Buscar

SISTEMA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA 3-2 OU 1-2-2
É um posicionamento semelhante ao 2-2.O Sistema Tático 3-2 no Futsal acontece quando o goleiro (Goleiro Linha) sai de sua área para participar das jogadas de ataque de sua equipe. Geralmente o goleiro é substituído por um jogador de linha, para tornar esse sistema mais eficiente ofensivamente. Com esta formação os jogadores não mudam de posição muitas vezes. Eles tentam cansar os defensores, passando a bola rapidamente em todos os cantos da quadra.
A mudança é que o goleiro deixa a área e posiciona-se entre os dois defensores, sendo o último homem. Os dois atacantes ocupam a meia-quadra ofensiva e cruzam à frente do goleiro adversário, atrapalhando sua visão. Os defensores também se posicionam na meia- quadra ofensiva, logo após a linha divisória para receberem a bola e ainda terem a opção de passe para o goleiro. Defensores e atacantes também trocam de posição para confundir a defesa adversária. Neste sistema o goleiro deve possuir boa técnica com os pés, pois os passes devem ser precisos, para terem oportunidades claras para chutes a gol, pois um chute precipitado ou um passe errado pode ser fatal, uma vez que o goleiro estará fora de sua meta. 
Possui algumas vantagens, como aumento da vantagens numérica de jogadores de 5 contra 4 fora da área, o goleiro pode posicionar-se no centro da quadra ou em 1 das alas, possibilita a criação de oportunidades claras de finalização.
As desvantagens são, a um grande risco de a equipe sofrer um contra-ataque, já que o goleiro fica fora da sua meta, o desgaste do goleiro, a equipe pode jogar com um goleiro não especialista em defender.

Outros materiais