Buscar

Coord UTM e Transf de Coord NP 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UTM - Universal Transversa de Mercator
Localizar algo em um mapa através de coordenadas em Latitude e Longitude é uma tarefa razoavelmente simples, agora calcular distâncias ou criar um mapa em um papel que é plano e não esférico como o globo não é nada fácil através das coordenadas de latitude e longitude. 
Se as coordenadas geodésicas possibilitam o rigor necessário em inúmeras atividades da topografia, por outro lado, continuam tendo uma desvantagem. Como estas coordenadas são a representação curva do Planeta, como poderemos representá-las em uma superfície plana como o papel? Buscando solucionar este problema foi proposto o sistema de coordenadas planas UTM (Universal Transversa de Mercator). 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Fusos UTM no Brasil e respectivo Meridiano Central de cada um dos fusos
*
*
*
*
*
*
Coordenadas Geográficas 
Lat. 15°50’15” S
Long. 48°01’35” W
Coordenadas Geográficas 
*
*
Coordenadas UTM 
22L
818.529,60m E
8.246.691,70m S
Coordenadas UTM 
*
*
M
L
K
J
H
8°
N
*
*
Zonas de Ampliação e de Redução
*
*
Coordenadas UTM-eixos/Meridianos
Devido à convergência dos meridianos na proximidade dos pólos, o sistema UTM se limita a representar regiões compreendidas entre as latitudes de 80º N e 80º S. 
*
*
Coordenadas UTM-eixos/Meridianos
Devido à convergência dos meridianos na proximidade dos pólos, o sistema UTM se limita a representar regiões compreendidas entre as latitudes de 80º N e 80º S. 
*
*
Coordenadas UTM são métricas ou quilométricas, ou seja, os números que aparecem nas margens dos mapas são distâncias em quilômetros ou metros daquela linha até outras linhas de referência. As linhas horizontais (semelhantes nos mapas aos paralelos) fornecem a coordenada chamada “norte” e as verticais (semelhantes aos meridianos) fornecem a coordenada chamada “leste”.
Coordenadas UTM do ponto  D:   23K 6057800
*
*
No mapa acima se vê que o ponto D está a 7 800 quilômetros (ou 7 800 000 metros) de outro “paralelo”. A contagem destes quilômetros no hemisfério sul parte do paralelo de 80° sul, ou seja, a ele foi dado o valor de zero quilômetro e ao Equador o valor de 10 000 quilômetros, pois, há dez mil quilômetros entre estes dois paralelos. Então: o ponto D está a 7 800 quilômetros do paralelo de 80° sul e dista 2 200 quilômetros do paralelo do Equador (10 000 – 7 800 = 2 200). Para se completar esta coordenada deve-se incluir o nome da zona latitudinal na qual a quadrícula trabalhada se encontra (estas zonas são nomeadas com as letras de C a X. No caso acima a zona é a K. 
*
*
As coordenadas “leste” são parecidas, porém elas se referem aos meridianos centrais de cada faixa ou fuso UTM. A Terra nesta projeção foi dividida em 60 (sessenta) fusos ou faixas, cobrindo cada uma delas 6° de longitude e contendo em seu centro um meridiano que serve como referência para estas coordenadas. O número, de um a sessenta, destas faixas devem compor a coordenada, quando da necessidade de ser fornecida por inteiro.
Ao meridiano central de cada fuso foi dado o valor de 500 quilômetros e o valor da coordenada “leste” será superior a 500 km se estiver a leste deste meridiano e será inferior a quinhentos quilômetros se estiver a oeste deste. Para o ponto D a coordenada leste é 605 km (a meio caminho entre os 600 e os 610 km), faixa 23.
*
*
As coordenadas UTM completas do ponto D são:
7800 zona K e 605 faixa 23 ou de outra forma X605 Y7800 fuso 23 zona K. (cordenadas X e Y como num plano cartesiano, abscissas e ordenadas.
Ou ainda, à moda militar, em quilômetros D:
23K 6057800
Exercício: Determine as coordenadas UTM dos pontos E, A, B e C.
*
*
ATIVIDADE – Transformação de Coordenadas 
http://www.ufrgs.br/engcart/Teste/inicial.html
Clicar em 
Transformação de Coordenadas(menu a esquerda)
Clicar em: Transformação de Coordenadas - Cálculos (Final da página)
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais