Buscar

Resumo AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1 - que as compras, sempre que possível, deverão ser processadas através do Sistema de Registro de Preços – SRP (art. 15, II).
O registro de preços é um sistema utilizado pelo Poder Público para aquisição de bens e serviços em que os interessados concordam em manter os preços registrados pelo “órgão gerenciador”. Estes preços são lançados em uma “ata de registro de preços” visando as contratações futuras, obedecendo-se as condições estipuladas no ato convocatório da licitação.
A licitação para o registro de preços será instaurada exclusivamente nas modalidades Concorrência ou Pregão (art. 3º, do Decreto 4.342/02) e será precedida de ampla pesquisa, ou seja, na fase de instrução do processo licitatório a Administração deverá realizar cotação entre o maior número possível de fornecedores ou prestadores de serviço, a fim de subsidiar a Administração acerca dos preços praticados no mercado.
Para a licitação nas modalidades Concorrência e Pregão, deverá ser escolhido o tipo Menor Preço. Excepcionalmente, a Administração poderá adotar, na modalidade Concorrência, o tipo Técnica e Preço, desde que presentes os pressupostos do art. 46, (serviços de natureza predominantemente intelectual) ou art. 45, § 4º (bens e serviços de informática), ambos da Lei 8.666/93.
A Administração, visando aumentar o universo de competidores bem como implementar o caráter competitivo do certame deverá utilizar os meios de comunicação que houver disponíveis para informar e convocar os interessados a participarem da licitação para o registro de preços.
quando o fornecedor classificado em primeiro lugar não ofertar a quantidade total estabelecida no Edital, poderão ser chamados outros licitantes para integrar a Ata de Registro de Preços e assegurar o fornecimento da quantidade remanescente não atendida pelo primeiro classificado.
Questão 2 - Impenhorabilidade - os bens públicos não estão sujeitos a serem utilizados para satisfação do credor na hipótese de não-cumprimento da obrigação por parte do Poder Público. Decorre de preceito constitucional que dispõe sobre a forma pela qual serão executadas as sentenças judiciárias contra a Fazenda Pública, sem permitir a penhora de seus bens. Admite, entretanto, o sequestro da quantia necessária à satisfação do débito, desde que ocorram certas condições processuais - através de precatório 
Questão 3 - CONCESSÃO é a delegação contratual da execução do serviço, na forma autorizada e regulamentada pelo Executivo. O contrato de Concessão é ajuste de Direito Administrativo, bilateral, oneroso, comutativo e realizado intuito personae 
PERMISSÃO é tradicionalmente considerada pela doutrina como ato unilateral, discricionário, precário, intuito personae, podendo ser gratuito ou oneroso. O termo contrato, no que diz respeito à Permissão de serviço público, tem o sentido de instrumento de delegação, abrangendo, também, os atos administrativos. 
Licitação: 
• Concessão - Exige Licitação modalidade Concorrência 
• Permissão - Exige Licitação 
Questão 5 - A rescisão unilateral vai ocorrer quando a administração pública por motivo de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, em razão de interesse público, decidir por fim ao contrato entabulado, antes que seu prazo de vigência tenha extrapolado; sendo que, em qualquer dos três casos, necessária se faz a devida justificação da conveniência e oportunidade, para que se atenda ao princípio da transparência dos atos administrativos e se possa aferir da legalidade do ato.
Como todo ato administrativo, a rescisão também deverá trazer em seu bojo os pressupostos de fato e de direito, bem como a relação lógica entre eles, que levou o ente público a praticar o ato em questão. 
Por motivo de ilegalidade se dará a rescisão toda vez que se detectar que o contrato foi celebrado sem observância da legislação em vigor, inclusive da Lei de Licitações e Contratos, vez que muitas vezes o contrato é entabulado sem prévio procedimento licitatório. Os efeitos dessa rescisão operam-se ex tunc, preservando-se os terceiros de boa-fé, posto não ter esta espécie de rescisão natureza punitiva. 
Será extinto o contrato, por inadimplemento do contratante, toda vez que ocorrer descumprimento das cláusulas contratuais ou de letra de lei e está preveja como penalidade a ser aplicada, a rescisão unilateral do contrato (art. 78, incisos I a XII e XVII da Lei de Licitações). O inadimplemento pode se dar com culpa (o contratado age com imprudência, negligência ou imperícia), sem culpa (fato decorre de caso fortuito ou de força maior) ou por dolo (vontade consciente e dirigida de praticar ou causar as condutas elencadas na lei como passíveis de rescisão contratual). No primeiro e no terceiro caso, a Administração irá assumir o contrato da maneira que se encontrar e tomará as demais providencias constantes do artigo 80 da Lei 8.666/93. 
Outro motivo que enseja a rescisão contratual unilateral é o interesse público, pautado na conveniência e na oportunidade, e mais, na transparência e notoriedade do fato que gerou a rescisão e fez com que o poder público, por fator alheio à sua vontade, perdesse o interesse na execução do contrato, não possui, portanto, natureza punitiva, mas o cunho de beneficiar a coletividade.
Qualquer que seja o motivo que leve a Administração Pública a rescindir unilateralmente o contrato, o ato exige que seja observado o artigo 5º, LV da CF, que impõe que seja assegurado nos processos e atos administrativos o contraditório e a ampla defesa (forma do ato de rescisão em sentido amplo), isto porque, por ser ato vinculado, essa rescisão é passível de ataque pelo interessado que não concorde com a decisão do agente público.
Questão 6 – Negligencia.
Questão 7 – Mandado de Segurança.
Questão 8 - as condições estabelecidas no momento da proposta deverão ser obedecidas até o término do contrato, se ocorrer alguma modificação que altere as cláusulas econômico-financeiras ou o equilíbrio econômico financeiro, a Administração deverá providenciar, através de termos aditivos a manutenção do que foi pactuado no momento da feitura do contrato, não onerando com isso o particular ou até mesmo a Administração, pois aquela parte que se aproveitasse dessa circunstância estaria locupletando-se sem causa. NÃO PODE SER POR DECRETO.
Questão 10 – Aula 1) É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Discorra a respeito, identificando na Constituição de 1988 os artigos que refletem o pensamento dos principais articuladores da Revolução Francesa de 1789
R: Sim é verdadeiro que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais. As principais instituições do direito administrativo nasceram a partir da opinião de caráter constitutivo emanadas pelo conselho do estado Frances. Afim de subsidiar as decisões de governantes na ocasião.
Aula 2) O prefeito do município “P", conhecido como João do “P”, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato na localidade denominada “E”, fosse colocada a seguinte homenagem: À minha querida e amada comunidade “E”, um presente especial e exclusivo do João do “P”, o único que sempre agiu em favor de nosso povo!? O Ministério Público estadual intimou o Prefeito a fim de esclarecer a questão. Na qualidade de procurador do município, você é consultado pelo Prefeito, que insiste em manter a situação. Indique o princípio da Administração Pública que foi violado e por que motivo.
R: Houve violação do princípio da impessoalidade, Por esse princípio traduz-se a ideia de que a Administração Pública tem que tratar a todos os administrados sem discriminações, benéficas ou negativas. Dessa Forma, não se admite, por Força de regra constitucional, nem favoritismos, nem perseguições, sejam políticas, ideológicas ou eleitorais.
Aula 3) José está inscrito em concurso público para o cargo de assistente administrativo da Administração Pública direta do Estado de Roraima. Após a realização das provas, elefoi aprovado para a fase final do certame, que previa, além da apresentação de documentos, exames médicos e psicológicos. A lista dos candidatos aprovados e o prazo para a apresentação dos documentos pessoais e para a realização dos exames médicos e psicológicos foram publicados no Diário Oficial do Poder Executivo d o Estado de Roraima após 1 (um) ano da realização das provas; assim como foram veiculados através do site da Internet da Administração Pública direta do Estado, tal como previsto no respectivo edital do concurso...
R: é desarrazoado exigir que o candidato verifique por um ano se a nomeação foi realizada, ainda mais levando em conta o local onde o candidato reside ser de difícil acesso aos canais de comunicação. 
Aula 4) O Prefeito de uma Cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro editou decreto promovendo uma ampla reformulação administrativa, na qual foram previstas a criação, a extinção e a fusão de órgãos da administração direta e de autarquias municipais. Alegou o governo municipal que, além de atender ao interesse público, a reformulação administrativa inseria-se na competência do Poder Executivo para, no exercício do poder regulamentar, dispor sobre a estruturação, as atribuições e o funcionamento da administração local. Em face dessa situação, responda, de forma fundamentada, se é considerada legítima a iniciativa do chefe do Poder Executivo municipal de, mediante decreto, promover as mudanças pretendidas.
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
R: Não pode o chefe do executivo municipal criar ou extinguir órgãos públicos mediante decreto, tanto a criação quanto a extinção de órgão depende de lei. 
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
Embo ra e l e ten ha l e gi ti mi d ade para organi zar a estrutura admini strativ a do muni cípio, 
f al ta à q ue stão a forma j urídi ca e scol hi da pel o P refeito. Não pode o che fe do pod er e xe cuti vo 
muni ci pal cri ar ou extingui r órgão s públi cos me di ante de cre to tanto a cri ação e a e x ti nção de 
órgãos dependem da lei
 Questão 10- Aula 10) João, comerciante experimentado, fundado na livre iniciativa, resolve pedir à administração do município “Y” que lhe outorgue o competente ato para instalação de uma banca de jornal na calçada de uma rua. Considerando a situação narrada, indaga-se: A) Pode o Município “Y” se negar a outorgar o ato, alegando que considera desnecessária a referida instalação? Fundamente. R: Sim, pois é um ato discricionário, sua aprovação será baseada na conveniência e na oportunidade.
B) Pode o município “Y”, após a outorga, rever o ato e o revogar? Neste caso é devida indenização a João? Fundamente. R: Sim, sendo discricionário, a qualquer tempo (ato precatório). Sim, pois o ato presumido levou João ao investimento negocial, pode inclusive, ser iniciado o negócio propor lucros cessantes.
C) Caso o ato de outorga previsse prazo para a duração da utilização do espaço público, seria devida indenização se o Poder Público resolvesse cancelar o ato de outorga antes do prazo? Fundamente Sim.
Aula 11) O Município M, em sérias dificuldades financeiras, pretende alienar alguns dos bens integrantes do seu patrimônio. Em recente avaliação, foi identificado que o Centro Administrativo do Município, que concentra todas as secretarias da Administração Municipal em uma área valorizada da cidade, seria o imóvel com maior potencial financeiro para venda. Com base no caso apresentado, responda aos itens a seguir. 
A) É necessária licitação para a alienação do Centro Administrativo, caso se pretenda fazê -lo para o Estado X, que tem interesse no imóvel? R: Pode ser dispensada a liciação na forma da lei 8.666/93, com base no artigo 17, I, e. 
 B) Caso o Município pretenda alugar um novo edifício, em uma área menos valorizada, é necessária prévia licitação? R: é necessária a licitação em razão de se manter o imóvel condicionado ao proprietário de origem, será necessária a avaliação prévia conforme previsão expressa.
Aula 12) O Estado X está realizando obras de duplicação de uma estrada. Para tanto, foi necessária a interdição de uma das faixas da pista, deixando apenas uma faixa livre para o trânsito de veículos. Apesar das placas sinalizando a interdição e dos letreiros luminosos instalados, Fulano de Tal, dirigindo em velocidade superior à permitida, distraiu-se em uma curva e colidiu com algumas máquinas instaladas na faixa interditada, causando danos ao seu veículo. A partir do caso proposto, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir. 
A) Em nosso ordenamento, é admissível a responsabilidade civil do Estado por ato lícito?
R: Sim, se trata da responsabilidade objetiva.
 B) Considerando o caso acima descrito, está configurada a responsabilidade objetiva do Estado X? R: Sim.
Aula 13) No Governo Federal, a Casa Civil realizou pregão e, ao final, elaborou registro de preços paraa contratação de serviço de manutenção dos computadores e impressoras, consolidando a ata de registro de preços (com validade de seis meses) em 02.10.2010. A própria Casa Civil será o órgão gestor d o sistema de registro de preços, sendo todos os ministérios órgãos participantes. Em 07.02.2011, o Ministério ?X? pretendeu realizar contratação de serviço de manutenção dos seus computadores no âmbito deste registro de preços, prevendo duração contratual de 1 (um) ano. Nesta situação, indicando o fundamento legal, responda aos itens a seguir. 
A) É válida a elaboração de uma ata prevendo preço para a prestação de serviços e que permita futuras contratações sem novas licitações? R: Sim, Trata-se do sistema de registro de preços, artigo 15 da leo 8666/93 ou artigo 11 da lei 10.500.
B) Um deputado integrante da oposição, constatando que os preços constantes da ata são 20% superiores aos praticados pelas três maiores empresas do setor, poderá impugnar a ata? R: Não há necessidade de ser um deputado, qualquer cidadão pode. Art 15, §6º lei 8666/93.
C) O Ministério ?X? pode realizar a contratação pelo prazo desejado? R: Sim, com base no artigo 57 da lei 8666/93.
Aula 14) A Secretaria de Saúde do Município de Muriaé-MG realizou procedimento licitatório na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, para aquisição de insumos. Ao final do julgamento das propostas, observou-se que a microempresa Alfa havia apresentado preço 8% (oito por cento) superior em relação à proposta mais bem classificada, apresentada pela empresa Gama. Diante desse cenário, a Pasta da Saúde concedeu à microempresa Alfa a oportunidade de oferecer proposta de preço inferior àquela trazida pela empresa Gama. Valendo-se disso, assim o fez a microempresa Alfa, sendo em favor desta adjudicado o objeto do certame. Inconformada, a empresa Gama interpôs recurso, alegando, em síntese, a violação do princípio da isonomia, previsto no Art. 37, XXI, da Constituição da República e no Art. 3º, da Lei n° 8.666/1993. Na qualidade de Assessor Jurídico da Secretaria de Saúde do Município de Muriaé-MG, utilizando-se de fundamentação e argumentos jurídicos, responda aos itens a seguir. 
A) É juridicamente correto oferecer tal benefício para a microempresa Alfa? Não, Houve um ato ilícito.
B) Houve violação ao princípio da isonomia? R: Sim.
Aula 15) No curso de obra pública de ampliação da malha rodoviária, adequadamente licitada pela Administração Pública, verifica-se situação superveniente e excepcional, na qual se constata a necessidade de realização de desvio de percurso, que representa aumento quantitativo da obra. Diante do caso exposto, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente, responda aos itens a seguir. 
A) É possível que a Administração Pública exija o cumprimento do contrato pelo particular com a elaboração de termo aditivo, mesmo contra a sua vontade? R: A lei diz que o particular é obrigado a aceitar a alteração unilateral provida pela administração no limite de 25%. Trata-se de prerrogativa da mutabilidade. Art 65 da lei 8666/93.
B) Em havendo concordância entre o particular, vencedor da licitação, e a Administração Pública, há limite para o aumento quantitativo do objeto do contrato? R: Sim, art 65. Lei 8666/93
Aula 16) O Estado ABCD contratou a sociedade empresária X para os serviços de limpeza e manutenção predial do Centro Administrativo Integrado, sede do Governo e de todas as Secretarias do Estado. Pelo contrato, a empresa fornece não apenas a mão de obra, mas também todo o material necessário, como, por exemplo, os produtos químicos de limpeza. O Estado deixou, nos últimos 4 (quatro) meses, de efetuar o pagamento, o que, inclusive, levou a empresa a inadimplir parte de suas obrigações comerciais. Com base no caso apresentado, responda aos itens a seguir. 
A) empresa é obrigada a manter a prestação dos serviços enquanto a Administração restar inadimplente? R: Não de acordo com o artigo 78 da lei 8666/93.
B) Caso, em razão da situação acima descrita, a empresa tenha deixado de efetuar o pagamento aos seus fornecedores pelos produtos químicos adquiridos para a limpeza do Centro Administrativo, poderão esses fornecedores responsabilizar o Estado ABCD, subsidiariamente, pelas dívidas da empresa contratada? R: Não, artigo 71. Da lei 8666/93

Outros materiais