Buscar

Questionário para Estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionário para Estudo.1 - Como é feita a passagem da infância para idade adulta nas sociedadesprimitivas?R - Nas sociedades primitivas a transição entre infância e idade adulta é feita pormeio de um ritual de iniciação. Quando o individuo atinge a maturidade sexual, háum conjunto de atividades (algumas delas incluindo provas de coragem eresistência), ao término do qual ele entra no mundo dos adultos e assume osdeveres e responsabilidades que a comunidade determinou para essa faixa etária .
2 - A que e atribuído o prolongamento da adolescência nas sociedadesindustrializadas?
R - Com o processo de industrialização nas sociedades modernas, as relaçõessociais foram ficando mais complexas e o período de transição entre a infância e aidade adulta foi sendo alongado. Hoje ele abrange a faixa etária que vai,aproximadamente, dos 13/14 anos ate os 18 anos de idade.
3 – Quais são as duas posições a respeito da adolescência como estágio e quais sãoos argumentos apresentados por cada uma delas?
R - Alguns teóricos defendem que a adolescência é um estágio de desenvolvimentodo ego e da cognição.Argumentam que o fato de o conceito de adolescência ter aparecido muito maistarde na história da humanidade não quer dizer que este período dodesenvolvimento não exista. Para eles, a adolescência e um período em que umindivíduo tem que cumprir várias tarefas para continuar o desenvolvimentoharmonioso do ego. Entre elas são a definição da identidade, a escolha vocacional ea autonomia moral. Além disso, nesta fase há mudanças marcantes na cognição.
4-Quais são os preconceitos gerados pela popularização dos termos ³cultura jovem³ e ³ conflito de gerações ³?
R- Os termos cultura jovem e conflito de gerações significa que os adolescentesapresentam padrões de comportamentos diferentes daqueles observados noselementos de outras faixas etárias. É verdade que a popularização desses termostrouxe alguns preconceitos, tais como a crença de que os adolescentes sãoalienados, apresentam comportamento social desajustados, ou são confusos eimprevisíveis em suas condutas. No entanto essas características pertencem apenasa um pequeno numero de elementos desse grupo.
5- Porque devemos dizer que no processo de desenvolvimento não há revoluções outempestades?
R- No desenvolvimento não há revoluções ou tempestades. Há mudanças no modopelo qual o indivíduo percebe o mundo que o cerca e a ele responde são resultantesde continuas adaptações aos eventos físicos e sociais.

Outros materiais