalurgia complexa; 
Esse metal era raramente encontrado em sua forma elementar. 
Aços são ligas de Ferro e Carbono; podem ter suas propriedades melhoradas através da adição de elementos de liga, aumentando, por exemplo, a resistência à corrosão. Com relação a estes aços mencionados anteriormente, identifique os elementos químicos mais comumente utilizados no aço inoxidável. 
R= Cromo e níquel
Os polímeros são compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos. O processo básico de formação de está associado as macromoléculas que se repetem em estruturas menores através das ligações específicas, dando origem as cadeias que proporcionam o surgimento da estrutural principal. Cite três características de um polímero.
 
Compare com a sua resposta: Baixa condutividade elétrica; Tipicamente tem baixa densidade; Podem ser extremamente flexíveis
Com relação aos tipos de esforços externos que podem atuar diretamente em uma peça de material, descreva a diferença entre Flexão e Cisalhamento.
Compare com a sua resposta: Possuem propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes; Boa condutividade elétrica
Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais